Mário e Alexandre Andrade vão partir na frente para as 24 Horas de Fronteira

Por a 27 Novembro 2009 19:34

Para esta 12.ª edição da prova compareceram 74 equipas, das quais 51 nacionais e 23 estrangeiras, o que representa um acréscimo de 13 formações face ao ano anterior, situação de assinalar numa época complicada em virtude da conjuntura actual.

Num percurso de 15 900 metros, bastante melhorado no seu conjunto, fruto do trabalho desenvolvido pela edilidade local, os pilotos procuraram adaptar as suas máquinas às condições do piso, algo enlameado pelas chuvas dos dias anteriores, muito embora ainda em quantidade insuficiente para, por exemplo, a água surgir com alguma quantidade nos três riachos que o percurso atravessa.

Os treinos acabaram por provocar alguns “estragos”, em especial para uma das equipas favoritas, a formação da Letónia que inscreveu o OSC Oscar que no ano passado terminou na terceira posição, viu-se forçada a abandonar devido a um problema de motor inultrapassável cumpridas apenas três voltas de treinos, naquela que pode ser considerada como uma deslocação inglória.

A superioridade da família Andrade, vencedora das edições de 2004 e 2007, foi evidente ao longo destes treinos, conseguindo uma vantagem de quase 11 segundos sobre a equipa francesa de Bruno Taltavull, numa Nissan Caze, com o imponente Hummer H3 de Zdenek Porizek a estabelecer a terceira marca mais rápida.

A formação onde está inserido Carlos Sousa conseguiu a quarta posição na grelha e é também a melhor equipa em termos nacionais, enquanto Pedro Lamy não foi além de um 20.º tempo absoluto, com o Proto RMA Racing a apresentar alguns problemas técnicos e a não permitir aos pilotos umas voltas iniciais isentas de problemas, conseguindo melhorar a sua posição já na fase final dos treinos.

De destacar ainda o excelente sétimo tempo absoluto conseguido por João Pais, o piloto mais rápido na jornada decisiva do Desafio Elf/Mazda, mais rápido do que António Teixeira e Bruno Oliveira, os três grandes intérpretes neste despique final.

As 24 Horas TT Vodafone-Vila de Fronteira têm a partida agendada para as 13.00 horas de amanhã, num desafio que promete bastante dureza, num enorme desafio à resistência de homens e máquinas.

Classificação dos treinos:

1.º M. Andrade/A. Andrade/Barbry/Lansac (Moncé Clio V6), 10m 07,141s

2.º Taltavull/Dornel/Lacam/Caze (Nissan Caze), 10m 18,071s

3.º Porizek/Zapletal/Zabransky (Hummer H3), 10m 29,809s

4.º Ramos/Sousa/Pita/Lopes (Toyota Land Cruiser), 10m 30,222s

5.º A. Manfrinato/G. Manfrinato/M. Manfrinato (Renault Megane Proto), 10m 37,915s

6.º Inácio/Silva/Rolla/Cunha (Toyota hilux), 10m 47,543s

7.º J. Pais/Rato/Cabral/A. Pais (Mazda BT-50), 10m 55,398s

8.º Gibon/Charbonnier/Martin/Fromond (Bowler Wildcat), 10m 57,271s

9.º Strand/S. Rigal/H. Rigal/Mazot (M3 RSR),  10m 59,059s

10.º A. Bayona/P. Bayona/Oliveira/Nunes (Nissan Navara), 10m 59,176s; etc.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado