Iberian Historic Endurance: Corrida animada

Por a 14 Setembro 2019 22:38

Realizou-se hoje a primeira corrida do Iberian Historic Endurance em Jerez de la Frontera, contenda que terminou com os triunfos ddas duplas Bastos Rezende/Pais do Amaral, Carlos Barbot/Nuno Nunes.

A deslocação a Jerez de La Frontera da caravana do Historic Endurance transporta sempre consigo um ambiente especial. Depois da chegada das equipas na sexta-feira, a noite calorosa, recheada de boa comida e animação, é sempre do agrado de todos os pilotos e equipas. Nem a prometida chuva que a meteorologia previa para o dia de Sábado fez arrefecer os ânimos. Em Jerez, há apenas lugar para o excelente ambiente, que ganha proporções únicas entre todos os participantes.

Sábado acordou com algumas nuvens no céu, mas sem ameaças de chuva. Seria uma previsão consistente? A manhã decorreu extremamente tranquila, como se quer num “Relaxed Iberian Historic Racing” e deu para alguns pilotos e equipas testarem e afinarem as maquinas para os treinos cronometrados.

Afinal, a chuva sempre surgiu, mas alguns pilotos mantêm o otimismo para a qualificação: “Continua a ser a fundo!”. Noutros, a cara torna-se mais sisuda, planeiam novas estratégias. Seco ou molhado, isso não importunou a dupla Alfredo Martinez/Jesus Fuster de agarrar a primeira linha da grelha de partida com o potente Porsche 911 3.0 RS, depois de Pedro Bastos Resende e Miguel Pais do Amaral terem sido advertidos e lhes terem sido retirados os tempos da qualificação devido a limites de pista, saindo com o seu Porsche 911 3.0 RS do último lugar da grelha. Assim, Carlos Brízido e João Pina Cardoso, também em Porsche 911 3.0 RS, faziam o segundo tempo, enquanto na terceira posição saía o rotativo Ford Escort RS 1600 conduzido por Miguel Ferreira e Francisco Carvalho, os primeiros da categoria H71. Carlos Barbot punha o seu bonito Lotus Elan no quarto lugar da grelha, segundo da categoria H71 e Miguel Vaz e Fernando Soares, deixavam outro Porsche 911 3.0 RS logo atrás, ocupando o terceiro lugar da categoria H76. Surpreendente foi a qualificação de Paulo Vieira e Ricardo Pereira que traziam o seu Ford Escort RS 2000 do Grupo 1 para correr em Historic Endurance, saindo do sexto lugar, enquanto José Carvalhosa saia do oitavo lugar da grelha, terceiros da categoria H71. Luís Gama Rocha foi o mais rápido na categoria de Gentleman Drivers Spirit, com o seu bonito Ford Cortina Lotus, seguido na mesma categoria por Nuno Nunes em Porsche 911 SWB. Ainda nos Gentleman Drivers, os terceiros mais rápidos foram Gonçalo Silva e Alberto Velez-Grilo, num sempre elegante MGB.

Do Reino Unido para se inserir nesta mesma categoria de Gentleman Drivers Spirit vinha Richard Bateman, que dividia o Ford Cortina Lotus com Steve Upsdell e logo atrás dois veículos curiosos numa corrida de Historic Endurance: Nuno Dias de Fiat 127 e Francisco Freitas de Datsun 1200. No meio da grelha, Jorge Santos e Alcidez Petiz colocavam o bonito Alfa Romeo GTAm no “top ten”, com António Gutierrez no seu Porsche 2.5 T a concluir os dez primeiros. Destaque também para o único Porsche 914 em pista neste fim-de-semana, com o espanhol Manuel De La Torre ao volante e para o sempre único Volvo 121.

Corrida com direito a Safety Car

Para a primeira corrida deste fim-de-semana, esperava-se animação, com o mais rápido Porsche 911 3.0 RS a sair do último lugar da grelha. É sempre um ponto de interesse. Para chegar aos primeiros lugares, tinha que ultrapassar a longa grelha onde estão carros menos potência como o Ford Anglia, de Bart Uiterwaal, o Datsun 1200 de Guillermo Velasco ou o Porsche 356 de Carlos Beltran e Pablo Tarrero. A verdade é que desde logo, o Porsche preparado pela Garagem Aurora, começou a mostrar fome por ganhar lugares. Enquanto o Porsche 911 3.0 RS de Martinez/Fuster ganhava terreno lá à frente ao Lotus Elan de Carlos Barbot e ao Ford Escort RS 1600 de Francisco Carvalho/Miguel Ferreira, logo aos 15 minutos de corrida, entra o safety car por existir óleo derramado na pista.

Claro que esta presença do Safety Car veio baralhar um pouco as contas das trocas de pilotos para os menos prevenidos e é aqui que a dupla Pedro Bastos Resende/Miguel Pais do Amaral parece ter encontrado o timing perfeito para efetuar a paragem obrigatória nas boxes, pois no final da janela de troca de Pilotos já eram primeiros. O igualmente rápido Porsche 911 3.0 RS de Alfredo Martinez/ Jesus Fuster descuida-se, perde posições e acaba por terminar em sexto. Quem aproveitou foi Porsche 911 3.0 RS de Carlos Brizído/João Pina Cardoso, que leva o segundo lugar para casa, não sem antes travar uma luta com o Lotus Elan de Carlos Barbot, que termina em terceiro e em primeiro da classe H71. Grande recuperação faz também o Ford Escort RS 1600 de Miguel Ferreira/Francisco Carvalho, que depois de rolar fora do “top ten” após a troca de Pilotos, terminam num mais saboroso quarto lugar, segundos da categoria H71. O espanhol Antonio Gutierrez certamente também sai satisfeito desta primeira corrida em Jerez, já que leva o terceiro lugar da categoria H71 com o seu Porsche 2.5 ST, com uma ultrapassagem na última volta a José Carvalhosa em carro idêntico.

Na categoria Gentleman Driver Spirit, Nuno Nunes em Porsche 911 SWB foi o vencedor, mas não se coibiu de ver no início da corrida Luis Gama Rocha, com o seu bonito Ford Cortina Lotus, dar-lhe luta. No final, Luis Gama Rocha teve que preocupar-se mais com o Porsche 911 SWB de Piero Dal Maso e com o MGB de Gonçalo Silva/Alberto Velez-Grilo. As batalhas decorreram por todo o pelotão era entusiasmante ver e o piloto Francisco Freitas com o seu Datsun 1200 a dar luta a Richard Bateman e Steve Upsdell com um Ford Cortina Lotus e que o Fiat 127 de Nuno Dias/José Dias também quis discutir posições. É esta variedade de carros de competição que espelham o espírito e o charme da competição do Historic Endurance pelas pistas da Europa.

Amanhã teremos nova corrida de Historic Endurance com a grelha a ser definida com as posições com que terminaram a prova de hoje (ver classificação no botão em baixo). Será às 12h15, hora de Espanha, com Live Streaming no seguinte. link

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas HISTORIC ENDURANCE
últimas Autosport
historic-endurance
últimas Automais
historic-endurance