Fórmula E, Berlim: Vitória BMW, Félix da Costa 4º, e está bem mais perto…

Por a 8 Agosto 2020 19:14

Maximilian Gunther (BMW iFE.20) venceu em ‘casa’ a corrida de hoje da Fórmula E, batendo Robin Frijns (Virgin Racing) com Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) a liderar durante boa arte da corrida mas a não conseguir aguentar os seus adversários na fase final caindo para terceiro.

Quem fez uma boa recuperação de nono para quarto foi António Félix da Costa (DS Techeetah) que com este resultado ganha vantagem ao principal perseguidor no campeonato, ficando por isso ainda mais perto do título de Fórmula E. ficam a faltar três corridas, uma amanhã e outras durante durante a próxima semana.

Nas contas do campeonato, que é o que verdadeiramente interessa, o piloto português soma agora 137 pontos) e tem 68 de de avanço para Max Guenther, que é o novo segundo classificado na competição saltando de nono, para segundo, com Lucas di Grassi a somar agora 61.

Stoffel Vandoorne (Mercedes-Benz), Mitch Evans (Jaguar), Sam Bird (Envision virgin Racing), que eram ontem os principais concorrentes do campeonato, todos ficaram atrás de Félix da Costa.

Nas equipas a DS Techeetah tem agora 188 pontos, a BMW i Andretti Motorsport, 118 e Nissan e.Dams, 96.

Para quem partia de nono foi uma excelente operação: Subiu de nono para quarto, manteve a mesma distância de 68 pontos de avanço face ao segundo e falta menos uma corrida. Ninguém deita foguetes antes da festa, mas arranjam-se para aí 23 pontos em três corridas?

Jean Eric Vergne, partiu da pole e foi para a frente da corrida que liderou quase toda. Faltou o quase, pois nas derradeiras voltas foi passado por Maximilian Guenther e pouco depois por Robin Frijns, com o holandês quase a obrigar o alemão a photo finish em cima da linha de meta.

Guenther conservou mais um por cento de bateria no seu BMW e isso foi decisivo para atacar o francês perto do fim.

Mais atrás, António Félix da Costa, foi sempre muito cauteloso, mas a pouco e pouco foi passando adversários, chegando ao quarto lugar. Perto do final da corrida ainda esteve perto de suplantar Vergne mas este abriu os cotovelos, e Félix da Costa manteve a posição que lhe chega, quase de sobra.

O portuguÊs esteve envolvido numa batalha de cinco carros pela sexta posição, e nessa confusão um dos pilotos mais acima no campeonato, Stoffel Vandoorne perdeu as poucas esperanças que já tinha ao ter que abandonar com um furo.

Atrás de Félix da Costa terminaram o Porsche de Andre Lotterer, o Nissan de Oliver Rowland e o Mahindra de Jerome D’Ambrosio. Lucas di Grassi (Audi) e Mitch Evans (Jaguar) foram oitavo e nono na frente de Alexander Sims (BMW), que completou o top 10 na frente de Sebastien Buemi (Nissan).

Amanhã, realiza-se mais uma corrida. Se Félix da Costa a terminar com 61 pontos de avanço sobre o segundo classificado, é automaticamente campeão.

cada corrida vale no máximo 30 pontos. 25 pela vitória, três pela Julius Baer pole position, um ponto para quem for o mais rápido na primeira fase da quallificação (antes da Super Pole) e finalmente, para quem fizer a volta mais rápida da corrida, caso esteja classificado no top 10.

Nunca a calculadora de António Félix da Costa teve contas tão simples para fazer…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
joaolima
joaolima
3 anos atrás

Muito bom! Para o título, tinha 68 de avanço, faltando 120 pontos, agora curiosamente continua com 68 mas estando em disputa 90.
Após a de amanhã, ficam a faltar 60. Se acabar amanhã com um mínimo de 61… 😄

Scb2
Scb2
3 anos atrás

Corrida muito boa do AFC de 8⁰ para 4⁰ em cima do pole seater JEV. Adorei o JEV ser comido duas vezes. O Gunther já tinha demonstrado ano passado e este ano antes do Covid que é um excelente piloto.

rudicaraciola
rudicaraciola
3 anos atrás

Muito boa operação. Uma corrida muito cautelosa mas a ganhar muitas posições. O título está mais perto.

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado