Iberian Historic Endurance: Triunfo de Hartogs/Nuthall em Ford GT40

Por a 3 Novembro 2019 00:05

Hartogs/Nuthall em Ford GT40 vencem a primeira corrida do Iberian Historic Endurance no Algarve Classic Festival. O melhor português foi Fernando Soares em Porsche 911 3.0 RS. Amanhã a grelha é formada com as posições obtidos na corrida de hoje.

Com quase 50 carros na grelha, a competição do Iberian Historic Endurance transportou para o sul de Portugal todo o seu glamour. O dia acordou com um sol a despontar aqui e ali e sem chuva no início da corrida 1 desta competição. O Algarve é sempre conhecido pelo bom tempo e também é isso que todas as equipas procuram nesta altura do ano, onde em muitos locais da europa, de onde têm origem, já esta, inclusivamente a nevar.

Corrida com Safety Car
Com o Ford GT40 de Nolte/Funke a despontar na Pole Position alcançada no dia anterior, os melhores portugueses eram Bastos Rezende/Pais do Amaral em Porsche 911 3.0 RS, que surgiam logo na segunda linha da grelha de partida, no quarto lugar.

Com a habitual partida lançada, a incrível grelha de 46 carros arrancou para a primeira curva sem incidentes e é na primeira volta que o Porsche de Bastos Rezende/Pais do Amaral sobe a um fantástico primeiro lugar, ao mesmo tempo que surgem alguns problemas que obrigam à entrada do Safety Car. Nesta volta, Carlos Barbot também arranca bem no seu exótico Merlin MK4 e recupera do 13º para o 4º lugar, com o Porsche de Martinez/Fuster logo atrás, mostrando inúmeras movimentações no enorme pelotão. Guimarães/Melo em Lotus Elan sobem a líderes da categoria H-71, enquanto os anteriores detentores desta posição, Ferreira/Carvalho em Ford Escort RS 1600, caem para o fim da tabela depois de terem problemas quando alinhavam na grelha e foram obrigados a sair da linha das boxes. Na categoria H-65, o melhor era o Marcos 1800 GTS da dupla britânica Tice/Conoley e nos Gentleman Drivers liderava o Porsche 911 SWB de Lars Rolner.

Na reabertura da pista com bandeiras verdes, o Porsche de Martinez/Fuster enceta uma excelente recuperação e passa a liderar, com os temidos Ford GT40 a afundarem-se ligeiramente na classificação. As ultrapassagens sucedem-se a um ritmo frenético e Carlos Barbot também está decidido em efetuar um bom resultado seguindo agora com o seu Merlin MK4 em segundo, perseguido pelo potente Ginetta G10 dos ingleses Guess/Hilliard. O Porsche 3.0 RS de Fernando Soares é um dos que mais lugares recupera e segue em quarto, liderando a categoria dos H-76, depois do outro Porsche 3.0 RS dos pilotos nacionais Bastos Rezende/Pais do Amaral desistir quando seguiam em primeiro.

Com o avançar da corrida, é o Porsche 911 de Martinez/Fuster que mantém a liderança, tendo sido o que mais voltas liderou nesta corrida. Em segundo vinha agora o potente Ginetta G10, com o Merlin MK4 de Barbot atrás. O Porsche 911 3.0 RS de Fernando Soares mantinha a quarta posição com o Ford GT40 de Hartogs/Nuthall na sua traseira e na categoria H-65 são os simpáticos ingleses Tice/Conoley no seu Marcos 1800 GTS a ter a dianteira. Em oitavo vinha o BMW 2800 GS do português Luis Sousa Ribeiro, que era o novo líder da categoria H-71 e nos Gentlaman Drivers, era o dinamarquês Lars Rolner no seu Porsche 911 SWB quem segurava constantemente a primeira posição.

Á passagem do minuto 20 da corrida, que tem a duração de 50 minutos, iniciam-se as trocas de piloto com as paragens obrigatórias nas boxes para todos.

As lutas no meio do pelotão estão tão animadas como lá na frente, como por exemplo a que se assistiu no grupo onde vinham o Ford Escort MKI de Filipe Nogueira/Carlos Cruz da categoria H76, mas que se viu envolvido na luta de um grupo coeso da categoria H-71 onde vigorava o Porsche 2.5 ST do espanhol António Gutierrez a debater-se com o Lotus Elan +2 do português Filipe Matias e o Lotus Elan “nacional” de Alexandre Guimarães/Manuel Melo.

Certamente muitas outras lutas haveria para contar, mas a cerca de 20 minutos para o final da prova, uma situação de uma porta que caiu de um carro leva novamente à entrada do Safety Car. O líder Porsche 911 3.0 RS de Alfredo Martinez/Jesus Fuster entra nessa altura para as boxes de forma a completar a troca de pilotos, mas viria a desistir posteriormente. Nestas movimentações e com o Safety Car ainda em pista o líder passava a ser o Ford GT40 de Hartogs/Nuthall com o famoso Ginetta G10 de Guess/Hilliard a ocupar o segundo lugar e com o Porsche 911 3.0 RS de Fernando Soares em terceiro, o melhor português no momento. Só que, no reatar da prova a escassos seis minutos do fim, o Ford GT40 número 13 de Nolte/Funke vem a executar uma rápida recuperação no meio do pelotão e numa prova de quase uma hora, chega em segundo lugar a apenas seis segundos do líder.

Assim, o vencedor foi o Ford GT40 brasileiro, da dupla Hartogs/Nuthall, que depois do Safety Car sair teve caminho livre para imprimir o ritmo que entendeu. O Ginetta G10 caíu para o terceiro lugar ficando com o elegante Jaguar E-Type de Rhea Sautter/Andrew Newall, que vinha a fazer uma excelente recuperação, logo atrás de si, sendo o vencedor da categoria H-65.Nesta categoria, os segundo foi o Marcos 1800 GT de Hamilton/Vermast e os terceiros os britânicos Thomas/Lockie que trouxeram ao Algarve o gigante Ford Falcon. Na categoria H-76, os três primeiros lugares foram monopolizados por Porsche 911 3.0 RS, sendo mais feliz o de Fernando Soares, que foi o quarto classificado e venceu a categoria, ficando logo atrás o de Carlos Brízido/Pina Cardoso seguido pelo britânico Bruce White. Na categoria H71, o BMW 2800 GS de Luis Sousa Ribeiro manteve o primeiro lugar, seguido de perto pelo Porsche 2.3 ST do gaulês Alexis Raoux e do Lotus Elan dos portugueses Guimarães/Melo. Nos Gentleman Drivers, o mais eficaz foi mais um francês Michel Mora em Porsche 911 SWB, com outro Porsche 911 SWB no segundo lugar, conduzido pelo dinamarquès que também chegou a liderar a categoria Lars Rolner. Na terceira posição ficou o português Luis Gama Rocha no seu exemplar Ford Cortina Lotus MKI.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas HISTORIC ENDURANCE
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.