24h de Daytona: A “lotaria” que saiu ao #10

Por a 28 Janeiro 2019 16:25

E tudo a chuva misturou. Poderia ser o resumo das 24h de Daytona. Desde que a água começou a cair dos céus, que a corrida ficou mudou de figura, tornando-se numa lotaria. Mas claro que, como se diz, a sorte dá muito trabalho e só sorriu a quem teve a arte de passar incólume pelos perigos.

Deste grupo temos, infelizmente, de retirar os pilotos portugueses do #5. A Action Express queria dar uma festa de despedida a Christian Fittiapaldi condigna com a sua carreira na equipa, mas logo na qualificação se viu que seria preciso muito esforço para repetir o sucesso de 2018, com um problema que obrigaria o #5 a largar da última posição.

Infelizmente as coisas pioraram na corrida e um problema eléctrico acabou com as esperanças lusas. É já um clássico os portugueses queixarem da electricidade mas neste caso a factura foi mesmo cara demais. Os nossos rapazes mereciam muito mais.

Os Mazda também foram uma das grandes desilusões. O ritmo apresentado nas qualificações não deixava margem para dúvida, quanto a velocidade das máquinas assistidas pela Team Joest. Restava saber se aguentaria o teste de fiabilidade. Não resistiram e falharam com nota negativa, com os dois carros fora de combate no final da prova. Apesar da notável velocidade apresentada, as provas de endurance vencem-se na regularidade e com fiabilidade. Houve no entanto bons sinais para o futuro.

Quem pareceu ter escondido o jogo foram os homens da Acura e da WTR. Tanto o #6, o #7 como o “Caddy” #10 mostraram em corrida mais do que tínhamos visto nos treinos. Os Acura trataram de assumir a frente da prova nas primeiras horas, mas esse esforço foi ofuscado pela prestação de Fernando Alonso.

O espanhol mostrou o seu talento com uma recuperação notável até ao topo da tabela de tempos. Com os Mazda fora da luta, tal como o #5 e os Cadillac da JDC e da Juncos era, tínhamos quatro pretendentes à vitória.

O #6 também claudicou perto do fim e a luta passou a ser entre os Cadillac #10 e #31, com o #7 por perto. Nasr não conseguiu aguentar a liderança e Alonso ficou com o primeiro lugar da prova até esta ser interrompida antes do relógio marcar 24horas.

Esta é a segunda vitória da WTR em três anos e a terceira seguida de máquinas da Cadillac em Daytona.

Os destaques têm de ir para as prestações de Alonso, que na sua primeira experiência nos DPi conseguiu a vitória numa das mais míticas provas de resistência. No ano em que procura completar a Triple Crown, pode começar a pensar em completar a Triple Crown da resistência, com Sebring a ser o próximo alvo do espanhol, caso assim decida. Mas também Kobayashi mostrou um bom andamento na corrida tal como Jordan Taylor e Renger Van der Zande, habituados a este tipo de competição.

O #31 também mostrou novamente o bom andamento e provou o que poderia ter sido a corrida dos nosso portugueses. Felipe Nasr, Pipo Derani e Eric Curan mereceram inteiramente a presença no pódio, num ano que começa de forma positiva.

Os Acura, apesar da desistência do #6, estiveram também no lote dos mais fortes e prometem boas lutas em 2019.

Por fim as condições de pista merecem ser realçadas. Uma prova que já é complicada, tornou-se numa luta pela sobrevivência com os pilotos a terem dificuldade em manter as máquinas em pista. Muitos questionaram as opções da direcção de prova que tentou decidir da melhor consoante os dados que tinha à disposição.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa