Minutos depois de se sagrar campeão do Mundo de Rally Raid, Paulo Gonçalves descreveu ao AutoSport as sensações de uma etapa louca e de um título mundial notável, em luta direta contra um dos melhores motards da história do todo-o-terreno: “Era a etapa mais dura de todo o rali, com muita navegação, pistas com diversos trilhos possíveis e algumas dunas. Tinha 14 segundos de vantagem sobre o Marc (Coma) mas partia atrás dele na estrada. Antes do primeiro CP perdi dois minutos e aí pensei que estava tudo perdido. Ainda assim, decidi atacar ao máximo e consegui recuperar porque o Marc também se perdeu. Chegámos juntos a um waypoint muito, muito complicado, a 40 kms do final, onde eu e ele andámos às voltas em círculos. Fizemos mais 12 kms do que devíamos ter feito a tentar encontrar aquele waypoint, mas finalmente encontrei o ponto certo e depois voltei a atacar até ao final. Devo ter sentido que perdi e ganhei o título duas ou três vezes ao longo desta etapa! Foi de loucos”, comentou o novo campeão mundial.
Paulo Gonçalves também admitiu que atingiu “o ponto mais alto da minha carreira porque é diferente ganhar etapas no Dakar ou ser campeão do Mundo após toda uma época com seis provas e 36 dias de corrida. Ainda para mais contra um piloto como o Marc Coma. No final ele veio dar-me os parabéns como grande campeão que é, e reconheceu que foi uma luta dura mas leal ao longo de toda a temporada”. O português venceu duas etapas e a classificação geral no Rali de Marrocos, confirmando também que “a Honda está pronta para lutar pela vitória no Dakar, embora esta seja sempre a prova mais imprevisivel do mundo. Agora quero festejar com a equipa e com toda a minha família e amigos quando chegar a Portugal”, concluiu.












