/velocidade/pistas-2/jaime-alguersuari-estou-muito-entusiasmado-por-fazer-parte-deste-projecto/
Jaime Alguersuari: “Estou muito entusiasmado por fazer parte deste projecto” | AutoSport

Jaime Alguersuari: “Estou muito entusiasmado por fazer parte deste projecto”

Por a 22 Maio 2014 18:55

No início desta semana Jaime Alguersuari foi confirmado como um dos dois pilotos da equipa Virgin Racing para o Campeonato FIA de Fórmula E. Falámos com o ex-piloto de Fórmula 1 em Espanha para sabermos quais os seus pensamentos sobre este seu novo desafio.

Como te sentes ao fazeres parte do Campeonato de Formula E?
Jaime Alguersuari: Estou muito feliz. Penso que este projeto vai ser muito engraçado. Estou muito entusiasmado por fazer parte de algo que sinto que será o futuro do desporto motorizado. Eu tenho muita sorte por fazer parte deste projeto e estou muito orgulhoso por isso. Eu estou muito ansioso pela minha primeira corrida mas também por testar o carro na pista de Donington. O carro parece-me muito ‘cool’ e muito novo e não posso esperar por testá-lo. Penso que o campeonato irá ser excelente e será uma surpresa para todos os pilotos. Será óptimo.

Quais são as tuas expectativas sobre o carro?
JA: Eu não espero pilotar do mesmo modo que um monolugar de Fórmula 1, porque penso que existem muitas coisas diferentes que serão necessárias. A tecnologia é muito importante porque não existe uma enorme quantidade de apoio aerodinâmico e nem muita aderência mecânica, por isso temos de ter em mente que será um espectáculo fantástico para todos. Eu sei que vou desfrutar ao pilotar este monolugar, mas é claro que temos de nos concentrar nesses importantes aspectos porque não temos qualquer experiência do passado. Mas ainda vão haver muitos testes em Donington. No final, para qualquer piloto, um carro é apenas um carro com volante e dois pedais.

Que experiência tens com veículos eléctricos?
JA: Nenhuma, Eu nunca conduzi um carro eléctrico. Mas pelo que posso ver são muito futuristas com alta tecnologia. Um carro de corridas tem que ser ‘cool’ e nos vídeos que tenho visto o carro parece fantástico. Uma coisa que se pode esperar dos carros elétricos é que toda a potência surge de imediato e não muda, mas seja como for.

Deve ser uma enorme honra conduzir para uma marca de prestígio como a Virgin?
JA: Com certeza. Uma das coisas que me entusiasmou foi a sua ambição e atitude para com o desporto motorizado. Eles querem ter uma equipa ganhadora e uma das razões que eu tive para vir para a Fórmula E é querer ganhar o campeonato. Têm sido muitos os anos em que não tenho corrido – apenas testado pneus na Fórmula 1. Isso tem sido óptimo mas é claro que eu não posso voltar à Formula 1 por razões económicas, por isso decidi fazer isto e estou realmente, realmente com fome de vitórias e ser novamente competitivo e esse é o porquê de me ter envolvido com a empresa – a abordagem que eles têm, a ética de trabalho – dá-me muita confiança. Toda a gente é nova e tem muitas ideias e realmente gosto da atmosfera e essa é uma das razões que me faz ter a certeza de que quero conduzir com eles.

Tu tens um companheiro de equipa competitivo no Sam Bird. Pensas que isto é um sinal de quão forte serão todos os pilotos?
JA: Sim e eu penso que isso é óptimo. Penso que seria difícil conseguir um piloto melhor. Eu penso que tem mostrado a toda a gente que ele é um óptimo piloto porque ele tem disputado muitas competições. Penso que nos vamos pressionar um ao outro e espero que no final do ano façamos uma dobradinha.

Um aspecto único na Formula E é o Fan Boost. Tu tens 160,000 seguidores no Twitter, como vais conseguir que todos eles votem em ti?
JA: Não sei. Nunca pensei sobre isso no passado. É muito recente para todos nós e nós precisamos experimentar coisas diferentes e ver como funciona. Estou certo que é uma óptima ferramenta, não estou a par de como a usar, mas estou certo de que nos dará alguma ajuda.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2