24 Horas de Nurburgring: Veja como tudo começou

Por a 19 Junho 2019 15:32

Realizam-se no próximo fim de semana as 24 Horas de Nurburgring, um evento mítico e com grande história, que tem um português entre os pilotos que lá mais venceram, Pedro Lamy.

Não conta para

nenhum campeonato, mas toda a gente quer lá estar. As 24 Horas de Nürburgring realizam-se

no próximo fim de semana. Hoje em dia existem poucas corridas assim. Juntar quase

200 carros em pista, tão distintos como um GT3 e um Grupo N de 1600 cm3, uns

com equipas de pilotos completamente profissionais, outros com um grupo de

amigos que lhes apeteceu fazer uma corridinha grande, é uma tarefa nada fácil,

mas o organizador ADAC consegue fazê-lo.

As 24 Horas de

Nürburgring começaram em 1970 como uma corrida para carros de turismo. O Grande

Prémio de Carros de Turismo, uma prova de seis horas, já tinha lugar no

Nordschleife e fazia parte do calendário do Campeonato Europeu de Turismo, mas

a criação das 24 Horas tinha como objetivo criar uma prova de resistência onde

pudessem participar essencialmente equipas privadas. Ainda assim, os primeiros

vencedores foram Hans-Joachim Stuck e Clemens Schickentanz, dois pilotos que na

altura já tinham créditos firmados, e que pilotaram um BMW 2002 preparado pela

Koepchen, uma das muitas casas de tuning, como a Faltz, Alpina, GS Tuning ou

Schnitzer, que tinha relações próximas ao construtor alemão.

A sobrevivência

da prova ficou ameaçada pela crise petrolífera de 1973, que levou a uma

interrupção de dois anos, mas tudo mudou em 1977 quando uma série de pequenas

clubes alemães juntou forças para criar a organização que hoje se chama VLN.

Cada um desses clubes organizava a sua própria corrida de resistência no

Nordschleife, mas optaram por unificar regulamentos para poderem participar nas

provas uns dos outros, e ‘ocuparam’ de vez a prova, contribuindo para a sua

mística longevidade.

Aliás, foram

raras ocasiões, os vencedores da prova eram ilustres desconhecidos ao volante

de automóveis perfeitamente normais.

Os

profissionais invadiram a prova em 1987, quando um Ford Sierra Cosworth venceu,

no que foi a primeira vitória de um motor turbo. Carros do DTM e da Porsche

Carrera Cup passaram a digladiar-se pelo triunfo com o fim do ETCC, mas depois

da vitória de um Diesel em 1999, a organização deixou GT mais potentes

regressar no ano seguinte. Hoje, os GT3, inscritos na categoria SP9, constituem

uma parte significativa do plantel.

Há um português

entre os que mais vezes lá venceram, cinco, chama-se Pedro Lamy, triunfou em

2010,2005,2004,2002 e 2001. Tem a ‘companhia’, também com cinco triunfos de

Timo Bernhard (2011,2009,2008,2007,2006) e Marcel Tiemann (2009,2008,2007,2006,2003).

O Nürburgring

Nordschleife continua a ser o traçado mais temido e ao qual os pilotos, quase

sem exceção dão mais reverência. Atualmente com os seus mais de 25 Km, o seu

passado e a sua história encerram história e ‘estórias’ que davam para encher

vários livros. E uma das mais interessantes ‘estórias’ são os recordes.

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