IBERIAN HISTORIC ENDURANCE / JARAMA: DOMÍNIO PORSCHE
Os Porsche 911 3.0 RS monopolizaram as classificações finais das duas corridas do Iberian Historic Endurance, disputadas no circuito de Jarama. O melhor foi o espanhol Jorge Lopez que venceu as duas mangas sem dar conversa a ninguém. Carlos Brízido e João Pina Cardoso foram os melhores portugueses com dois pódios
Olhar para uma grelha de partida com mais de 30 automóveis clássicos é, para os amantes do automóvel, uma visão do paraíso, para mais quando alguns dos melhores Porsche 911 3.0 RS das corridas europeias de clássicos estão entre essas três dezenas de carros. Com um plantel maioritariamente composto por pilotos portugueses e espanhóis, ainda foi possível descortinar o “Wally”, um piloto sueco, Stig Nas, que alinhou com um Ford Anglia da classe Gentleman. O
resto do plantel era composto, assim, por pilotos portugueses e espanhóis, destacando-se, para lá dos Porsche e dos Ford Escort, os Alfa Romeo GTAm, um Ferrari 308 GT4, um Lotus Elite, um Merlyn, um Matra Djet, um Mini Cooper S e mais algumas preciosidades.
Ingredientes mais que suficientes, juntamente com a técnica e complicada pista de Jarama, para um par de corridas animadas.
PORSCHE E LOPEZ DOMINAM TUDO
Infelizmente, tal não sucedeu, pois o espanhol Jorge Lopez e o seu muito deram chances a ninguém. O piloto dominou as duas corridas a seu belo prazer, deixando o segundo classificado, na primeira corrida, a quase um minuto, e na segunda a mais de 70 segundos. Um domínio absoluto do piloto espanhol, profundo conhecedor do traçado de Jarama e com um Porsche de muita qualidade a seu lado.
Na primeira corrida, os espanhóis levaram a melhor e fizeram uma dobradinha graças à dupla Juan Carlos Zorrilha e Tomás Moreno, igualmente ao volante de um Porsche 911 3.0 RS. Os dois carros da marca de Zuffenhausen estiveram numa classe à parte e se a diferença entre os dois primeiros aproximou-se do minuto, a melhor dupla portuguesa, que terminou no terceiro lugar, ficou a quase 24 segundos do segundo lugar.
O Porsche 911 3.0 RS da dupla Carlos Brízido e João Pina Cardoso ficou distante dos outros dois 911 RS, mas ainda assim há que destacar a excelente prova da dupla portuguesa, que ficou na frente do galhardo Ford Escort RS1600 pilotado por Miguel Ferreira e Francisco Carvalho, os vencedores da categoria Históricos 1971. Eles que conseguiram ficar na frente do Porsche 911 3.0 RS de Pedro Salvador e Miguel Vaz.
Destaque, ainda, para o vencedor da classe H-GTP, o Lotus Seven de João Mira Gomes e Nuno Afoito. Já o primeiro lugar nos H-C foi para o BMW 323i de Jorge Cruz e de Luis Sousa Ribeiro nos Gentleman, ao volante do seu Ford Cortina Lotus.
A segunda corrida foi mais do mesmo, com Jorge Lopez a chegar a final dos 50 minutos de prova com mais de um minuto de vantagem para Carlos Brízido
e João Pina Cardoso, desta feita segundos classificados na frente de Carlos Barbot, que fez uma excelente prova ao volante do Merlyn MK4. Miguel Ferreira e Francisco Carvalho voltaram a ficar no quarto lugar, enquanto que Tomas Moreno e Juan Carlos Zorrila fecharam o top 5.
Nas diversas classes, para além da vitória nos H-76 de Jorge Lopez, destaque para Miguel Ferreira e Francisco Carvalho, os melhores na H-71; Carlos Barbot foi o vencedor na H-GTP; Jorge Cruz foi o melhor na H-C; e Luís Sousa Ribeiro voltou a ser o melhor na categoria Gentleman.
1º CORRIDA
1º JORGE LOPEZ PORSCHE 911 3.0 RS 26 VOLTAS EM 50M37,641S
2º JUAN CARLOS ZORRILLA/TOMAS MORENO PORSCHE 911 3.0 RS A 58,087S
3º CARLOS BRÍZIDO/JOÃO PINA CARDOSO PORSCHE 911 3.0 RS A 1M21,532S
4º MIGUEL FERREIRA/FRANCISCO CARVALHO FORD ESCORT RS 1600 A 1M31,213S
5º MIGUEL VAZ/PEDRO SALVADOR PORSCHE 911 3.0 RS A 1M59,253S
6º EDUARDO DAVILA PORSCHE 911 3.0 RS A 1 VOLTA
7º JOÃO MIRA GOMES/NUNO AFOITO LOTUS SEVEN A 1 VOLTA
8º JORGE CRUZ BMW 323I A 1 VOLTA
9º ANTONIO GUTIERREZ PORSCHE 911 2.5 ST A 1 VOLTA
10º RUI RIBEIRO FORD ESCORT RS 2000 A 1 VOLTA
VENCEDORES DE CLASSES
H-76 – JORGE LOPEZ; H-71 – MIGUEL FERREIRA/FRANCISCO CARVALHO; H-GTP – JOÃO MIRA GOMES/NUNO AFOITO; H-C – JORGE
CRUZ; GENTLEMAN – LUÍS SOUSA RIBEIRO (FORD CORTINA LOTUS).
2º CORRIDA
1º JORGE LOPEZ PORSCHE 911 3.0 RS 26 VOLTAS EM 50M56,851S
2º CARLOS BRÍZIDO/JOÃO PINA CARDOSO PORSCHE 911 3.0 RS A 1M13,716S
3º CARLOS BARBOT MERLYN MK4 A 1M28,032S
4º MIGUEL FERREIRA/FRANCISCO CARVALHO FORD ESCORT RS 1600 A 1M24,269S
5º JUAN CARLOS ZORRILLA/TOMÁS MORENO PORSCHE 911 3.0 RS A 1M44,347S
6º EDUARDO DAVILLA PORSCHE 911 3.0 RS A 1M47,796S
7º JORGE CRUZ BMW 323I A 1 VOLTA
8º RUI RIBEIRO FORD ESCORT RS 2000 A 1 VOLTA
9º ANTONIO GUTIERREZ PORSCHE 911 2.5 ST A 1 VOLTA
10º JOÃO MIRA GOMES/NUNO AFOITO LOTUS SEVEN A 1 VOLTA
VENCEDORES DE CLASSES
H-76 – JORGE LOPEZ; H-GTP – CARLOS BARBOT; H-71 – MIGUEL FERREIRA/FRANCISCO CARVALHO; H-C – JORGE CRUZ;
GENTLEMAN – LUÍS SOUSA RIBEIRO (FORD CORTINA LOTUS).
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI