Iberian Historic Endurance: Carlos Barbot vence a primeira corrida

Por a 22 Setembro 2018 21:42

No primeiro dia de competição no Circuito de Jerez, o calor marcou a ação influenciando, em grande medida, o primeiro dia de competição de mais uma ronda do Iberian Historic Endurance que, desta vez, se realizou em Jerez de la Frontera.

O programa teve início com uma sessão de qualificação muito participada, com preciosos automóveis históricos a preencherem a fantástica pista do circuito. A dupla Ferreira – Carvalho em Ford Escort RS 1600 impôs-se desde o inicio da sessão e obteve o melhor tempo nos H-71 mas também foi o carro mais rápido em pista. A dupla Brizido – Pina Cardoso em Porsche 911 3.0 RS ficou com o melhor tempo dos H76, enquanto Carlos Barbot garantiu a terceira marca da qualificativa com o seu novo Lotus Elan.

Com muito calor, a primeira corrida foi uma verdadeira resistência entre máquinas e pilotos. A dupla Ferreira – Carvalho saiu na frente seguida por Brizido / Pina Cardoso distanciando-se dos restantes. Logo atrás, seguia um grupo perseguidor liderado por Barbot em Lotus Elan 26R, seguido por Alfredo Martinez em Porsche 911 e Eduardo Davila também em Porsche 911 RS.

No entanto, a corrida teve um volte-face, quando mesmo antes de abrir a janela para a troca de pilotos, um carro ficou na gravilha, levando à entrada do safety car.

Carlos Barbot, aproveitou da melhor maneira esta situação, entrando primeiro que os restantes e conseguindo obter a liderança da prova. Assim, após a troca de Pilotos, agora liderava o Lotus Portuense, seguido pela dupla Ferreira-Carvalho, Brizido / Pina Cardoso em Porsche 911 e Jorge Cruz surpreendia com o BMW 323i. Nos últimos minutos, o Porsche lisboeta de Brizido começa a diminuir o rendimento caindo para terceiro da categoria, acabando por ceder a vitória dos H-76 para Eduardo Dávila e a segunda posição para Filipe Nogueira / Cruz.

O primeiro a cortar a meta foi então o vencedor da categoria H-65, o Lotus Elan de Barbot, seguido do Porsche 911 SWB de Torres da Silva / Rodrigues e José Carvalhosa que estreava no novo Ford Mustang. Nos H-71, vitória para Ford Escort RS 1600 da dupla Ferreira / Carvalho que foi segundo da geral, seguido do espanhol António Gutierrez em Porsche 911 ST e da dupla Santos/Petiz no elegante Alfa Romeo GTAm.

Terminando o primeiro dia da competição Diogo Ferrão comentava: “¬O Safety cars acabam sempre por criar alterações inesperadas ao resultado final. Assim, é o fascínio das corridas de endurance onde nem sempre a velocidade pura ganha, mas uma gestão inteligente da prova é essencial. Amanhã vamos ver que surpresas irão existir noutra prova de 50 minutos”, afirmou Diogo Ferrão, da organização da competição.

Amanhã realiza-se a segunda corrida do fim-de-semana a contar para o Iberian Historic Endurance. A partida está marcada para as 9h55.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado