DTM: Ano novo, vida nova

Por a 4 Janeiro 2019 16:53

2019 é ano de muitas novidades no mundo do desporto motorizado e o DTM irá iniciar uma nova era. Depois de tempos algo conturbados, encontrou-se uma solução de futuro e o campeonato alemão de turismos está preparado para se tornar mais global.

A famosa Class One, que em 2014 começou a ser falada, finalmente chegou a bom porto. Depois de avanços e recuos e de ter sido colocada na gaveta (ainda que por pouco tempo), este novo conjunto de regulamentos que foram aprovados pelos responsáveis pelo DTM e dos Super GT japoneses, permitirão a criação de uma plataforma global, que poderá criar um produto apelativo, quer para as marcas, quer para os clientes.

Trata-se de uma homogeneização dos regulamentos que serão usados no DTM já a partir de 2019 e nos Super GT, a partir de 2020. Assim, os dois campeonatos passarão a usar os mesmo regulamentos, abrindo portas a que construtores japoneses possam entrar no DTM e vice-versa. É um primeiro passo para um possível campeonato global, com custos mais reduzidos e controlados, o que agrada sempre às marcas.

Existem mudanças nos carros, com uma aerodinâmica revista e mais eficiente, apesar de criar menos apoio que as versões anteriores no DTM, estando mais em linha com o que se vê nos Super GT. As grandes diferenças estão na estandardização de uma grande quantidade de componentes, que ficarão disponíveis quer na Ásia quer na Europa, permitindo uma diminuição significativa dos custos. Outra das grandes mudanças para o DTM será o motor, que passará a ser de 4 cilindros em linha, turbo, com 2 litros de capacidade com potência de 620 cv. As antigas unidades V8 4.5L de 500 Cv irão para os museus. Teremos também uma corrida conjunta entre os novos DTM e os Super GT com um BoP que irá tornar as performances equivalentes, no que se espera ser um aperitivo do que poderemos ver no futuro.

As novas máquinas foram testadas no Estoril e as primeiras impressões foram as melhores por parte dos pilotos. A potência dos novos motores agradou sobremaneira aos homens do volante, tal como o binário. A nova aerodinâmica exigirá também mais dos artistas e a manutenção dos pneus de 2018 obrigará a uma gestão mais cuidada das borrachas. Esperam-se tempos por volta 2 a 3 seg. mais rápidos que os registos anteriores e diz quem viu que a sensação de velocidade e o som das máquinas recomenda-se.

Quanto às marcas envolvidas temos a Audi e a BMW que já testaram as novas máquinas no Estoril. A Audi mantém os mesmos pilotos do ano passado, contando com Nico Muller, René Rast, Mike Rockenfeller, Robin Frijns, Loïc Duval, e Jamie Green.

A BMW terá Philipp Eng, Timo Glock, Marco Wittmann, Joel Ericsson e Bruno Spengler, faltando anunciar quem irá substituir Augusto Farfus, que deixará de competir no DTM em 2019. Uma das novidades para 2019 será o ingresso da Aston Martin, que irá entrar no campeonato com a equipa suíça R-Motorsport. Se o progresso do desenvolvimento do novo Vantage decorrer como agendado, poderemos ver a nova máquina em ação ainda este ano.

Para quem quiser assistir às provas ao vivo, terá também o aliciante de ver a Formula European Masters (antiga Fórmula 3 europeia) e a nova Fórmula W, criada para acolher pilotos do sexo feminino, as categorias de suporte que terá maior presença este ano, juntamente com algumas jornadas da Porsche Carrera Cup Benelux, Germany e France, assim como a Audi Sport Seyffarth R8 LMS Cup.

 

O calendário para 2019 conta com nove provas e um teste conjunto:

15 a 18 de Abril: Teste conjunto – Lausitzring

3 a 5 de Maio: Hockenheim

17 a 19 de Maio: Zolder

7 a 9 de Junho: Misano

5 a 7 de Julho: Norisring

19 a 21 de Julho: Assen

10 a 11 de Agosto: Brands Hatch

23 a 25 de Agosto: Lausitzring

13 a 15 de Setembro: Nürburgring

4 a 6 de Outubro: Hockenheim

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