Taça Ibérica de TT: João Ramos começou melhor

Por a 26 Julho 2017 15:31

João Ramos foi o melhor português na Baja Aragon e colocou-se em boa posição na Taça Ibérica, que arrancou precisamente nesta prova espanhola. Ricardo Porém fechou o top 10 e foi segundo na mesma competição. Com o Nacional de Todo o terreno de ‘férias’, foram vários os pilotos portugueses que rumaram a Espanha. João Ramos e Vítor Jesus (Toyota Hilux) realizaram uma prova à sua imagem, sempre rápida, terminando num bom sétimo lugar da geral, e foram a melhor equipa portuguesa. A quem não correu muito bem esta prova foi à dupla Ricardo Porém/Hugo Magalhães em Ford Ranger, que ainda assim ‘salvou’ o segundo lugar luso. A Ford Ranger inscrita pela South Racing teve um problema com a pressão da gasolina, com a dupla a penalizar à entrada de um controlo. Apesar do atraso ainda ‘deu’ para chegar ao top 10. Ricardo Leal dos Santos e João Serôdio, na Nissan Navara V8 foram 14º, depois duma prova marcada por algumas dificuldades com o pó levantado na pista, com a organização a dar 5 minutos aos prioritários FIA, o que cavou muita diferença para a frente da corrida.

Presentes nesta prova estiveram ainda Alejandro Martins/José Marques, na Toyota Hilux, vencedores da última prova do CNTT, mas ficaram cedo pelo caminho, o mesmo sucedendo a Lino Carapeta/Rui António (Land Rover Evoque Proto), Luís Dias/Mário Feio (Nissan Pick Up Proto) e Edgar Condenso/Carlos Silva (Isuzu D-MAX). Para João Ramos, que se pode considerar ‘vencedor’ da Taça Ibérica, pois os homens da Taça do Mundo só eventualmente voltarão a participar em Portalegre, prova que marca o final da competição:

“Começámos e terminámos muito bem, mas podia ser melhor. No primeiro dia, no prólogo, fizemos o terceiro melhor tempo, No último dia, a Baja de Aragon fechava com uma classificativa de 184 km, onde desfrutei de conduzir a Hilux num percurso técnico e muito rápido. A determinada altura comecei a ficar preocupado quando estava a aproximar-me do Martin Prokop, mas felizmente nessa classificativa não fui prejudicado pelo pó, ao contrário do 1° setor seletivo de 217 km, quando vimos Ricardo Porém cerca do Km 40 arrancar depois do furo que teve, que desde esse momento percorri cerca de 180 Km no pó, onde por vezes tinha saídas de pista que levaram, por vezes, a reduzir o andamento para não correr riscos, o que acabou por impedir um melhor resultado a mim e ao Poulter, por não deixar ultrapassar. Tendo eles admitido que me viram e ainda por cima desabafaram que iam com problemas, sendo mais uma razão para não impedirem o andamento. Pela ética desportiva, deveriam ter encostado para permitir a ultrapassagem, pois a determinada distância como podem imaginar, é impossível vencer o pó”

Quanto a Ricardo Porém, o piloto da South Racing teve alguns problemas mas recuperou duas posições na derradeira etapa: “O primeiro foi um dia muito complicado. No troço da manhã tivemos dois furos e problemas de caixa e no troço da tarde debatemos-nos com problemas de travões e pressão de gasolina” começou por dizer Ricardo Porém, que no dia seguinte recuperou as duas posições que tinha perdido na sequência de uma penalização de oito minutos ao chegar atrasado a um controle, depois de ter estado na sua assistência a resolver um problema com a pressão de gasolina. Apesar de ter caído duas posições, para o 12º lugar foi, todavia, o 10º carro a partir para a derradeira etapa, beneficiando por isso do intervalo dado pela organização de cinco minutos entre cada concorrente, para poderem fazer face ao muito pó que a passagem de cada carro levantava: “Felizmente, a derradeira etapa foi praticamente isenta de problemas, o que me permitiu recuperar o lugar no Top 10 que foi a meta com que parti para este dia. Dei o meu melhor e estou bastante satisfeito com a nossa prestação global”, salientou Ricardo Porém.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado