VÍDEO: Conheça o Peugeot 2008 DKR a nova máquina francesa para o Dakar

Por a 3 Julho 2014 16:38

A Peugeot Sport já iniciou os testes com o 2008 DKR, com que vai regressar ao Dakar. O carro tem rodado em França, com Carlos Sainz ao volante. Depois de suscitar muita atenção junto do público com o novo e deslumbrante 2008 DKR, a equipa Peugeot-Total levantou finalmente o véu sobre o trabalho realizado por dentro desta máquina musculada, que enfrentará as equipas de 4X4 no Dakar de 2015 com apenas duas rodas motrizes.

Dunas, montanhas, leitos de rios secos, desfiladeiros, temperaturas elevadas, deserto de sal, terreno áspero, areia, ‘fesh-fesh’… Estas são apenas algumas das ‘alegrias’ que esperam pelo Peugeot 2008 DKR no próximo Rali Dakar. Para enfrentar este desafio tremendo, a equipa Peugeot-Total enveredou por um caminho técnico muito ousado: “Muito daquilo que fizemos nas 24 Horas de Le Mans – ao optar por correr com um carro com cockpit fechado – decidimos adaptar esse conceito inovador também aqui”, explicou Bruno Famin, director da Peugeot Sport. “Quando viemos para os ralis de Todo-o-Terreno a grande questão era se corríamos com um carro de duas ou quatro rodas motrizes. Depois de um estudo detalhado sobre a questão, decidimos optar por uma transmissão de duas rodas motrizes, a qual apresenta um número interessante de benefícios.” Esta decisão audaz permitiu à Peugeot Sport ser a primeira equipa a ter a possibilidade de se tornar na primeira vencedora do Dakar com um carro de duas rodas motrizes e motor diesel.

Com o intuito de equilibrar as possibilidades das diferentes opções, os regulamentos em vigor permitem às máquinas de duas rodas motrizes beneficiarem de certas vantagens, que em teoria se desvanecem face aos carros convencionais 4X4. O gestor técnico do projecto, Jean-Christophe Pallier, resume-as: “No desporto motorizado, o peso contraria o desempenho. Contudo, no caso dos ralis de Todo-o-Terreno, é permitido aos carros de duas rodas motrizes serem significativamente mais leves que os 4X4.

Além disso, estão também autorizados a usarem rodas de maior diâmetro, o que lhes fornece uma certa vantagem quando têm de superar as armadilhas próprias deste tipo de terreno. No topo de tudo isto, os regulamentos permitem que o 2008 DKR quase possa subir paredes verticais! E não é tudo! O longo curso de suspensão – 460mm em vez de 250 mm – melhora o seu desempenho para superar as dunas e na transposição de terreno irregular. Isto é chave principal numa prova como o Dakar! Outra das vantagens das rodas de grandes dimensões é o sistema que nos possibilita regular a pressão dos pneus remotamente, a partir do interior do cockpit, ao entrarmos numa zona de dunas. Uma táctica que pode significar o ganho de minutos preciosos.

A fim de explorarem totalmente estes benefícios, os engenheiros da Peugeot Sport colocaram a sua criatividade à prova para criarem um carro extremamente compacto. Com 345 cv, um motor V6 bi-turbo diesel, tração traseira, o 2008 DKR parece um felino musculado pronto a enfrentar e ultrapassar quaisquer obstáculos. “Montar todos os componentes vitais num espaço tão pequeno deu-nos uma certa dor de cabeça!”, admite Pallier. “Os carros pequenos tendem a ter um desempenho mais ‘confortável’ em zonas sinuosas, estilo WRC – o tipo de etapas, por isso este tipo de melhoramentos aumentam o potencial dos carros de duas rodas motrizes em situações em que os 4X4 tendem a ter vantagem.”

Atrás destas convicções – expressas pela Red Bull nos dois últimos anos – os carros de duas rodas motrizes possuem qualidades atrativas que saltam à vista mesmo nos terrenos mais inóspitos, esta aproximação técnica faz todo o sentido para o construtor francês, como explica Bruno Famin: “Tendo em conta que a produção do 2008 é um crossover de duas rodas motrizes equipado com um sistema tecnológico Grip Control – o que o permite ir a qualquer lugar – faz sentido que o 2008 DKR que dele deriva e irá enfrentar o Dakar, seja similar, com apenas duas rodas motrizes.” Tudo o que resta agora é ‘soltar a coleira’!

Dados técnicos – 2008 DKR: Motor: V6 bi-turbo diesel, 2.993 cc, 24 Válvulas; 345 cv , Binário 800 Nm/5.000 rpm; Velocidade Máxima: 200 km/h; Lubrificante: Total Quartz 10 W 50, DV/DV 355 mm/355 mm, Pneus Michelin 37”, Depósito 400 litros

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado