ELMS apresenta lista com 43 inscritos para 2024, com crescimento do pelotão de LMP2

Por a 4 Dezembro 2023 15:42

Sem espaço no Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC), as equipas privadas que competem com protótipos LMP2 tiveram que procurar os melhores programas para a próxima temporada e o European Le Mans (ELMS) saiu reforçado por essa decisão do Automobile Club de l’Ouest (ACO), promotor de ambas as competições. Conhecida a lista de inscritos com 43 carros, o pelotão da classe maior do ELMS viu aumentar para o dobro os concorrentes.

O ELMS de 2024 terá também 5 pilotos lusos em competição, além da Algarve Pro Racing a lutar pelo título de equipas. 

Mais de metade da grelha do ELMS-  22 no total – são inscritos nas duas classes LMP2, passando a ser a maior reunião de protótipos LMP2, exceto as 24 Horas de Le Mans.

A entrada dos Protótipos de Le Mans foi reforçada com 10 carros LMP3 e 11 carros estão inscritos na nova classe LMGT3, com Aston Martin, Ferrari, Lamborghini e Porsche representadas.

Com o ELMS a tornar-se a ‘casa’ dos LMP2 a partir de 2024, o número de inscrições para a categoria passou de 7 para 14 carros, com a equipa campeã Algarve Pro Racing de regresso para defender o seu título e tentar a revalidação. O campeão de 2023, Alex Lynn, terá a companhia de Olli Caldwell e Matthias Kaiser no Oreca-Gibson n.º 25.

A United Autosports, campeã do ELMS de 2020, terá dois carros na categoria LMP2, com o antigo campeão de pilotos do ELMS, Filipe Albuquerque, no Oreca n.º 23, e o campeão do Asian Le Mans Series de 2022, Ben Hanley, no carro n.º 22.

Aos 14 carros em luta na classe LMP2, juntam-se oito carros entre os LMP2 Pro/Am. A Algarve Pro Racing terá um carro na categoria Pro/Am para o piloto grego Kriton Lendoudis, ao qual se juntará o vencedor das 24 Horas de Le Mans LMP2, Richard Bradley.

Entre os dez carros da LMP3, destacam-se a COOL Racing, que vai defender os seus títulos consecutivos em LMP3, com o Ligier-Nissan n.º 17 a ser tripulado em 2024 pelos pilotos portugueses Manuel Espírito Santo e Miguel Cristóvão e pelo suíço Cédric Oltramare.

O atual campeão da Michelin Le Mans Cup LMP3, Julien Gerbi, vai subir para o ELMS com a Team Virage, onde terá como companheiro de equipa o luso Bernardo Pinheiro. A Inter Europol Competition tem um carro na LMP3, pilotado por Kai Askey, Alexander Bukhantsov e Pedro Perino. 

A primeira temporada da LMGT3 atrai onze carros para a grelha de carros no ELMS. São seis Ferrari 296 LMGT3, dois Porsche 911 LMGT3 R, dois Aston Martin Vantage AMR LMGT3 e um único Lamborghini Huracán LMGT3 Evo2.

LISTA DE INSCRITOS, AQUI.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas ELMS
últimas Autosport
elms
últimas Automais
elms
Ativar notificações? Sim Não, obrigado