Ferdinando Minoia: O primeiro campeão da Europa
Nem Rudolf Caracciola, nem Tazio Nuvolari: o primeiro campeão da Europa de corridas de velocidade em circuito fechado foi Ferdinando Minoia, em 1931
A Grã-Bretanha é considerada, até mesmo pela História, como a pátria do desporto motorizado. A lenda de Brooklands, a primeira pista oval construída no mundo, em 1907, a isso em muito ajuda. Tal como o facto de ter sido o primeiro país a adotar uma espécie de Código da Estrada (Motor Car Act, em 1903) e de ter sido em Brooklands que nasceu a fórmula de corridas de Grand Prix em pista fechada, em 1926, estabelecida por Sir Henry Segrave, o maior piloto britânico desses tempos.
Mas a realidade é que as primeiras corridas de automóveis tiveram lugar em França, ainda no século XIX e os primeiros campeonatos dignos desse nome realizaram-se nos Estados Unidos da América. Na Europa, pelo contrário, o primeiro grande campeonato foi o Campeonato Europeu de Pilotos – também o primeiro realizado em circuitos fechados e construídos para tal fim. Era um campeonato aberto a monolugares concebidos de acordo com regras muito liberais, definidas em 1928 e que foram reconhecidamente as pioneiras da F1. Chamava-se Formula Libre porque admitia automóveis dos mais diversos tipos, idades e marcas, feitos com um único objetivo: a competição direta em pista. A temporada inaugural foi em 1931 – mais de duas décadas depois do primeiro campeonato realizado do outro lado do Atlântico.
Caracciola, Nuvolari e… Minoia
Quem sabe mesmo apenas um pouco de história do desporto automóvel, retém nomes como Rudolf Caracciola e Tazio Nuvolari. Ou até mesmo Bernd Rosemeyer, que ficou famoso pelos seus recordes de velocidade, a maioria estabelecidos nas novas e rutilantes autoestradas desenhadas pelos nazis, antes de morrer num desses recordes, em 1938.
Porém, nenhum deles tem a bandeira de ter sido o primeiro vencedor do Campeonato da Europa de Pilotos. Essa, ficou definitivamente nas mãos de Ferdinando Minoia.
Rico e de boas famílias, nasceu em 2 de junho de 1884 e morreu a 28 de junho de 1940. Foi um dos maiores pilotos italianos daqueles tempos iniciáticos – e o primeiro em muitas coisas: venceu a segunda edição da Coppa Florio e ganhou 50 mil liras, em 1907, gastando 4h39m para percorrer 485,7 km… em estrada aberta; pilotou o primeiro carro de Grand Prix com motor central, o Benz Tropfenwagen, em 1923; ganhou as primeiras Mille Miglia, com um OM, em 1927. E, claro, foi o primeiro Campeão da Europa de Pilotos, em 1931, com um Alfa Romeo 8C-2300, sem ter ganho nenhuma das três corridas – GP de Itália, em Monza (2º); GP de França, em Montlhéry (6º); e GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps (3º).
Marques dos Santos