Rali Rota da Seda: Estreia de Cyril Desprès

Por a 25 Julho 2016 15:10

Cyril Desprès venceu o Rali Rota da Seda estreando-se a vencer nos autos, depois duma fantástica carreira nas motos, com cinco triunfos no Dakar.

Com o experiente David Castera ao lado e aos comandos do Peugeot 2008 DKR, bastaram-lhe apenas quatro grandes eventos de todo o terreno para chegar ao triunfo numa maratona. O francês terminou a prova com um avanço de 25 minutos para Yazeed Al Rajhi (Mini), isto ao cabo de 14 etapas que ligaram Moscovo na Rússia a Pequim na China. Ironicamente, chegou a temer-se um final ‘à’ 24 Horas de Le Mans, já que um problema no 2008 muito perto da meta chegou a causar pânico, resolvido por Jean-Paul Cottret, navegador de Stéphane Peterhansel, um aguadeiro de luxo, depois de um capotanço na fase inicial da prova que o atrasou mais de nove horas na classificação geral: “Ainda não acredito que venci o Rali Rota da Seda. Agradeço à Peugeot pelo incrível trabalho que fizeram, numa prova em que estive sempre confiante e desfrutei da prova, tive muito prazer. Apanhei aquele susto no final, mas o problema foi detetado imediatamente. Foi mais um exemplo do trabalho de equipa é fácil quando se está rodeado pelos melhores. Eu ainda tenho muito que aprender nos carros, e este Rota da Seda foi perfeito a esse nível. Foi um importante passo em frente na minha carreira”, disse o francês no final.

A prova foi dominada pelos Peugeot, e desde a partida em Moscovo que Desprès foi o piloto mais consistente dos carros franceses, colocando-se à margem dos problemas dos seus colegas de equipa. Yazeed Al Rahji (MINI ALL4 Racing) foi segundo, terminando a 25m51s de Desprès, com o russo Vladimir Vasilyev (MINI ALL4Racing) a completar o pódio. Harry Hunt (MINI ALL4 Racing) foi quarto na frente de Aidyn Rakhimbayev (MINI ALL4 Racing) o que perfaz quatro MINI nos cinco primeiros lugares.

Depois de ter lutado pelo triunfo até muito perto do final, Sébastien Loeb recebeu uma penalização de quatro horas por ter falhado dois waypoints na 12ª etapa: “Dura a lei da aprendizagem!” disse Daniel Elena. Já Loeb, preferiu destacar a os pontos positivos: “Rodámos, colaborámos, melhorámos a nossa linguagem, os códigos, reflexos, a gestão da pressão, a gestão da mecânica, o ritmo de corrida, procurámos o caminho, discutimos os traços da pista, ajudamos-nos e ouvimos. Aprendemos com os erros, quer nas dunas que na navegação, que já não cometeremos em futuras corridas” disse o francês. Airat Mardeev (Kamaz) venceu a prova dos Camiões.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Cariocecus
Cariocecus
7 anos atrás

Vá lá, alguém na redacção lembrou-se disto, vejam lá se também arranjam um tempinho para a Baja Aragon, sejam profissionais de vez em quando, só vos fica é bem!

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado