W2RC, Rali de Marrocos: Al Attiyah, Lategan ou Moraes, quem será o campeão?
Rali de Marrocos fecha época do Mundial de Todo-o-Terreno com final ao rubro
O desfecho do FIA W2RC de 2025 promete emoções fortes a partir de Fez, em Marrocos, onde a competição automóvel chega mais renhida do que nunca. Três pilotos — Nasser Al Attiyah, Henk Lategan e Lucas Moraes — estão separados apenas por dez pontos, com 58 ainda em jogo. O mesmo equilíbrio marca as categorias Challenger e SSV, incluindo ambição renovada por parte dos portugueses Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira.
“A corrida favorita, mas também a mais difícil”: Al Attiyah aposta tudo
Nasser Al Attiyah não esconde o entusiasmo por regressar às dunas marroquinas: “Estamos muito felizes por estar aqui em Marrocos. É a minha corrida favorita, mas também uma das mais difíceis.”
O piloto do Dacia Sandriders tem plena consciência do desafio: “Este ano temos de trabalhar muito para vencer, mas temos também de ser inteligentes para, pelo menos, conquistar o título mundial. É muito importante. Temos experiência e um bom carro, o campeonato está muito disputado, mas acreditamos na equipa. Confiamos em nós próprios e vamos dar tudo para juntar as peças do puzzle.
Our little city from the sky 🏠
📍Fez Grand Stadium #W2RC #FIA #FIM #RallyeDuMaroc pic.twitter.com/6zid2OvPcJ
— World Rally-Raid Championship 🚗 🏍 (@OfficialW2RC) October 11, 2025
Lategan e Moraes: Toyota aposta no talento em pleno deserto
Henk Lategan estreia-se nesta luta pelo título absoluto e sublinha o ineditismo da experiência: “Não sei o que esperar. Tem sido uma época cheia de novidades para mim — primeiro Mundial, estreia em Portugal, agora Marrocos. Gosto do conceito de deserto aberto e espero conseguir extrair mais velocidade do carro. Vamos entrar em desvantagem face a quem já correu aqui, mas tudo tem corrido bem. Queremos acabar em grande!”
Lucas Moraes, colega de Lategan na Toyota, também realça o peso do momento: “É especial voltar a Marrocos, ganhei uma etapa aqui no ano passado. Agora luto pelo título com o Henk — e isso só prova o equilíbrio. Só no fim, e talvez depois de quatro etapas, a equipa decidirá estratégias. Até lá, vamos para a luta, sem reservas e com ambição.”
The rally hasn’t even kicked off yet and it’s already amazing 🤩🌲#W2RC #FIA #FIM #RallyeDuMaroc pic.twitter.com/6JxQ5NPEXQ
— World Rally-Raid Championship 🚗 🏍 (@OfficialW2RC) October 11, 2025
Loeb e Sainz: olhos postos no Dakar
Sébastien Loeb, segundo piloto do Dacia Sandriders, valoriza Marrocos como grande ensaio: “É uma prova importante antes do Dakar e, sendo a última do campeonato, queremos terminar bem. Vamos trabalhar com o carro, garantir fiabilidade e atacar pela melhor prestação possível.”
Já Carlos Sainz (Ford M-Sport) atribui ao evento uma importância decisiva: “Todos concordam que Marrocos tem estatuto lendário. É ali que medimos a evolução dos carros e conhecemos o verdadeiro valor dos adversários. Estou convencido de que fizemos um excelente trabalho este ano. Agora é hora de aferir essa confiança.”
Enchanted forest. 🧚 The Atlas. ✨#W2RC #FIM #FIA #RallyeDuMaroc pic.twitter.com/KOUWHWt9Q7
— World Rally-Raid Championship 🚗 🏍 (@OfficialW2RC) October 10, 2025
Challenger e SSV: portugueses querem brilhar no deserto
Na Challenger, Nicolás Cavigliasso parte com 29 pontos de vantagem e assume que não pode relaxar: “Sinto-me bem, o carro está pronto. Vamos forçar o ritmo, fazer especiais limpas e rápidas, mas sobretudo inteligentes.”
No SSV, Alexandre Pinto já garantiu o título, mas mantém a fasquia elevada para a prova de Marrocos: “Foi incrível vencer o campeonato, mas agora quero atacar o pódio e até a vitória. Aqui tudo começou para nós há um ano e isso traz uma motivação ainda maior. A lista de inscritos está cheia de talento. A prioridade é consistência, mas estou pronto para atacar.”
Preparativos para o Dakar 2026 arrancam hoje
Com 222 equipas autorizadas a partir e uma lista de inscritos de luxo entre FIA e FIM, o Rallye du Maroc 2025 arranca com uma etapa inaugural de 83 km nos arredores de Fez, prometendo espetáculo para acompanhar desde bem cedo. O evento, que serve também de ensaio geral para o Dakar do próximo ano, será palco de todas as decisões no mundial de todo-o-terreno, consolidando Marrocos como referência absoluta do desporto motorizado africano.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






