Fórmula E, México: Pascal Wehrlein lidera toda a corrida, mas Lucas di Grassi vence e Félix da Costa foi sexto

Por a 19 Junho 2021 22:59

Um final de corrida surpreendente e inesperado. A história repetiu-se no México e depois de liderar a corrida toda, Pascal Wehrlein (Porsche) perdeu a vitória no final, por uma desclassificação devido a infração técnica. Lucas di Grassi foi o vencedor na dobradinha da Audi.

Wehrlein aproveitou bem o primeiro lugar e largou bem, instalando-se na frente do pelotão, sem problema. Oliver Rowland (Nissan), que era segundo, arrancou mal e caiu para 14º enquanto Félix da Costa (DS Techeetah) conseguiu subir até ao nono posto, num bom arranque do português.

A corrida de Nick Cassidy acabou mais cedo com o piloto da Virgin a aparecer com o lado dianteiro direito do carro completamente destruído, depois de falhar a entrada numa curva, o que obrigou à entrada do Safety Car de Bruno Correia. 

Tínhamos na frente Pascal Wehrlein, Max Gunther (BMW), Jake Dennis (B;W), Jean-Éric Vergne(DS Techeetah) e Edoardo Mortara (Venturi). 

No recomeço da prova, foram retirados 6 kw de potência aos carros, e não vimos mudanças com as posições a manterem-se inalteradas. 

Wehrlein foi o primeiro a ir ao Attack Mode (AM), caindo para terceiro, atrás dos homens da BMW. O piloto da Porsche tratou de passar Dennis pouco depois, subindo ao segundo lugar, tentando alcançar Gunther. Lucas Di Grassi tentava subir na tabela e passou Alexander Sims (Mahindra), subindo à sexta posição, com Sims a ficar à mercê de René Rast (Audi) e Félix da Costa. Gunther perdeu um pouco mais de tempo no AM e caiu para quarto lugar, atrás de Vergne. Com a entrada de Rast no AM, Félix da Costa era sétimo, numa boa recuperação, à imagem de Sam Bird que já era 11º. Félix da Costa caiu para 12º ao passar no AM, mas a ativação falhou e o português foi obrigado a ir de novo à zona de ativação, caindo para 15º. 

Pouco depois, Vergne bateu contra as proteções da pista, tocado por Sims, deitando por terra as hipóteses de um bom resultado. Félix da Costa tinha já regressado aos pontos, sendo décimo, quando faltavam 22 minutos para o fim da prova.

Nesta fase os pilotos em destaque eram Mitch Evans e Sam Bird, da Jaguar, que largaram atrás de Félix da Costa e eram agora quinto e oitavo, respetivamente. Mas a corrida terminou mais cedo para Bird, que na saída do AM sofreu um toque que danificou de forma terminal o seu monolugar, obrigando a nova entrada do Safety Car. 

A corrida recomeçou quando faltavam 12 minutos para o fim e nesta fase Wehrlein mantinha a liderança. O alemão da Porsche afastou-se da dupla da BMW, mas o Race Control anunciou que Wehrlein estava sob investigação por causa de uma infração técnica, com uma penalização a pairar sobre o carro #99, com o outro carro da Porsche e os dois carros da Nissan na mesma situação.

Na frente, Dennis passou para a frente de Gunther, tentando abrir alguma distância para poder ir ao AM sem perder muito, com a BMW a tentar colocar os dois carros no pódio. A tentativa da BMW complicou-se pois Dennis caiu para sétimo e Gunther perdeu lugar para Edo Mortara e Lucas di Grassi, numa altura em que Félix da Costa era sexto, com Dennis a pressionar o português. As lutas intensificaram-se, mas a corrida piorou para Félix da Costa que falhou uma travagem e caiu para oitavo, não perdendo tanto quanto poderia ter perdido, ficando no entanto sob pressão de Stoffel Vandoorne (Mercedes) que saiu das últimas posições da tabela e era agora nono, numa grande corrida de recuperação. 

Na frente Mortara não tinha argumentos para segurar Di Grassi, com o brasileiro a subir para segundo e com Rast a tentar imitar o seu colega de equipa, o que aconteceu pouco depois, com Rast a passar por Mortara na penúltima volta. 

No final, golpe de teatro, a Porsche foi desclassificada, o que entregou a vitória a Lucas di Grassi e à Audi, com René Rast em segundo e Mortara em terceiro. Félix da Costa foi sexto e subiu assim ao segundo lugar do campeonato. 

Destaques:

Mais uma vez o azar impediu Wehrlein de vencer no México. Se na primeira vez o alemão ficou sem energia a 50 metros da linha de meta, desta vez foi uma infração técnica a ditar a desclassificação do piloto alemão. Na primeira vez quem lucrou com o azar do #99 foi Lucas di Grassi, o que se repetiu desta vez, com a Audi a conseguir uma excelente dobradinha. Mortara com este pódio conseguiu pontos importantes. Félix da Costa acaba por ter um resultado positivo, apesar de dois erros (falha na ativação do AM e uma travagem falhada). O piloto português é agora segundo no campeonato a apenas dois pontos de Robin Frijns que fez uma má prova. Vandoorne foi dos melhores com uma grande recuperação, tal como os homens da Jaguar, que tiveram azar com incidentes que ditaram abandonos e idas ao AM em momentos menos indicados.

Amanhã teremos um novo dia, com mais um treino, qualificação e corrida. O andamento dos DS Techeetah permite-nos sonhar com mais um bom resultado de Félix da Costa, que está agora muito mais perto do topo da classificação.

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Pity
Pity
2 anos atrás

Estas penalizações / desclassificações por infrações técnicas são muito pouco objectivas. porque é que não dizem claramente qual foi a razão?
Se o AFC tivesse accionado o attack mode à primeira tentativa, talvez tivesse terminado um ou dois lugares acima e saltado para o comando do campeonato, ainda assim, foi um bom resultado. A travagem queimada e o SC no momento em que tinha ido ao 2º AM, também não ajudaram. O campeonato está ao rubro, com diferenças muito pequenas entre os pilotos.

kkk698
kkk698
Reply to  Pity
2 anos atrás

Sem dúvida

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