24 Horas de Spa: BMW consegue saborosa dobradinha!

Por a 29 Julho 2018 16:59

Philip Enge, Tom Blomqvist e Christian Krognes, ao volante de um BMW M6 GT3, venceram a 70ª edição das 24 Horas de Spa. Uma vitória muito saborosa para a equipa Walkenhorst BMW, já que são especialistas nas 24 Horas do Nurburgring e inscreveram, pela primeira vez, um carro no Blaincpain GT Series Endurance, reclamando uma vitória igualmente saborosa para a BMW, pois foi o terceiro sucesso da casa de Munique nos últimos quatro anos.

O segundo lugar ficou na posse do BMW M6 GT3 da BMW Team Rowe Motorsport, cujo carro nº 99, pilotado por Alexander Sims, Nicky Catsburg e Jens Klingmann, valorizaram a vitória do BMW nº34. Deram muita luta e antes da paragem final nas boxes, a diferença entre os dois M6 GT3 era de apenas 20 segundos e após a paragem a diferença reduziu-se para metade. Isto porque a Rowe Motorsport deixou para o final a “joker pit stop”, uma possibilidade conferida pelo regulamento da prova e que permitia fazer uma paragem mais curta que os habituais 1m52s. Os dez segundos pareciam fáceis de anular, mas a verdade é que Philip Eng esteve imperial e não permitiu que Alexander Sims conseguisse, sequer, se aproximar para um eventual duelo.

Antes de tentar esta luta pela vitória, que não se concretizou, Alçexander Sims teve de lidar com a pressão exercida por Frederic Vervisch (piloto do WTCR) sobre o BMW da Rowe, ao volante do Audi R8 LMS da Sainteloc, carro que, como todos os Audi, foram brindados com uma alteração de última hora no Balance of Performance (BoP). Uma falha no sistema de alimentação fez o carro da Sainteloc atrasar-se, perdendo a tripla Frederic Vervisch, Markus Winkelhock e Christopher Haase (estes dois, vencedores em 2017) a possibilidade terminar no pódio, que acabou nas mãos de outro Audi, no caso o carro da Land Mortorsport pilotado pelos jovens Kelvin e Sheldon van der Linde e Jeffrey Schmidt. Este carro esteve na luta pela vitória até que foram penalizados por excessivo abuso dos limites da pista.

O quinto lugar final ficou para o Mercedes AMG GT3 do Team Black Falcon (formação oficial da casa de Estugarda) com Yelmer Buurman, Maro Engl e Luca Stolz, uma tripla de respeito que perdeu a possibilidade de chegar ao pódio quando a equipa mandou para o carro nas boxes, em bandeira verde e, segundos depois, surgiu uma bandeira amarela que todos aproveitaram para parar, quando a prova estava a passar as 22 horas de corrida.

A fechar o Top 10, ficou o Mercedes AMG GT3 da Auto Sport Promotion pilotado por  Raffaele Marciello, Daniel Juncadella e Tristan Vautier, já a uma volta do vencedor, seguido no sétimo lugar pelo primeiro Nissan GT-R Nismo GT3, o carro da RJN Motorsport, pilotado pelos homens da casa, Alex Buncombe, Matt Parry e Lucas Ordonez. No oitavo posto ficou o melhor carro da WRT Audi, no caso o nº2, pilotado por René Rast, Robin Frijns e Nico Muller. O outro Audi da WRT, o nº1 que tinha rubricado a pole position através de Dries Vanthoor, foi desqualificado devido a uma irregularidade técnica e a tripla composta pelo mais novo dos Vanthoor, Alex Riberas e Christopher Mies, não terminou a corrida devido a um problema mecânico.

Assim, no nono lugar ficou o Aston Martin nº 76 da R-Motorsport, pilotado por Mathieu Vaxiviere, Jack Dennis e Nicki Thim e a fechar o Top 10, o melhor Ferrari, o 488 GTB GT3 da SMP Racing pilotado por Mikail Aleshin, Miguel Molina e Davide Rigon.

Entre os pilotos mais mediáticos, Rubens Barrichello, ao volante do Mercedes AMG GT3 da Strakka Racing, na companhia de Christian Vietoris e Felipe Fraga, terminou no 58º lugar, enquanto que Riccardo Patrese, acima dos 60 anos, ajudou o filho de Patrick Deppailer, Loic Depailler, Esteban Guerrieri (piloto Honda no WTCR) e Bertrand Baguette, a chegar ao final no 32º lugar. Quanto aos portugueses, Álvaro Parente, na companhia de Maxi Buhk e Maxi Gotz, no Mercedes AMG GT3 da Strakka Racing, fez o último turno de condução e chegou ao 11º lugar final, enquanto que Rui Águas, aos comandos do Mercedes AMG GT3 da Black Falcon e na companhia de Kriton Lendoudis, Saud Al Faisal e Tom Onslow-Cole, terminou no 31º lugar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado