Ricardo Porém defende liderança no CNTT

Por a 25 Junho 2014 11:03

Depois da primeira vitória da sua carreira no Nacional de TT, Ricardo Porém terá agora de suportar a pressão do campeão Miguel Barbosa na terceira prova da época, a Baja Oleiros-Proença-a-Nova-Mação. Rómulo Branco também espreita primeiro triunfo

Realiza-se no próximo fim de semana a terceira prova do CNTT, a Baja Oleiros-Proença-a-Nova-Mação, um evento da Escuderia Castelo Branco que marca a entrada de Mação para o TT, algo importante já que ao juntar-se a Oleiros e Proença, permitiu transformar muito o traçado, que inclui também uma Zona Espetáculo na pista de Autocross de Mação.

Depois de ter sido vice-campeão nacional em 2012, Ricardo Porém chegou ao seu primeiro triunfo no Campeonato Nacional de TT na última Baja de Alcoutim, no Algarve. Agora, a tarefa do piloto do BMW Proto é defender a liderança do campeonato na terceira prova da época, que se dividirá entre os concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova e Mação. A baja organizada pela Escuderia de Castelo Branco terá assim um percurso algo diferente das edições anteriores, e os principais protagonistas do campeonato deverão voltar a liderar as operações. Ricardo Porém surgirá naturalmente motivado pela vitória no Algarve, que lhe deu o comando do campeonato com quatro pontos de vantagem sobre Rómulo Branco. A atribulada prova do Clube Automóvel do Algarve não correu de feição ao piloto da Toyota Overdrive, que sofreu um toque na primeira passagem pelo setor seletivo e depois foi prejudicado pela decisão da organização em neutralizar a prova quando Rómulo Branco já tinha recuperado o segundo lugar no terreno (viria a terminar em terceiro). Rui Sousa, segundo classificado em Alcoutim onde o seu objetivo foi sobretudo o desenvolvimento do Evoque Cattiva, não irá marcar presença nesta prova, já que tem apenas prevista a presença na Baja de Aragon (18-20 Julho) e a Baja de Portalegre (30 Out a 1 Novembro). Eventualmente pode existir a possibilidade de marcar presença na Baja TT Idanha-a-Nova, em Setembro, mas isso não é, para já, certo. Assim, e depois da excelente prestação em Reguengos, João Cardoso, vice-campeão brasileiro de TT regressa aos comandos da Evoque Cattiva.

Voltando a Alcoutim, o principal prejudicado em termos de resultados foi Miguel Barbosa, traído pelo motor do Mitsubishi Racing Lancer e que assim não pôde dar sequência à vitória na primeira prova, em Reguengos de Monsaraz. Também por isso, o campeão nacional deverá surgir ao ataque nesta Baja Oleiros-Proença-Mação, tentando recuperar, ou pelo menos diminuir, os dez pontos de desvantagem que tem neste momento para o líder Ricardo Porém. Também à procura da necessária fiabilidade no seu Mercedes estará André Amaral.

Jorge Cardoso (T2) e Filipe Carvalho (T8) também tentam manter o comando das respetivas categorias, onde Francisco Gil e Fernando Cunha são os adversários mais próximos. Destaque ainda para o regresso de Nuno Tordo – que viu o seu Pajero arder em Alcoutim – de Nissan D22, porque o novo Mitsubishi não ficou pronto a tempo. A prova da Escuderia conta ainda para o Desafio Total-Mazda, que depois de Reguengos terá a segunda jornada do ano, tendo neste momento Carlos Pinto e Bruno Oliveira separados por sete pontos.

Novo duelo Maio-Patrão nas motos

O ‘eterno’ duelo entre António Maio e Mário Patrão será o principal ponto de interesse na prova das motos. O piloto da Yamaha bateu o seu rival da Suzuki em Alcoutim, mas Patrão ainda lidera a classificação do campeonato nacional, com 14 pontos de vantagem sobre Sebastien Bülher (António Maio é quinto já que sofreu um acidente que o afastou da competição). Já nos quads, o campeão ‘Beto’ Borrego é o tradicional favorito à vitória, enquanto nos Buggies/UTV a discussão deverá ser bem mais aberta, com pilotos como Nuno Tavares, João Lopes/Bruno Santos, Jorge Monteiro e os irmãos Viñaras a lutarem pelos lugares cimeiros. A Baja Oleiros-Proença-Mação terá duas passagens pela Super Especial de 5,09 km na sexta-feira e um duplo setor seletivo de 159,2 km no sábado. Ricardo S. Araújo

Horário

Sexta, 27 de junho

Super Especial – 1ª passagem (5,09 km) 17h00

Super Especial – 2ª passagem (5,09 km) 18h00

Sábado, 28 de junho

Setor Seletivo 1 (159,27 km) 09h40

Setor Seletivo 2 (159,27 km) 15h50

Pódio 19h30

INFORMAÇÃO ÚTIL

Guia da Prova – CLIQUE AQUI

Mapa da Prova – CLIQUE AQUI

Lista de Inscritos – CLIQUE AQUI

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado