/velocidade/dtm/dtm-helmut-marko-queria-kelvin-van-der-linde-banido/
DTM: Helmut Marko queria Kelvin van der Linde banido | AutoSport

DTM: Helmut Marko queria Kelvin van der Linde banido

Por a 13 Outubro 2021 16:32

A última jornada do DTM decidiu o campeão da série, tendo Maximilian Götz conquistado o título, tendo começado a última corrida do ano no terceiro posto da classificação geral. Em primeiro estava Liam Lawson, o piloto do programa de jovens pilotos da Red Bull e no segundo posto, Kelvin van der Linde. Para Lawson ser coroado campeão com apenas 19 anos, bastava terminar em sexto, mas ainda na primeira curva ficou de fora da luta pelo campeonato, com Kelvin van der Linde a executar uma tentativa de ultrapassagem que resultou num toque entre ambos, com danos para o Ferrari de Lawson e a perda de várias posições. Van der Linde ainda esteve envolvido em mais toques até ao fim da corrida, na tentativa de alcançar o título. Sem sucesso.

Helmut Marko não considera justa a atitude de Kelvin van der Linde, afirmando mesmo, que se fosse na Fórmula 1, o piloto sul-africano seria banido. “Essa foi uma manobra completamente não pensada de Kelvin van der Linde. E não foi a primeira. Ele também bateu na traseira do Liam em Hockenheim. Eu assisti à repetição e também mais tarde, ia atirar o Mercedes para fora . Um homem assim deveria ser banido. Existe um sistema de pontos de penalização no DTM? Por causa de toda a sua temporada e acima de tudo, por atacar o Mercedes quando já quase não tinha hipóteses. Para mim, isso é uma conduta extremamente anti-desportiva, que na minha opinião deveria ser sancionada em conformidade. Deveria ser banido. E na Fórmula 1, teria automaticamente tantos pontos, através de um sistema de pontos de penalização, que seria banido”.

O piloto do Audi R8 LMS foi penalizado com 5 segundos por ter saído de pista na curva 2 e regressar de forma insegura, mas não foi penalizado pela manobra sobre Lawson, levando Marko a dizer que à publicação Motosport-Total.com: “se não foi intencional, então o diretor da prova não está suficientemente qualificado para participar num tal campeonato. Porque não pode haver uma decisão tão errada”.
A vitória de Götz também não agradou a muitos dos fãs, já que outros pilotos aos comandos do carros da Mercedes, mas não da mesma equipa, deixaram o piloto ultrapassar para vencer a corrida e assim, vencer o campeonato. “Não foi um final muito glorioso para a época. Que a Mercedes o faça então tão ostensivamente”, resumiu Marko.

Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
Cágado1
13 dias atrás

Foi uma manobra bruta, mas não o suficiente para erradicar ninguém – uma ou duas corridinhaa a assistir das bancadas, poderia ser adequado. O Marko tem de tomar uns xanaxzinhos antes de fazer declarações destas, não é o facto da Red Bull perder um campeonato de forma anti-desportiva que leva à erradicação de um piloto. As bocas dele andam a incendiar tudo à roda.

jose-sousa-dias
jose-sousa-dias
13 dias atrás

Banido não digo, mas que devia ter levado uma penalização bem mais forte, isso devia…
Mas as coisas na fórmula 1 são iguais, nunca vi alguém ser banido, pelo menos actualmente

Scb
Scb
Reply to  jose-sousa-dias
13 dias atrás

Banido nao mas precisava de uma suspensão .

inoferreira
inoferreira
12 dias atrás

Só tu não és banido Marko, sempre que abres a boca ou entra mosca ou sai…..

Pity
Pity
12 dias atrás

Um bocado exagerado não, senhor Marko?
Será que ele diria o mesmo se Lawson estivesse no lugar do Gotz, e fosse este o prejudicado?
Quanto à atitude da Mercedes, não sendo bonito, é a prática habitual no DTM, BMW já o fez, a Audi também… A marca sobrepõe-se à equipa

AS19940501
AS19940501
Reply to  Pity
12 dias atrás

Na realidade, a marca sobrepôs-se à verdade desportiva.
Por muito que se repita, não vai por isso ser aceitável. Este campeonato, como outros no passado, ficou indelevelmente ferido de injustiça. Não por do outro lado estar a Red Bull ou o Sr. Marko, mas por ter condicionado a verdade desportiva. Não ficava bem numa competição “nacional” alemã ganhar um Ferrari

últimas DTM
últimas Autosport
dtm