Fábio Mota com balanço positivo de 2015

Por a 17 Dezembro 2015 16:11

17Fábio Mota realizou em 2915 a sua segunda temporada na Clio Cup em Espanha, tendo demonstrado um nível competitivo que lhe permitiu afirmar-se como um dos grandes protagonistas da época.

Depois de um ano intenso Fábio Mota está já a preparar o projeto de 2016, que deverá voltar a passar pelo estrangeiro com presenças pontuais em Portugal a exemplo deste ano.

Depois de uma temporada exigente na Clio Cup España de 2015, em que a competição pelas posições cimeiras foi fortíssima, que balanço fazes da tua época?

Sim, foi uma temporada muito competitiva, com adversários muito fortes e consistentes, tornando as lutas pelos melhores resultados muito intensas. Tendo em conta que vencemos, conquistámos pole-positions e subimos inúmeras vezes ao pódio, o meu balanço tem de ser positivo.

Para além disso, sinto que hoje sou um melhor piloto que no início da temporada, fruto da exigência da Clio Cup España, e isso é sempre um fator muito importante para mim.

Foi uma época longa, que se iniciou em Maio e terminou em Novembro, e intensa, qual foi, para ti, o teu momento alto da temporada?

Tive 2 grandes momentos. O primeiro, sem dúvida, foi a minha vitória em Valência e o facto de a poder ter dedicado a uma pessoa muito especial, que faleceu duas semanas antes da prova. O segundo grande momento foi a minha presença em Vila Real com o Mégane Trophy pela segunda vez consecutiva. Foi espetacular sentir o calor do público e estar rodeado duma grande elite automobilística durante aquele fim-de-semana.

Ao longo de uma época existe sempre também momentos menos bons, qual na tua opinião foi o momento menos positivo da tua temporada?

A prova de Jerez de La Frontera foi o momento menos positivo da temporada. Fizemos um bom teste privado e tudo parecia bem encaminhado para lutar pela vitória e protagonizar um bom fim-de-semana. Infelizmente, as coisas começaram a correr mal desde a mudança das condições atmosféricas e nunca conseguimos encontrar um bom equilíbrio em piso molhado. Foi um abalo psicológico, mas felizmente foi ultrapassado com um aguerrido fim-de-semana, na última jornada em Barcelona.

Em 2014 foste o vencedor do Challenge Rookie, mas este ano sentiu-se uma evolução nas tuas performances relativamente ao teu ano de estreia. Na tua opinião, o que foi que motivou essa melhoria?

Em 2014 estava de regresso aos Turismos, depois de diversos anos no GT’s, e na verdade existe um período de adaptação, uma vez que a filosofia das duas categorias é muito distinta. Para além disso, os pilotos que participam na Clio Cup España, para além de muito rápidos, são muito experientes e conhecedores das pistas espanholas, o que me deixou em desvantagem.

Este ano, essa desvantagem foi diluída e já pude lutar de uma forma mais igual, sendo capaz de dar uma ideia mais próxima do meu verdadeiro potencial.

Por outro lado, a Lema Racing também estava no seu segundo ano em Espanha e aproximou-se das suas congéneres espanholas, o que foi também muito importante.

Penso, portanto, que foi a conjugação da evolução que eu e a equipa, como um todo, protagonizamos que me permitiu melhorar as minhas performances.

Depois de dois anos na Clio Cup España, quais são os teus planos para 2016?

A Clio Cup España foi muito importante para a minha readaptação aos carros de Turismo. Permitiu-me afinar a diapasão para o ataque desde os semáforos até à bandeirada de xadrez, o que não acontece nas provas GT’s, onde a componente de gestão é, igualmente, muito importante.

Mostrei uma progressão ao longo dos dois anos, evidenciei competitividade desde a primeira corrida de 2014 e este ano venci, conquistei pódios e pole-positions.

Para 2016 estou a avaliar diversas opções, mas pretendo prosseguir a evolução na minha carreira num campeonato competitivo e que permita dar retorno aos meus parceiros comerciais, uma vez que são eles que permitem estar onde estou atualmente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado