Fórmula E: Buémi furioso com o ‘génio’ que teve a ideia…

Por a 23 Novembro 2019 20:27

Sébastien Buémi não está furioso com Félix da Costa, que lhe deu um toque na traseira do seu Nissan e.dams, que o levou a um pião e a cair de segundo para 15º, mas sim com quem teve a triste ideia de colocar a zona de ‘Attack Mode’ naquele local. A zona escolhida para o Attack Mode foi, segundo Buémi “A pior possível”, algo que o suíço começou logo por dizer no briefing de pilotos na quinta-feira.

Ironicamente, a ‘fava’ saiu-lhe a ele: “Não se pode colocar no interior, na saída de uma curva de 90 graus, pois tornaram a velocidade naquela curva muito mais lenta” Buémi alega que “não é preciso ser um génio” para entender que a entrada para a ativação do Attack Mode faz com que a travagem para a curva 18 seja muito mais forte e quem vai atrás não adivinha isso: “Quem vem atrás de mim não sabe que vou entrar no Attack Mode. Por isso ele (Félix da Costa) bateu-me. Faz sentido precisar duma vantagem de dois segundos para ter certeza de que o piloto atrás de ti não vai te acertar? É um absurdo” disse Buémi ao e-racing 365.

Félix da Costa foi penalizado com um drive-through por causar o incidente, mas defendeu-se, e com razão: “Nas cinco voltas anteriores, eu estava constantemente a aproximar-me dele, e ele decide ir ao Attack Mode na volta em que estou mais perto dele, do que nunca. Claro que lhe acertei, lamento muito estragar-lhe a corrida, mas não consegui controlar a situação. Ele tem bem mais capacidade do que eu para controlar a questão. Até porque ele tendo levantado a questão no briefing dos pilotos, tinha que estar consciente do que poderia acontecer”, disse.

Ao fim ao cabo, ambos os pilotos foram vítimas de um erro crasso de quem pensou a pista assim. Não sabemos como se processa a questão do desenho da pista, a sua construção, mas esta era uma questão que seria facilmente detetável por alguém experiente. A ativação do Attack Mode foi colocado no gancho após a forte travagem para a enorme reta da meta. Logicamente, sendo a zona mais rápida do traçado, é muito diferente travar para a trajetória normal, face ao que o piloto tem que fazer para ativar o Attack Mode. O que os responsáveis da Fórmula E fizeram foi estragar a corrida a dois pilotos que se preparavam para fazer um grande resultado.

Quando é a própria organização a condicionar uma corrida desta forma, algo vai mal.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado