24 Horas de Nurburgring: Veja como tudo começou
Realizam-se no próximo fim de semana as 24 Horas de Nurburgring, um evento mítico e com grande história, que tem um português entre os pilotos que lá mais venceram, Pedro Lamy.
Não conta para
nenhum campeonato, mas toda a gente quer lá estar. As 24 Horas de Nürburgring realizam-se
no próximo fim de semana. Hoje em dia existem poucas corridas assim. Juntar quase
200 carros em pista, tão distintos como um GT3 e um Grupo N de 1600 cm3, uns
com equipas de pilotos completamente profissionais, outros com um grupo de
amigos que lhes apeteceu fazer uma corridinha grande, é uma tarefa nada fácil,
mas o organizador ADAC consegue fazê-lo.
As 24 Horas de
Nürburgring começaram em 1970 como uma corrida para carros de turismo. O Grande
Prémio de Carros de Turismo, uma prova de seis horas, já tinha lugar no
Nordschleife e fazia parte do calendário do Campeonato Europeu de Turismo, mas
a criação das 24 Horas tinha como objetivo criar uma prova de resistência onde
pudessem participar essencialmente equipas privadas. Ainda assim, os primeiros
vencedores foram Hans-Joachim Stuck e Clemens Schickentanz, dois pilotos que na
altura já tinham créditos firmados, e que pilotaram um BMW 2002 preparado pela
Koepchen, uma das muitas casas de tuning, como a Faltz, Alpina, GS Tuning ou
Schnitzer, que tinha relações próximas ao construtor alemão.
A sobrevivência
da prova ficou ameaçada pela crise petrolífera de 1973, que levou a uma
interrupção de dois anos, mas tudo mudou em 1977 quando uma série de pequenas
clubes alemães juntou forças para criar a organização que hoje se chama VLN.
Cada um desses clubes organizava a sua própria corrida de resistência no
Nordschleife, mas optaram por unificar regulamentos para poderem participar nas
provas uns dos outros, e ‘ocuparam’ de vez a prova, contribuindo para a sua
mística longevidade.
Aliás, foram
raras ocasiões, os vencedores da prova eram ilustres desconhecidos ao volante
de automóveis perfeitamente normais.
Os
profissionais invadiram a prova em 1987, quando um Ford Sierra Cosworth venceu,
no que foi a primeira vitória de um motor turbo. Carros do DTM e da Porsche
Carrera Cup passaram a digladiar-se pelo triunfo com o fim do ETCC, mas depois
da vitória de um Diesel em 1999, a organização deixou GT mais potentes
regressar no ano seguinte. Hoje, os GT3, inscritos na categoria SP9, constituem
uma parte significativa do plantel.
Há um português
entre os que mais vezes lá venceram, cinco, chama-se Pedro Lamy, triunfou em
2010,2005,2004,2002 e 2001. Tem a ‘companhia’, também com cinco triunfos de
Timo Bernhard (2011,2009,2008,2007,2006) e Marcel Tiemann (2009,2008,2007,2006,2003).
O Nürburgring
Nordschleife continua a ser o traçado mais temido e ao qual os pilotos, quase
sem exceção dão mais reverência. Atualmente com os seus mais de 25 Km, o seu
passado e a sua história encerram história e ‘estórias’ que davam para encher
vários livros. E uma das mais interessantes ‘estórias’ são os recordes.
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