Numa das melhores fases de sempre, o Campeonato de Portugal de Velocidade trouxe quantidade e qualidade com19 modelos distintos a tomar parte nas grelhas de partida da temporada de 2024.
O carro mais representado foi o Mercedes AMG GT4, com 10 unidades a estarem em pista distribuídos por 5 equipas – NM Racing Team, Lema Racing, Team VRT, JC Group Racing Team e Racar Motorsport.
A Porsche, com 4 modelos distintos, foi a marca com mais carros de diferente conceções, estando representada pelo inevitável 911, o 718 Cayman GT4 RS Clubsport, o 718 Cayman GT4 Clubsport e o 981 Cayman MR.
Ao longo da temporada verificou-se um número de inscritos médio de 34,5 carros por evento, tendo o número máximo se verificado na etapa do Algarve, com 43 máquinas registadas na lista de inscritos.
As quatro provas do Iberian Supercars superaram sempre os trinta carros, sendo que, como seria de esperar, apenas nas rondas dedicadas exclusivamente ao Campeonato de Portugal de Velocidade e ao Supercars Jarama RACE se verificaram listas mais curtas, 27 e 20, respetivamente.
Ao longo da temporada foram 11 os modelos que se impuseram nas três categorias em disputa, tendo o… Hyundai Elantra N TCR sido os mais vitoriosos, com os 8 triunfos assegurados por Daniel Teixeira (JT59 Racing Team) na geral de Turismos.

A Hyundai foi a marca com mais vitórias ao longo da temporada, tendo assegurado 10 subidas ao degrau mais alto do pódio, com os dois sucessos de Pedro Herráiz e Samuel Gomez na etapa de Jarama aos comandos de um Hyundai i30 N TCR da RX Pro Racing.
A Porsche foi a que mais modelos teve a vencer, com os triunfos de Rui Miritta (Porsche 911 – Monteiros Competições), de Gonçalo Fernandes / Francisco Mora (Porsche 718 Cayman GT4 – Veloso Motorsport) e a de Pompeu Simões e Duarte Camelo (Porsche 718 Cayman Clubsport – Speedy Motorsport.
Na GT4, o modelo com mais sucesso foi o Toyota GR Supra GT4 com 5 vitórias, quatro obtidas por César Machado e Jan Durán (Speedy Motorsport) e outra por Bernardo Sousa e Carlos Vieira (Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal). Esta categoria foi onde mais modelos provaram o sabor da vitória – 5.
GT4
Toyota GR Supra GT4 5
Mercedes AMG GT4 3
Aston Martin Vantage AMR GT4 2
BMW M4 GT4 (F82) 1
Porsche 718 Cayman GT4 1
Turismos
Hyundai Elantra N TCR 8
Hyundai i30 TCR 2
GTC
Porsche 911 6
Ligier JS2R 3
Ginetta G55 2
Porsche Cayman MR GT4 1











