Historic Endurance/3 Horas de Spa: Triunfo de Wilson/Pittard

Por a 30 Junho 2019 10:37

As 3 horas de Spa, terminaram com o triunfo de Wilson/Pittard, no seu, numa corrida em que apenas oito segundos separaram os portugueses Barbot/Matos da vitória. O BRM Index de Performance foi para o Austin Healey Sebring dos Ingleses Fellows/Smitheram

Quem se deslocou a Spa voltou a assistir a bons momentos de corrida, numa contenda muito marcada por estratégias de boxes diferentes.

Com os Shelby Cobra confirmaram inicialmente o forte andamento com quatro Shelby Cobra nas primeiras posições, com a equipa Pedro, Rui Macedo Silva e Joaquim Jorge na primeira posição, seguidos pelos ingleses Jason Yates/Ben Mitchel e dos Belgas Thierry de Latre/Christophe Van Riet.

Com a entrada do primeiro Safety Car aos 45 minutos de corrida à medida que alguns carros avariavam, as estratégias de paragem para reabastecimento e troca de pneus eram diferentes.

Dos cinco primeiros, ficou de fora apenas o Cobra português e o Porsche 911 RS de Paul Daniels/Mika Palttala. No final do primeiro turno na frente estavam Pedro, Rui Macedo Silva e Joaquim Jorge, seguidos de Nick Sleep/Joel Wykeham em Ford Mustang e na terceira posição o Lotus Elan de Grahame Wilson e David Pittard com o outro Lotus Elan de Carlos Barbot e Pedro Matos logo na perseguição.

O segundo turno foi animado com o Mustang inglês a conseguir chegar à liderança, sendo depois ultrapassado por dois Lotus Elan, que vinham a fazer uma prova fantástica. Aproveitando o facto de não reabastecerem, conseguiram ganhar uma boa vantagem, e durante a última hora, os dois pequenos Elan proporcionaram despique épico pela liderança, com o Lotus luxemburguês a conseguir apenas oito segundos de vantagem face ao português, o suficiente para garantir a vitória.

Na terceira posição ficou o Mustang de Nick Sleep/Joel Wykeham que tiveram uma perfeita estratégia de boxes e excelente regularidade.

Numa prova dominada pelos carros da categoria H1965, o melhor carro da categoria H1976 acabou por o Ford Escort RS1600 dos estreantes Greg Caton e Tim Swadkin, sendo os sextos a cortarem a linha de meta. No entanto, esta vitória foi conseguida por 15 segundos e apenas no ultimo turno de condução, ultrapassando o Porsche 911 Inglês RS que chegou a lutar pelas primeiras posições. Fechou o pódio a equipa francesa Franck Laga, Patrick Malherbe e Oliver Breittmay (Porsche 911 RS).

Na categoria H1971, inicialmente foi o BMW 2002TI da tripla sueca Daniel Frodin, Thomas Eriksson e Rikard Hasselblad que tomou a dianteira da prova. No entanto, passado 15 minutos da prova, já era o Lotus Elan +2 português da dupla Filipe Matias/Pedro Cerqueira. Os espanhóis pai e filho Ildefonso e Alfonso Garcia, fizeram uma prova consistente e a terceira posição parecia assegurada. No entanto, na última volta da longa corrida um problema mecânico e a dupla portuguesa Piero dal Maso/Nuno Nunes conseguiu ultrapassar o Porsche espanhol sobre a linha de meta.

A categoria mais importante do Iberian Historic Endurance, a BRM Index Performance, foi bastante disputada, já que os favoritos Lotus Elan fizeram 2 grandes exibições. No entanto, o pequeno Austin Healey Sebring, conduzido no limite por Marcus Fellows/David Smitheram foram subindo lugares e lugares ao longo da prova, terminaram no 35º lugar e venceram o Index de Performance. A próxima ronda é nos dias 14 e 15 de setembro.

Classificação

Pos. Equipa Carro Cat. Tempo/Dif.

1 G. WILSON/D. PITTARD LOTUS Elan H65-1 2:54:41.583

2 C. BARBOT/P. MATOS LOTUS Elan 26R H65-1 55 +8.936

3 N. SLEEP/J. WYKEHAM FORD Shelby Mustang 350 GT H65-3 +47.102

4 M. SCHRYVER/W. SCHRYVER/M. WELLER LOTUS Elan Shapecraft H65-1 +2 voltas

5 R. MACEDO SILVA/P. MACEDO SILVA/J. JORGE SHELBY Cobra H65-3 +2 voltas

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas HISTORIC ENDURANCE
últimas Autosport
historic-endurance
últimas Automais
historic-endurance
Ativar notificações? Sim Não, obrigado