Stéphane Peterhansel: “Confirmámos que somos muito rápidos em reta e um pouco menos nas seções mais estreitas”

Por a 7 Janeiro 2015 07:33

A Peugeot continua no Dakar com os seus três carros (Sainz, Peterhansel e Despres) e esse é o primeiro sinal que em termos de fiabilidade os primeiros receios que existiam, já foram ultrapassados, ainda que se perceba claramente que os Peugeot 2008 DKR não estão a andar no máximo das suas possibilidades, mas sim a ‘apalpar’ terreno. Com o passar dos dias é que se vai saber como vai ser a progressão, ou seja, se mantêm este registo calmo, que os está a colocar de lado de problemas mais complicados, como os que já foram vividos na MINI, por exemplo, ou se, finalmente, atacam os lugares da frente. Isto se forem capazes, claro…

Após a especial tão exigente do dia anterior, Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel e Cyril Despres superaram os seus níveis de fadiga para atacar o terceiro dia do Dakar. Embora difícil, a jornada mais recente teve a vantagem de acabar cedo, permitindo às tripulações relaxar e preparar o dia seguinte no bivouac de Chilecito. O percurso representava ainda um grande desafio, com estradas desobstruídas e rápidas, típicas do Dakar, que teve o bom gosto de atravessar uma das regiões mais bonitas da Argentina. Apesar destas paisagens de tirar o fôlego, os trilhos empoeirados presentearam os concorrentes com algumas bonitas dificuldades, antes da entrada de hoje no Chile.

Lenda dos ralis, Carlos Sainz atacou esta etapa a partir do 6º lugar que ocupava no arranque, continuando a evoluir com mais confiança e maior velocidade. O espanhol pôde aumentar o seu ritmo e terminou a especial com o 4º melhor tempo, resultado que lhe permitiu ascender ao 4º lugar na classificação geral. “Estou muito contente porque ao longo de todo o dia não tivemos qualquer contratempo com o carro e conseguimos adoptar um bom andamento na especial, pelo que aqui estamos! Adorei, mais um dia de prova e estamos numa boa posição!”.

O francês Stéphane Peterhansel foi o 7º mais rápido do dia, após uma etapa sem problemas, o que permitiu aumentar a quilometragem da sua jovem montada. «No geral foi um bom dia, com excepção para o pó», comentou à chegada. “Dado que esta manhã arrancámos na 22ª posição, foi bastante difícil. No entanto, consegui ultrapassar alguns concorrentes logo no início, mas depois a nossa visibilidade tornou-se realmente muito reduzida. Esta foi uma especial mais curta e mais fácil do que a de ontem. Confirmámos que somos muito rápidos em rectas longas e um pouco menos nas seções mais estreitas de vegetação». Graças a este resultado, o francês ascendeu à 16ª posição na geral. «Demonstrar um potencial como o que temos tido até agora é muito encorajador!”, conclui.

A progressão de Cyril Despres é ainda mais espectacular, como demonstra o 14º melhor tempo do dia, a melhor posição até à data e que lhe permitiu ascender ao 20º lugar da geral. “Adorei esta especial”, referiu. “Fiquei verdadeiramente satisfeito com o carro. Sei que tenho ainda muito a aprender mas tenho a sorte de poder contar com um co-piloto muito bom, que me ajuda imenso. Estou a tentar adaptar a minha mentalidade para o facto de estar ao volante de um carro. Nas áreas perigosas ou demolidoras é possível ir duas vezes mais rápido com um carro do que aos comandos de uma mota! Mas há outras, especialmente em travagens e em curvas apertadas, onde os pilotos de motos passam duas vezes mais rápido do que carros. Assimilar esta abordagem é o meu desafio, mas estou a aprender um pouco mais a cada dia!”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado