Estoril Classics Week: Iberian Historic Endurance com grelha de 40 inscritos

Por a 10 Outubro 2019 10:18

O Iberian Historic Endurance, a competição Ibérica para Historic Racing, vem este ano pela primeira vez a Portugal. Depois das rondas europeias, com circuitos como Pau, Catalunha, SPA, Jarama e Jerez de La Frontera, chega agora ao Autódromo do Estoril com uma lista de inscritos que chega às 40 dezenas de automóveis. O Iberian Historic Endurance adota o regulamento das competições históricas internacionais (Anexo K) a uma cultura diferente. Assim, aceitam-se as participações de carros mais jovens, contrariamente ao limite tradicionalmente imposto (Pré-1965). Isso cria grelhas espetaculares, como as que vai poder ver no Estoril Classics, sempre com a qualidade e a diversidade como mote.

Normalmente, cada corrida desta charmosa competição, tem a duração de 50 minutos e abre-se uma janela de tempo (do minuto 20 ao minuto 40) para trocar de piloto, ainda que não seja obrigatório que se efetue essa troca. No entanto, a paragem nas boxes é sempre imperiosa. Para esta prova no Autódromo do Estoril, há veículos raros que são extremamente interessantes de observar, como o potente Ford Mustang que vem da Holanda ou o poderoso Ginetta G10. Aliás, este Ginetta G10 (#182) de 1965 dos ingleses James Guess e James Hilliard é uma das estrelas desta competição do Historic Endurance. Foram construídos apenas três destes modelos, que utiliza um extraordinário motor Ford V8, que debita cerca de 350 cv. Com um peso de apenas 900 kgs, o Ginetta G10 continua a ser extremamente competitivo e principalmente o único do mundo em competição, sendo convidado assíduo para eventos como Goodwood Revival. No Estoril Classics, pode vê-lo ao vivo e sentir o borbulhar incrível do seu motor.

Nem de apenas carros potentes se faz o Historic Endurance. O português António Silva traz um Fiat 600 Abarth, o espanhol António Castro um Ford Anglia e estão também inscritos dois Ford Cortina Lotus, um do português Luís Sousa Ribeiro e outro do japonês Katsu Kubota, quatro dos mais diretos candidatos a vencer o BRM Index de Performance, que tem como prémio um relógio da marca BRM.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas HISTORIC ENDURANCE
últimas Autosport