Group 1 Portugal arranca com caras novas e mais de 35 carros

Por a 15 Julho 2020 09:50

Depois do reagendamento das provas e dos calendários refeitos, o Group 1 Portugal inicia a atípica temporada de 2020 no Autódromo de Portimão, no Algarve, nos dias 18 e 19 de Julho. Com mais de 35 equipas inscritas para esta primeira prova, é de destacar a chegada à grelha de novos carros e de uma Production Cup, onde correm os famosos Datsun 1200 de troféu, a fazer alinhar nove equipas.

Esta prova dos Group 1 Portugal vai ter um formato de semi-resistência, algo diferente das mais habituais provas de sprint que os pilotos costumam realizar nesta competição. Assim, o arranque desta temporada faz-se com duas corridas de 40 minutos cada, podendo os pilotos escolher se pretendem fazer as duas corridas sozinhos ou partilhando o carro com outro piloto.

Group 1 com caras novas

No Group 1 Portugal, Abel Marques faz a sua estreia nesta competição e traz o seu interessante Autobianchi A110, para fazer equipa com Sérgio Monteiro e entrar na categoria 1052, onde Francisco Pais Cardoso regressa com o seu raro Peugeot 104 ZS. Nesta categoria há ainda outro regresso, com o competitivo Datsun 100A de Daniel Rolo a animar a grelha do Group 1 Portugal.

António Lopes é mais um piloto que volta a esta competição com o seu Ford Escort RS 2000 MKI, pelo que fica na categoria H75-2000, ao contrário dos restantes Ford Escort RS 2000 MK2 de Paulo Vieira, Ricardo Pereira/José Basso (este último um estreante) ou de Filipe Martins (que ainda procura um parceiro) que estamos mais habituados a ver no Group 1 Portugal e que estão na competitiva categoria H81-2000. Nesta categoria há também que contar com o sofisticado Porsche 924 de Rui Carvalho, que é bom não confundir com o outro Porsche 924 de Nuno Nunes/Guilherme Dal Maso, que sendo um Turbo, sobe à categoria H81-Max, onde também compete o espetacular Ford Capri V6 MKIII dos irmãos António e José Fresco e o potente Jaguar XJS V12 de André Castro Pinheiro.

Rui Moura e Pedro Black chegam num eficaz VW Golf como convidados, deixando a categoria dos H81-1600 livre para o VW Golf GTi de Manuel Cabral Menezes/João Matos, enquanto o bonito Alfa Romeo Giulia de João M. Ribeiro e o BMW 1600 Ti da dupla Ricardo Gomes/Nuno Breda se inserem na categoria H71-1600.

Na Production Cup, onde competem os Datsun 1200 em versão de Troféu, as nove equipas que se deslocam ao Algarve prometem, como sempre, uma luta ao segundo do princípio ao fim. Tomás Pinto Abreu foi o vencedor do ano passado, mas Francisco Freitas esteve muito próximo do título, numa discussão que só ficou decidida na última prova e quer, certamente, um ajuste de contas. António Lopes/Paulo Duarte voltam após uma participação nos 250 km do Estoril, mas há que esperar para ver o que podem fazer os mais experientes João Posser e Luís Santa-Bárbara. Já as duplas Pedro Reis/Paulo Costa e Pedro Gordo/António Rodrigues chegam para o segundo ano de competição na Production Cup e esperam agora cimentar e continuar a melhorar com base na experiência acumulada no ano passado, pelo que também podem ser uma boa surpresa. A dupla Rui Castro/José Arantes, que “refez” o seu Datsun GX e o transformou de acordo com as especificações de Troféu, entra também este ano nesta luta e de Espanha chegam Guillermo Velasco/Tomás Moreno, a internacionalizar o plantel da Production Cup e a completar esta fantástica grelha.

O Group 1 Portugal entra em pista no sábado às 12h00 para a sessão de qualificação e têm a corrida marcada para as 19h10 do mesmo dia. No domingo regressam à acção às 13h00 para completar a segunda corrida do fim-de-semana.

Diogo Ferrão, responsável pelo Group 1 Portugal, revela que “é uma satisfação enorme continuar a ver o crescimento do Group 1 Portugal e o surgimento de novos pilotos com novos carros. Não nos podemos esquecer que estamos a atravessar uma fase estranha e infelizmente temos alguns pilotos que não podem estar presentes por motivos pessoais, mas é fantástico ver a Production Cup com nove inscritos assim como muitos regressos de carros que já tínhamos saudades para uma prova que marca o retorno da competição e terá um espírito fantástico, dentro e fora de pista!”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Group 1
últimas Autosport
group1
últimas Automais
group1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado