BMW MOTORSPORT 3.0 CSL: O verdadeiro Batmobile

Por a 14 Março 2023 16:26

Em 1971, era a Ford que dominava as então muito interessantes corridas do Mundial de Turismo, com um Capri 2600RS Zakspeed equipado com um leve motor de seis cilindros em linha. A BMW ainda tentou enfrentar o gigante norte-americano, com um 2800 CS, preparado pela Alpina, mas o carro era demasiado pesado e incapaz de desafiar os seus rivais. Por isso, a casa bávara decidiu tomar em suas mãos o seu próprio futuro.

Nasceu assim a BMW Motorsport, liderada pelo ex-piloto de testes da Porsche e diretor desportivo da Ford, Jochen Neerpasch. Tomando como base o 3.0 CS, a Motorsport desenvolveu-o, homologando-o em Grupo 2, para o qual era necessária uma produção de 1000 unidades. O resultado foi um primeiro 3.0 CSL, com um motor de 3003cc, que depois passou para os 3,2 (340 cv) e os 3,5 litros (430 cv). Esse primeiro CSL, com os seus escassos 180 cv, se bem que equipado com uma caixa de velocidades Getrag-4 e dois carburadores Zenith, revelou-se uma base sólida, embora ainda incapaz de bater os Capri da Zakspeed. Em especial, o carro alemão era algo instável quando sujeito a cargas laterais, o que levou os engenheiros de Estugarda a levá-lo ao túnel de vento.

Nasceu assim a impressionante e famosa silhueta “Batmobile”, com as suas asas enormes, em especial a montada na mala traseira. O resultado foi tão óbvio – Hans Stuck, no velho Nurburgring, retirou 15 segundos à marca conseguida com a versão sem esses apêndices! – que o carro ficou assim para a posteridade.

No seu ano de estreia em competição, em 1973, conquistou o primeiro de seis títulos mundiais de Turismo, com pilotos como Stuck, Nikki Lauda, Chris Amon, Henri Pescarolo ou Vittorio Brambilla. O carro de série deixou de ser produzido em 1975, mas a versão de corrida do automóvel alemão continuou e foi mesmo “exportada” para as competições norte-americanas, onde o 3.0 CSL chegou a ter 750 cv!

O 3.0 CSL foi a primeira criação da BMW Motorsport e durante a sua vida competitiva venceu seis títulos consecutivos a partir de 1973

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo