Iberian Historic Endurance: Triunfo de Hartogs/Nuthall em Ford GT40

Por a 3 Novembro 2019 00:05

Hartogs/Nuthall em Ford GT40 vencem a primeira corrida do Iberian Historic Endurance no Algarve Classic Festival. O melhor português foi Fernando Soares em Porsche 911 3.0 RS. Amanhã a grelha é formada com as posições obtidos na corrida de hoje.

Com quase 50 carros na grelha, a competição do Iberian Historic Endurance transportou para o sul de Portugal todo o seu glamour. O dia acordou com um sol a despontar aqui e ali e sem chuva no início da corrida 1 desta competição. O Algarve é sempre conhecido pelo bom tempo e também é isso que todas as equipas procuram nesta altura do ano, onde em muitos locais da europa, de onde têm origem, já esta, inclusivamente a nevar.

Corrida com Safety Car
Com o Ford GT40 de Nolte/Funke a despontar na Pole Position alcançada no dia anterior, os melhores portugueses eram Bastos Rezende/Pais do Amaral em Porsche 911 3.0 RS, que surgiam logo na segunda linha da grelha de partida, no quarto lugar.

Com a habitual partida lançada, a incrível grelha de 46 carros arrancou para a primeira curva sem incidentes e é na primeira volta que o Porsche de Bastos Rezende/Pais do Amaral sobe a um fantástico primeiro lugar, ao mesmo tempo que surgem alguns problemas que obrigam à entrada do Safety Car. Nesta volta, Carlos Barbot também arranca bem no seu exótico Merlin MK4 e recupera do 13º para o 4º lugar, com o Porsche de Martinez/Fuster logo atrás, mostrando inúmeras movimentações no enorme pelotão. Guimarães/Melo em Lotus Elan sobem a líderes da categoria H-71, enquanto os anteriores detentores desta posição, Ferreira/Carvalho em Ford Escort RS 1600, caem para o fim da tabela depois de terem problemas quando alinhavam na grelha e foram obrigados a sair da linha das boxes. Na categoria H-65, o melhor era o Marcos 1800 GTS da dupla britânica Tice/Conoley e nos Gentleman Drivers liderava o Porsche 911 SWB de Lars Rolner.

Na reabertura da pista com bandeiras verdes, o Porsche de Martinez/Fuster enceta uma excelente recuperação e passa a liderar, com os temidos Ford GT40 a afundarem-se ligeiramente na classificação. As ultrapassagens sucedem-se a um ritmo frenético e Carlos Barbot também está decidido em efetuar um bom resultado seguindo agora com o seu Merlin MK4 em segundo, perseguido pelo potente Ginetta G10 dos ingleses Guess/Hilliard. O Porsche 3.0 RS de Fernando Soares é um dos que mais lugares recupera e segue em quarto, liderando a categoria dos H-76, depois do outro Porsche 3.0 RS dos pilotos nacionais Bastos Rezende/Pais do Amaral desistir quando seguiam em primeiro.

Com o avançar da corrida, é o Porsche 911 de Martinez/Fuster que mantém a liderança, tendo sido o que mais voltas liderou nesta corrida. Em segundo vinha agora o potente Ginetta G10, com o Merlin MK4 de Barbot atrás. O Porsche 911 3.0 RS de Fernando Soares mantinha a quarta posição com o Ford GT40 de Hartogs/Nuthall na sua traseira e na categoria H-65 são os simpáticos ingleses Tice/Conoley no seu Marcos 1800 GTS a ter a dianteira. Em oitavo vinha o BMW 2800 GS do português Luis Sousa Ribeiro, que era o novo líder da categoria H-71 e nos Gentlaman Drivers, era o dinamarquês Lars Rolner no seu Porsche 911 SWB quem segurava constantemente a primeira posição.

Á passagem do minuto 20 da corrida, que tem a duração de 50 minutos, iniciam-se as trocas de piloto com as paragens obrigatórias nas boxes para todos.

As lutas no meio do pelotão estão tão animadas como lá na frente, como por exemplo a que se assistiu no grupo onde vinham o Ford Escort MKI de Filipe Nogueira/Carlos Cruz da categoria H76, mas que se viu envolvido na luta de um grupo coeso da categoria H-71 onde vigorava o Porsche 2.5 ST do espanhol António Gutierrez a debater-se com o Lotus Elan +2 do português Filipe Matias e o Lotus Elan “nacional” de Alexandre Guimarães/Manuel Melo.

Certamente muitas outras lutas haveria para contar, mas a cerca de 20 minutos para o final da prova, uma situação de uma porta que caiu de um carro leva novamente à entrada do Safety Car. O líder Porsche 911 3.0 RS de Alfredo Martinez/Jesus Fuster entra nessa altura para as boxes de forma a completar a troca de pilotos, mas viria a desistir posteriormente. Nestas movimentações e com o Safety Car ainda em pista o líder passava a ser o Ford GT40 de Hartogs/Nuthall com o famoso Ginetta G10 de Guess/Hilliard a ocupar o segundo lugar e com o Porsche 911 3.0 RS de Fernando Soares em terceiro, o melhor português no momento. Só que, no reatar da prova a escassos seis minutos do fim, o Ford GT40 número 13 de Nolte/Funke vem a executar uma rápida recuperação no meio do pelotão e numa prova de quase uma hora, chega em segundo lugar a apenas seis segundos do líder.

Assim, o vencedor foi o Ford GT40 brasileiro, da dupla Hartogs/Nuthall, que depois do Safety Car sair teve caminho livre para imprimir o ritmo que entendeu. O Ginetta G10 caíu para o terceiro lugar ficando com o elegante Jaguar E-Type de Rhea Sautter/Andrew Newall, que vinha a fazer uma excelente recuperação, logo atrás de si, sendo o vencedor da categoria H-65.Nesta categoria, os segundo foi o Marcos 1800 GT de Hamilton/Vermast e os terceiros os britânicos Thomas/Lockie que trouxeram ao Algarve o gigante Ford Falcon. Na categoria H-76, os três primeiros lugares foram monopolizados por Porsche 911 3.0 RS, sendo mais feliz o de Fernando Soares, que foi o quarto classificado e venceu a categoria, ficando logo atrás o de Carlos Brízido/Pina Cardoso seguido pelo britânico Bruce White. Na categoria H71, o BMW 2800 GS de Luis Sousa Ribeiro manteve o primeiro lugar, seguido de perto pelo Porsche 2.3 ST do gaulês Alexis Raoux e do Lotus Elan dos portugueses Guimarães/Melo. Nos Gentleman Drivers, o mais eficaz foi mais um francês Michel Mora em Porsche 911 SWB, com outro Porsche 911 SWB no segundo lugar, conduzido pelo dinamarquès que também chegou a liderar a categoria Lars Rolner. Na terceira posição ficou o português Luis Gama Rocha no seu exemplar Ford Cortina Lotus MKI.

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