Fórmula E: Félix da Costa com muito azar no arranque de época

Por a 23 Novembro 2019 15:20

O que vale, é que não há mal que nunca acabe, pois o fim de semana de estreia de António Félix da Costa pela DS Techeetah foi muito azarado. Depois de na primeira qualificação ter ficado sem ‘brake by wire’ (problemas de travões), facto que lhe permitiu qualificar-se apenas na 21ª posição sendo depois 14º na primeira corrida, eis que na segunda, foi vítima duma má decisão dos Comissários Desportivos, que o penalizaram quando era segundo, e perseguia o líder, e mais tarde vencedor da corrida, Alex Sims.

Tudo se explica de forma simples. Félix da Costa rodava na terceira posição atrás de Sébastien Buémi, e a zona de entrada para quem pretende ativar o Attack Mode situa-se após um gancho à direita.

Buémi, perseguido por muito perto por Félix da Costa, travou demasiado para passar pelo Attack Mode e o português, inevitavelmente, deu-lhe um pequeno toque na traseira do monolugar, pois não adivinhava quando Buémi faria a manobra, e este fez um pião.

Como consequência, o português foi penalizado com um drive-trough, quando se preparava para alcançar um bom resultado na estreia com a equipa: “de facto é um fim de semana dececionante. Hoje tínhamos andamento e as armas para lutar pela vitória e honestamente depois de rever as imagens, não estou nada de acordo com a penalização que me foi imposta.

No briefing de pilotos falou-se e acordou-se que não se podia travar em demasia naquela curva, quando se fosse ‘recolher’ o Attack Mode. O Buemi fez isso e não havia nada que eu pudesse fazer para o evitar, à velocidade que ele ia.

É um início de época muito dececionante, principalmente tendo em conta o forte andamento que tivemos aqui em Riade”, analisou Félix da Costa, que com essa penalização acabaria por não ir além do 15º lugar final, voltando a ficar fora dos pontos.

Como se percebe, não foi feliz o início de temporada da Fórmula E para António Félix da Costa, este fim-de-semana em Riade.

O piloto Português perdeu duas oportunidades de somar bons pontos para o campeonato, já que esteve entre os mais rápidos durante todo o fim-de-semana, sem que esse forte andamento se materializasse em resultados.

O fim-de-semana começou logo de uma forma bastante complicada para António Félix da Costa, que teve um primeiro dia para esquecer. Logo na sessão de qualificação, Félix da Costa foi obrigado a abortar a sua volta rápida devido a um problema com o sistema de travagem do seu carro, tendo com isso sido obrigado a largar apenas do 21º lugar.

Na corrida o piloto da DS Techeetah lutou ao máximo para recuperar posições, terminando na 14ª posição, num dia que o piloto luso considerou de “complicado e uma forma infeliz de começar a época com a minha nova equipa. Com o problema dos travões na qualificação, sair de 21º na Fórmula E, tudo se tornou mais difícil e no meio de tantas batalhas, consegui recuperar alguns lugares, mas não deu para chegar aos pontos”, concluiu.

Já hoje teve lugar a segunda corrida de Riade, no circuito Al-Driyah, com Félix da Costa a entrar em pista apostado em vingar o infeliz resultado da primeira corrida. O piloto da DS Techeetah entrou fortíssimo, estabelecendo a melhor marca no treino livre, feito que voltou a repetir na qualificação, assegurando um lugar na super pole, sessão de qualificação reservada aos seis pilotos mas rápidos. Na super pole AFC viria a cometer um pequeno erro, que lhe fez perder a pole position, acabando por largar da 5ª posição para a corrida. Ainda assim o piloto luso entrou ao ataque e de imediato começou a recuperar posições, até chegar ao 2º lugar, mas viria a ser obrigado a cumprir um “drive through”, devido ao já referido incidente com Sebastien Buémi.

Num fim-de-semana que se esperava de bons pontos para as cores portuguesas, António acaba por trazer apenas um magro ponto para casa, fruto do melhor tempo obtido na sessão de qualificação para a corrida de hoje. A Fórmula E faz agora uma pausa e regressa dia 18 de Janeiro, para a 3ª ronda do campeonato, a ter lugar em Santiago do Chile.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado