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HÁ 20 ANOS: “Bragança vai ter circuito citadino!”, não teve… | AutoSport

HÁ 20 ANOS: “Bragança vai ter circuito citadino!”, não teve…

Por a 7 Setembro 2022 15:58

“Não é uma hipótese, mas antes uma certeza!” escreveu-se no Autosport, na altura. Mas infelizmente, o projeto terminou como tantos outros antes e depois. O AutoSport regozijava-se porque a “velocidade nacional caminha a passos largos para a descentralização e a prova disso é que está praticamente garantida a realização de uma jornada, já este ano (2002), num inédito traçado desenhado na cidade de Bragança, apenas faltando decidir a data da sua realização, se nos dias 21 e 22 de Setembro, ou se nos dias 28 e 29 do mesmo mês. Tudo o resto parece mais do que definido, a começar, desde logo, pelo local onde esta corrida se desenrolará, mais concretamente, na zona sul da cidade, junto à Quinta da Braguinha, num percurso com cerca de 2500 metros de extensão, aproveitando os muitos arruamentos ali existentes.
A Câmara Municipal de Bragança já se comprometeu a dar todo o seu apoio, contando desde logo com o aval da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting para a colocação desta prova no calendário de 2002. A única dúvida que para já persiste diz respeito ao clube que organizará este evento, sendo certo que o Nordeste Clube Automóvel Clube (NAC) poderá liderar o processo, embora contando com a colaboração de um outro clube, quiçá, o Estrela e Vigorosa Sport, fruto da sua inequívoca experiência na organização deste tipo de provas.”

Algum tempo depois: “Tudo está bem encaminhado para que a Velocidade Nacional ganhe uma nova pista que possa acolher uma disciplina a braços com uma permanente crise, já que o circuito citadino de Bragança encontra-se praticamente definido. Contacto pelo AutoSport, Rodrigues da Silva, mentor do projeto, explicou que são apenas de pormenor as questões que faltam resolver para que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) possa dar o seu aval a esta nova proposta: “Originalmente, estava prevista a visita de Luiz Pinto de Freitas e de elementos ligados à Segurança ao circuito no dia 9 deste mês, mas tal não pôde acontecer devido à agenda do Secretário-Geral da FPAK.
No entanto, até final de Abril, penso que será possível essa inspecção”. Quanto às obras no circuito que atravessa a cidade transmontana, falta apenas indagar sobre que tipo de “rails” deve ser aplicado nas zonas mais rápidas (duplos ou triplos) do percurso – com 2.415 metros de extensão – e qual a melhor localização para uma bancada para o público. “Contámos, aquando da apresentação oficial do circuito à Comunicação Social, que deverá acontecer brevemente, dar a conhecer todos os dados sobre este investimento, que teve na Câmara Municipal de Bragança e no seu presidente um apoio inequívoco e imprescindível. Ao contrário do que se quis veicular, por parte de pessoas que temiam ficar sem algumas ‘fatias’ de um ‘bolo’ que a câmara destina, todos os anos, ao desporto automóvel, a edificação do circuito nunca esteve ameaçada e está, finalmente, perto da sua conclusão”, explicou. Sem dúvida, um “balão” de ar fresco para a Velocidade Nacional!”
Mas a má notícia surgiu pouco tempo depois com a anulação do Circuito de Bragança…

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