Mazda de todas as formas e feitios no Desafio 2014

Por a 10 Abril 2014 14:50

Está prestes a começar a sétima temporada do Desafio Total/Mazda no panorama nacional do todo-terreno, numa fórmula de boa competitividade e que se mantém, de há seis anos a esta parte, como o único troféu monomarca desta disciplina. O ano de 2014 não será diferente, já que está confirmada a realização de nova edição – será a 7ª temporada consecutiva – do Desafio Total/Mazda, enriquecendo as listas de inscritos de quatro das provas do Campeonato Nacional de TT, acrescendo-lhes a jornada dupla com que, tradicionalmente, se fecha o calendário de competições de fora de estrada no nosso país, as 24 Horas Vila de Fronteira.

No que se refere à regulamentação para esta nova temporada, há algumas alterações de pormenor a registar face às linhas que têm regido esta competição, contribuindo para que quatro pilotos conquistassem os seus títulos: Bruno Oliveira garantiu o ceptro de 2008, João Pais sucedeu-lhe em 2009 e bisou em 2010, e João Rato nas temporadas de 2011 e 2012. No ano passado coube a Etelvino Carvalho saborear o champanhe da vitória absoluta, sendo, por isso, o homem a bater nesta nova época de 2014.

“Entre as grandes novidades regulamentares para 2014, a principal prende-se com o facto das viaturas Mazda inscritas estarem obrigadas a ter silhueta Mazda, (aprovada pela comissão organizadora) não havendo obrigatoriedade de utilizar motor e chassis Mazda. José Santos, responsável do Desafio Total/Mazda, explica que “os pilotos podem, por isso, adoptar uma carroçaria exterior de um qualquer modelo Mazda, desde que previamente validado pela comissão organizadora do Desafio Total/Mazda, mas sem que lhe alterem as características que impeçam uma identificação visual com esse modelo da nossa Marca, nomeadamente a nova filosofia de design Mazda, Kodo”.

Por isso e se os pilotos que vierem a inscrever-se assim o entenderem, poderão manter as carroçarias BT-50 e/ou, eventualmente, adoptar a do ‘crossover’ Mazda CX-5. “São naturais estas evoluções pontuais do Desafio Total/Mazda para 2014, com alterações operadas para cativar o maior número de pilotos para o Desafio”, acrescentou aquele responsável.

Cinco provas e seis pontuações

Neste capítulo das provas pontuáveis para o Desafio Total/Mazda de 2014, também há novidades ao nível do calendário, sendo decalcado do da época passada, acrescentando-se porém a ronda de Oleiros/Proença, em que as quatro primeiras provas definem o título de Navegadores, juntando-se depois a dupla pontuação da última jornada para se decidir o título de Pilotos.

O arranque far-se-á, assim, no último fim-de-semana de Abril, no Vinhos Ervideira Rali TT 2014, seguido da Baja TT Oleiros em finais de Junho. Depois do Verão, os pilotos do Desafio regressam à competição em meados de Setembro na Baja TT de Idanha-a-Nova, para no final de Outubro gerirem as suas pontuações na tão difícil quanto conceituada Baja Portalegre 500. A temporada termina, como habitualmente, nas 24 Horas TT Vila de Fronteira.

Para pontuar para a Classificação Final do Desafio Total/Mazda, cada piloto terá que participar num mínimo de quatro destas cinco provas que fazem parte do calendário do Desafio Total/Mazda 2014. Serão atribuídos pontos aos 10 primeiros classificados e a última prova vale duas pontuações, sendo válida a classificação no fim das primeiras 12 horas de Fronteira e, depois, a classificação final da prova.

53 000 euros de prémios

No que se refere ao pacote de prémios, a Comissão Organizadora do Desafio Total/Mazda implementou incentivos à inscrição na competição, garantindo, em conjunto com a Total, um lote de prémios superior a 53 000 Euros, divididos entre prémios por prova, mas também de final da temporada, estes a atribuir de acordo com a Classificação Final do Desafio aos cinco primeiros na iniciativa. Acrescentam-se os denominados “Prémios Prestígio”, com troféus para todas as equipas participantes (pilotos e navegadores), a Taça para o Melhor Concessionário Mazda e a Taça para o Melhor Preparador, ambas inerentes à equipa vencedora.

“As alterações implementadas no Regulamento Desportivo têm como objectivo garantir uma competição cativante para todos os pilotos, com custos controlados, refere Sandra Ferro, Directora de Relações Públicas da Mazda Motor de Portugal e membro da Comissão Organizadora. “Acreditamos, por isso, que a edição de 2014 do Desafio Total/Mazda voltará a contribuir, não só para a valorização da nossa imagem de Marca, mas também como enriquecimento da própria competitividade das provas, levando os pilotos Mazda a lutar pelos melhores lugares nas várias provas do Campeonato Nacional de Todo-Terreno, eventualmente até disputando uma presença no pódio, o que não seria inédito!”

“Trata-se, efectivamente, da confirmação do sucesso alcançado ao longo dos últimos seis anos, mantendo-se a Mazda como única marca automóvel envolvida oficialmente no todo-o-terreno nacional na realização de um troféu com um modelo seu”, acrescentou.

Palmarés do Desafio Total Mazda

Ano Piloto Navegador

2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves

2012 João Rato José Motaco

2011 João Rato José Motaco

2010 João Pais José Janela

2009 João Pais José Janela

2008 Bruno Oliveira Bruno Fernandes

Calendário para 2014

Data Prova Organizador

25/26 Abril Vinhos Ervideira Rali TT Soc. Artística Reguenguense

27/28 Junho Baja TT Oleiros Escuderia de Castelo Branco

12/13 Setembro Baja TT de Idanha-a-Nova Escuderia de Castelo Branco

30 Outubro/01 Novembro Baja Portalegre 500 Automóvel Club de Portugal

27/30 Novembro 24 Horas TT Vila de Fronteira Automóvel Club de Portugal

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado