DTM: Paffett campeão… há 13 anos


Passaram-se 13 anos, muita coisa mudou no desporto motorizado, mas houve uma que se repetiu. Gary Paffett foi Campeão novamente, 13 anos depois. Recordamos o que escrevemos na altura…

Gary Paffett assegurou o título de Campeão do DTM com um terceiro lugar na prova de encerramento da temporada, que teve lugar em Hockenheim. Opiloto inglês da AMG-Mercedes nunca teve que se preocupar muito com o seu adversário, o campeão de 2004, Mattias Ekstrom, já que o sueco partiu do 15º lugar da grelha e acabou desclassificado no final da corrida por não fazer a segunda paragem nas boxes.

Bernd Schneider foi o melhor no arranque e roubou o primeiro lugar a Jamie Green, autor da pole-position. Schneider liderou quase toda a corrida, com excepção para as voltas logo a seguir às paragens nas boxes, não dando grande margem para réplica ao piloto da Persson Motorsport, que mesmo assim procurava manter-se o mais possível nos retrovisores do alemão.

Tom Kristensen passou grande parte da corrida emterceiro, mas não conseguiu resistir à investida de Paffett, que passou muito tempo envolvido em lutas com outros pilotos. Nas primeiras voltas, o inglês da AMG teve que se desenvencilhar do Opel de Heinz-Harald Frentzen, depois teve que batalhar para superar Bruno Spengler e Marcel Fässler, e foi apenas nas últimas voltas que roubou o último lugar do pódio ao Audi do hepta-vencedor de Le Mans. O seu adversário na luta pelo título, Ekstrom, também fez muitas ultrapassagens, chegando a rodar a sexto, mas a sua falta de atenção com as paragens nas boxes arruinou-lhe o campeonato.

1º B. Schneider (AMG-Mercedes C); 2º J. Green (AMG-Mercedes C); 3º G. Paffett (AMG-Mercedes C); 4º T. Kristensen (Audi A4 DTM); 5º F. Stippler (Audi A4 DTM); 6º M. Fässler (Opel Vectra GTS V8).

Campeonato: 1º G. Paffett, 84 pontos; 2º M. Ekstrom, 71; 3º T. Kristensen, 56; 4º B. Schneider, 32; 5º M. Hakkinen, 30; 6º J. Green, 29.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado