Fórmula E: Gen 3 mais rápidos, mais leves e mais potentes

Por a 17 Dezembro 2019 11:45

São conhecidos alguns dos dados técnicos da terceira geração dos monolugares da Fórmula E. Mais leves, mais pequenos e mais potentes, esta nova geração começará em 2022.

Foram lançados os concursos para as empresas interessadas em fornecer a Fórmula E, nomeadamente o chassis, as baterias e os pneus. Os interessados deverão fazer chegar a proposta até Março do próximo ano. Depois segue-se um plano estipulado, com os primeiros testes de colisão em Outubro de 2021, um carro de desenvolvimento entregue aos fabricantes em janeiro de 2022 e entrega dos carros para competição em agosto de 2022.

Do lado do chassis as exigências passarão pela diminuição do tamanho dos monolugares, sendo que os 1770 mm de largura e 5160 mm de comprimento dos atuais Gen2, passarão para 1700 mm de largura e 5000 mm de comprimento nos novos carros. Também ao nível do peso pretende-se uma diminuição significativa, passando de 780 kg ao invés dos atuais 900 kg.

No que diz respeito à potência máxima esperada, há dois cenários em cima da mesa. Um, com potência de corrida de 300kw e potência máxima em qualificação e Atack Mode de 350kw e o segundo cenário com 250kw em corrida e 300kw em qualificação e Atack Mode.

Os carros terão dois motores, um por eixo, sendo que o motor do eixo dianteiro será usado apenas para efeitos de regeneração de energia. No primeiro cenário, potência de regeneração máxima traseira é de 350kW e à frente é de 250kW – no segundo cenário, serão 250kW e 200kW.

Nesta Gen 3 deveremos ter o regresso das paragens nas boxes, desta vez para recarregar as baterias. A Fórmula E pretende um sistema de carregamento rápido que permita uma carga em 30 seg. Não se sabe no entanto se será uma carga completa. Neste capitulo há ainda muitas incertezas, mas as paragens não deverão ser obrigatórias nem deverão exigir a carga completa da bateria. As bateria deverão carregar em 45 minutos, em modo de carregamento normal.

Os monolugares deverão manter a configuração atual, ou seja abertos com uso de Halo, com o body kit a ser definido pela Fórmula E. Os documentos do pedido da FIA afirmam que o custo anual de um carro completo será de 340 mil euros, com custos de peças de reposição a não exceder 135% desse valor. O carregamento normal deve ser realizado a 80kW, com o carregamento rápido realizado a 450kW ou 600kW, “dependendo das especificações do sistema de bateria”. O custo anual do sistema de baterias completo será de 250 mil euros.

Quanto aos pneus as exigências mantêm-se e serão “para uso no desporto motorizado e que permitam menor resistência ao rolamento, menor desgaste e uso ideal do carro em todas as condições meteorológicas.”. O tamanho das rodas poderá ser de 18 ou 20 polegadas.

Os documentos de fornecimento do chassi também afirmam que os carros devem ser capazes de completar “até 18″ corridas por temporada, além de seis dias de testes oficiais”. Os documentos do concurso de pneus sugerem que os testes particulares para fabricantes serão reduzidos para 13 dias por temporada.

A nova era da Fórmula E está já a caminho.

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