Mundial de TT/Rali da Andaluzia: Etapa 3: Loeb na frente, Attiyah perto do título, Chaleco Lopez Campeão de T3

Por a 23 Outubro 2022 09:43

Sébastien Loeb aproveitou dois furos nas rodas do Toyota de Nasser al Attiyah para passar para a frente da corrida, mas o piloto do Qatar está muito perto do título. Já Chaleco Lopez é Campeão de T3, pois com o encurtamento da prova o sistema de pontos não permite que os adversários o batam.

Nos carros, Sébastien Loeb/Fabien Lurquin (BRX Hunter/Bahrain Raid Xtreme) completaram a etapa sem problemas, vencendo confortavelmente na frente de Yazeed Al Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux T1+) e Guerlain Chicherit/Alex Winocq (BRX Hunter, GCK Motorsport).

De Mevius (Red Bull Off Road Junior Team) repetiu a sua vitória no T3 à frente do companheiro de equipa Seth Quintero e de Luís Portela Morais (GRallyTeam).

No T4, a vitória na etapa foi para Gerard Farrés (Can-Am Factory South Racing), que bateu Rokas Baciuska (South Racing) e o jovem Pau Navarro (FN Speed).

Nasser Al-Attiyah/Matthieu Baumel (Toyota Hilux T1+) foi apenas terceiro, mas na classificação geral o seu segundo lugar chega e sobra para assegurar o título.

O nevoeiro foi lento a levantar novamente na manhã do arranque da 3ª etapa, e durante algum tempo os concorrentes estiveram preocupados que o dia pudesse sofrer o mesmo destino que a etapa 2. Poucos poderiam ter previsto que Nasser Al Attiyah (Toyota Gazoo Racing) perderia a sua liderança para Sebastien Loeb (Bahrain Raid Xtreme). Mas desta vez, as circunstâncias da corrida foram desfavoráveis para o piloto do Qatar.

Dois furos iniciais forçaram o líder do W2RC a ser muito conservador no resto da etapa, uma vez que ficou sem pneus sobressalentes. Teve de abrandar tanto que perdeu toda a vantagem que tinha ganho na primeira etapa, mas o mais importante para ele é que ainda está com o título do W2RC nas mãos, e não vale a pena arriscar ganhar o Rally da Andaluzia, apesar de Loeb estar apenas 28 segundos à sua frente.

No T3, Guillaume de Mevius (Red Bull Off-Road Junior Team) está no bom caminho para a sua primeira vitória deste ano. Voltou a ganhar a etapa e ficou com uma vantagem de 6:06 minutos sobre o seu companheiro de equipa na Red Bull, Seth Quintero e quase 20 minutos sobre Chaleco Lopez (Can-Am Factory South Racing).

A espanhola Cristina Gutiérrez (Red Bull Off Road Junior Team) está fora da corrida depois de perder hoje quase 40 minutos para De Mevius.

Com a sua vitória na etapa T4, Gerard Farrés (Can-Am Factory South Racing) assumiu a liderança do Rally da Andaluzia de outro espanhol, Pau Navarro (FN Speed). Os dois espanhóis, separados por menos de três minutos, irão jogar pela vitória em casa.

O sistema de pontuação do W2RC diz que os pilotos recebem pontos extra, dependendo da sua posição diária. Isto permitiu, por exemplo, que Loeb – segundo na geral – saísse em primeiro lugar no Dakar graças às suas três vitórias nas três etapas e dois segundos lugares… apesar da vitória final ter ido para Al Attiyah.

No Rali da Andaluzia, como no Dakar, em Abu Dhabi ou Marrocos, cada dia, os primeiros cinco do dia recebem 5, 4, 3, 2 ou 1 ponto, enquanto o prémio para o líder da classificação geral final é de 30 pontos… exceto no Dakar, que, sendo considerado um Rali da Maratona, oferece 50 pontos como prémio pela vitória.

No entanto, para que os pontos de cada etapa sejam atribuídos, o piloto tem de completar o rali, o que torna o sistema perfeitamente equilibrado. Também mantém o entusiasmo até ao final, pois, por exemplo, na Andaluzia, um piloto com um rali perfeito poderia marcar 50 pontos de uma só vez. Exceto… desde o cancelamento da etapa de ontem, há uma complicação adicional. As regras da FIA estabelecem que para que um rali valha pontos completos, pelo menos 75% dos 1200 km de etapa especial (ou seja, mais de 900 kms) devem ser cobertos.

Para uma distância entre 50% e 75% (ou seja, 600 a 900 kms), que é o caso aqui, apenas metade dos pontos são atribuídos, embora os pontos da etapa permaneçam inalterados. Para as motos, apenas 50% da especial inicialmente prevista tem de ser percorrida para que a contagem de pontos permaneça a mesma.

Nesse contexto, Francisco ‘Chaleco’ López (Can-Am Factory South Racing) foi descansar já como Campeão Mundial do W2RC na categoria T3. O que quer que aconteça no último dia de prova, mesmo que o chileno não termine a corrida, o título é seu porque, com um máximo de 15 pontos para o vencedor (metade do número habitual), nem Cristina Gutiérrez nem Seth Quintero poderão apanhá-lo.

Ele junta-se a Mason Klein e Kees Koolen na lista dos vencedores do W2RC 2022.

Nos autos, Nasser Al Attiyah (Toyota Gazoo Racing) não é matematicamente campeão… mas quase. Só precisa de terminar o rali para garantir o título, independentemente do que aconteça a Loeb.

A categoria T4 sofreu uma grande reviravolta quando Marek Goczal (Cobant-Energylandia Rally Team), líder até aqui, sofreu um acidente e não terminou o dia e Austin Jones (Can-Am Factory South Racing) perdeu muito tempo, de modo que Rokas Baciuska (South Racing Can-Am) é o novo líder.

Quanto aos portugueses, João Dias/João Miranda (BRP-Can Am Maverick X3) rodam em 10º da geral, quartos do T3, Maria Luís/M. Navarro (Mini JCW Rally) é 26ª, Luís Portela Morais/David Megre (T3/BP Ultimate Adventure Team) é 14º do T3, e também Helder Oliveira/C.J. M Mendes (T3/SGS Car Racing) e Pedro Carvalho/N. Morais (T3/SGS Car Racing) se atrasaram muito.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado