Rampa da Caramulo: Novo triunfo de João Fonseca

Por a 14 Julho 2019 18:02

João Fonseca soma mais uma vitória no Campeonato de Portugal de Montanha, desta feita na 29º edição da Rampa do Caramulo. Flávio Saínhas vingou o desaire da prova anterior, e venceu nos Clássicos.

Não há grande volta a dar. Cinco provas, cinco triunfos de João Fonseca, que mais uma vez se mostrou imparável face aos seus adversários. Quando faltam apenas três provas para o fim do ano, o piloto da Covilhã está cada vez mais perto de sucedeu a Rui Ramalho, também ele perfeitamente dominador o ano passado.

Aos comandos do SilverCar EF10, Fonseca dominou a prova do Targa Clube desde o seu arranque, cotando-se como o mais rápido em todas as subidas de prova, embora não tenha batido o seu tempo de sábado, no derradeiro dia de prova. No final, o registo de 2:37.278 foi suficiente para deixar Hélder Silva a 2.604s. no entanto, o piloto do Juno CN 09 sai motivado do Caramulo por ter encurtado a diferença para Fonseca nos duelos diretos, subida a subida, estando cada vez mais perto de dar outra luta ao piloto do SilverCar EF10.

Também cada vez mais forte está José Correia. A adaptação ao Osella PA2000 EVO2 do JC Group Racing Team continua a dar frutos e o piloto garantiu mais um pódio absoluto, terminando no terceiro lugar, a 5,4 segundos do vencedor.

Quem saiu do Caramulo ‘cliente’ das rampas foi Vítor Pascoal. O bicampeão nacional de ralis, na categoria GT, deu espetáculo com o seu Porsche 911 GT3 Cup, vencendo a categoria GT e garantindo o sexto lugar na geral absoluta. Promete voltar mais vezes.

Na luta entre os muitos ‘galos’ para o poleiro entre os Turismo, a competição foi brava e emocionante.

No Caramulo, Luís Nunes voltou às vitórias. O autêntico ‘foguete’ de Valpaços esteve imparável com o Ford Fiesta ST R5 e foi o justo vencedor global da categoria e na Divisão Turismo 2, garantindo ainda o quarto lugar da geral absoluta.

Hugo Araújo e o Subaru Impreza não conseguiram contrariar o domínio de Luís Nunes. Saíram do Caramulo com o segundo lugar na divisão e na categoria, bem como um bom quinto posto absoluto. Registo para a terceira posição na Divisão 2 do BMW M3 de Luís Silva, que reclamou ainda um 10º posto na geral final da prova.

O jovem bracarense José Rodrigues voltou ao CPM JC Group, depois de ter corrido na Falperra. Esteve competitivo ao longo do fim-de-semana e junto desta vez o triunfo da Divisão 4 ao terceiro lugar global dos Turismo.

Quanto às contas da Divisão Turismo 3, destaque para a quarta vitória consecutiva de Joaquim Teixeira e do Seat Leon Supercopa Mk3. Não deu veleidades na luta pela divisão, sendo sempre o mais forte, ao longo de toda a prova. Gabriela Correia (Seat Leon Supercopa Mk3) voltou a ser segunda, cabendo novamente a Sérgio Nogueira fechar o pódio, tripulando um Renault Clio RS.

Parcídio Summavielle correu na Rampa do Caramulo com um Skoda Fabia R5 e ninguém o conseguiu parar. Venceu a divisão e terminou num bom quarto lugar da categoria. Sem capacidade para contraria o domínio do fafense, Alberto Pereira levou o seu Mitsubishi EVO VII ao segundo posto, na frente de Ricardo Gomes, 3º classificado no seu regresso ao volante do Mitsubishi EVO X.

Flávio Saínhas triunfa nos Clássicos

Faltou às duas primeiras provas da temporada, na Penha e na Falperra. Desistiu, com problemas de motor, na Serra da Estrela.

Nas duas únicas provas que fez até ao momento, sem qualquer problema, venceu e convenceu. De seu nome Flávio Saínhas e, prova após prova, ostenta um talento na condução que o transforma num crónico candidato aos lugares de relevo do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group.

No Caramulo, resistiu à pressão e ao forte embate no duelo que protagonizou com Ricardo Loureiro e Fernando Salgueiro, ambos a “jogar em casa” e sempre muito fortes com os Ford Escort MKII do Caramulo Racing Team. Na subidas de prova não deu hipótese e o seu Ford Escort MKI foi sempre o mais rápido. Vitória imperial na geral dos clássicos e na Divisão 5, onde foi secundado por Carlos Oliveira (Porsche 911 SC) e por Luís Moutinho (Ford Escort RS 1800), 2º e 3º, respectivamente.

Loureiro foi um justo 2º classificado, sendo ainda premiado com a vitória na Divisão 6, onde Salgueiro foi segundo e Rui Gama (Austin Clubman) terceiro.

Nas contas das taças para os carros com cilindrada até 1300, João Diogo Santos (Fiat Punto 85 Sport) voltou a vencer a TPM 1300, na frente de Francisco Milheiro, (Peugeot 106). Domingos Fernandes levou o Autobiachi A122 Abarth ao triunfo na TPCM1300.

O Campeonato de Portugal de Montanha JC Group prossegue já dentro de 15 dias. A 6º prova decorrerá em Murça, sob a égide organizativa do CAMI.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPM MONTANHA
últimas Autosport
cnm-montanha
últimas Automais
cnm-montanha
Ativar notificações? Sim Não, obrigado