Sébastien Loeb/Daniel Elena: Prodrive acaba com 23 anos de ligação

Por a 16 Março 2021 18:39

Depois de 23 anos juntos, a dupla mais vitoriosa da história dos ralis, Sébastien Loeb e Daniel Elena, vai deixar de correr junta.

A Prodrive pediu a Loeb que trocasse de navegador, alegando que Daniel Elena falhou neste último Dakar e por isso não é o navegador que Loeb precisa. Foi Loeb que ligou a Daniel Elena, que reagiu violentamente, não deixando nada por dizer, num vídeo publicado no seu Facebook, que reproduzimos em baixo: 

“Loeb e Elena no WRC, foi ótimo. O Dakar com Peugeot e PH Sport,  foi muito divertido, foi óptimo… Nos últimos dois anos, ajudámos a Hyundai a ganhar dois títulos de fabricantes, o que a Hyundai nunca tinha conseguido ganhar, magnífico”, diz Daniel Elena, até agarrar na camisola da BRWX/Prodrive: “Loeb-Elena no Dakar este ano com BRX-Prodrive, foi uma merda. Recebi hoje um telefonema do Seb (Loeb) a dizer-me que não voltaríamos juntos ao Dakar, porque a equipa Prodrive decidiu que eu não era suficientemente bom, que não estava suficientemente motivado, e não tinha experiência suficiente, e por fim que tinha cometido demasiados erros de navegação este ano”, disse, tirando do bolso um papel onde listou os seus resultados no rally-raid: “Tomei notas. Em 2016, vencemos quatro etapas, Peterhansel três, Sainz e Al-Attiyah duas. Supostamente, não sei navegar, e foi o meu primeiro ano.

Em 2017, ganhámos cinco etapas, perdemos o Dakar por cinco minutos, mas é verdade, não sei navegar. Em 2018, uma vitória em etapas, está bem, desistimos na quinta, mas todos conhecem a história. Ele (Loeb) partiu-me o osso do rabo, não consegui ir mais longe.

Em 2019, um novo desafio com uma equipa privada e zero meios. Quatro etapas ganhas e terminámos no pódio. Mas é mau o Elena, faz perder tempo a Loeb”, ironiza.

Antes de dizerem o que disseram de Elena, fiquem a saber que o vosso carro não foi feito para ganhar. É uma equipa que não está estruturada. Não ouviram os meus conselhos. Passei horas com o meu engenheiro JP, a quem peço desculpa, porque é realmente adorável, mas passámos horas em vídeo a dizer-lhe o que fazer, e o que não fazer, para tentar ganhar um Dakar e fazer um carro sólido. No final do dia, não ouviram os conselhos, quer fossem meus, de Nani Roma ou do Seb. Fizeram o que lhe apeteceu. É normal, essa é a filosofia deles. A Prodrive, a melhor equipa do mundo, ganharam tudo. A última coisa que ganharam foi em 2003 com o Solberg”.

“No Dakar, eu fiz a minha parte. Cometi alguns erros de navegação este ano, como todos os outros o fizeram. Agora conseguir atirar 23 anos de cumplicidade para trás e fazer-nos duvidar uns dos outros, separar-nos. Bravo!!! Seb, não tenho nada contra ti, estarei sempre contigo, seremos sempre amigos. Desejo-te boa sorte com o teu futuro navegadorr. Quanto aos ingleses, a equipa Prodrive, ainda não perceberam nada. Em 2005, o chefe (David Richards) conseguiu retirar o nome dos navegadores dos vidros laterais traseiros. Lutei durante anos para os voltar a pôr de volta. A guerra ainda não terminou. Os ingleses venceram contra os franceses na Guerra dos 100 Anos, mas eu sou monegasco.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
lancia_delta_16v
lancia_delta_16v
3 anos atrás

Muito bom! Sem espinhas e duro.

mpedro
mpedro
3 anos atrás

Sou fã da dupla e tenho pena de acabar, mas a verdade e que o Elena nunca me pareceu motivado no Dakar como o via nos rally.
E como desportista que enfrenta tão dura prova devia dar atenção aquela barriguinha…

JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

Sinceramente, nunca fui grande fan de Loëb, um grande piloto, mas nunca me deu a sensação de ser um bom carácter. Há uns anos, depois de uma saída de estrada, quando o jornalista lhe perguntou o que tinha acontecido, ele mandou perguntar ao Elena. Esta decisão de separação, tem a ver apenas com Loëb, que não deve precisar de dinheiro, e se já impôs á Citroën a expulsão de Ogier, agora não deve ter tido grande problema em aceitar aquilo que Richards mandou. È nojento da parte de Loëb a sua atitude, e pessoalmente desejo-lhe 1 furo em cada roda… Ler mais »

Abarth
Abarth
Reply to  JP INAU
3 anos atrás

Concordo com o seu comentário. Também nunca simpatizei com o Loeb e o Elena também me parece que não regula muito bem, mas é preciso uma grande cara de lata para dizer a uma pessoa com o palmarés do Elena que não tem competência para a função de navegador.
Acredito no que diz, porque há gente que não dá ouvidos a ninguém, mesmo que seja quem está no terreno e o conhece como ninguém. Pode ser que consigam alguma coisa com essa forma de gerir a equipa

pedrososport-1
pedrososport-1
3 anos atrás

Parece-me perfeito para a passagem para a X-raid, ai Mini, ai Audi com uma equipa experiente e com provas dadas…
A pergunta de um milhão de euros: Ao lado de quem?
Minha aposta: Stéphane Peterhansel / Daniel Elena…

@00@
@00@
3 anos atrás

É pena, mas quem sái realmente e igualmente mal visto nesta história (ou será estória) surreal é mesmo o Loeb, que desiste de um colega de 23 anos e inúmeros títulos, porque a Prodrive lhe disse que o mesmo cometeu diversos erros no Dakar deste ano? É no mínimo estranho… e não abona nada a seu favor.

jem
jem
3 anos atrás

Uma longa relação, que como todos teve altos e baixos. Obviamente não está em causa o valor de um e de outro. Mas recordo-me que pontualmente havia problemas entre os dois, com “acusações” mútuas quando algum errava. Por vezes fiquei com a ideia que a relação era essencialmente profissional, em que ambos beneficiavam e muito em termos financeiros. Enquanto foram campeões, parece-me que os resultados tapavam muita coisa. Quando as provas passaram a ser esporádicas, em que algo corria mal e já não dava para recuperar noutras, os problemas que provavelmente sempre existiram, passaram a ser públicos. Ambos parecem ter… Ler mais »

MP67
MP67
3 anos atrás

O Loeb é o melhor piloto de ralis de sempre, o Elena é o melhor navegador de ralis de sempre e a Prodrive é uma grande equipa com um palmarés enorme. Foi a dupla mais dominante do wrc de sempre, em 9 épocas consecutivas e com pilotos brilhantes como adversários. A carreira no wrc está praticamente terminada e após 23 anos juntos é de admirar que a separação não tenha acontecido antes e só dois amigos com uma grande cumplicidade poderiam enfrentar tantos anos num desporto com esta intensidade. Não sabemos a verdadeira história por trás da história pois nestas… Ler mais »

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Quanto ao Loeb isto só mostra a falta de carácter dele. Mais de duas décadas juntos e tchau aí e ai é tal e a culpa é da equipa…. Houvesse tomates e saímos os dois.

O Elena também não é flor que se cheire. Mas mostra pontos que para a equipa devem does. Nomeadamente dos conselhos que ele dava e os ouvidos moucos da equipa.

A prodrive já foi quantas vezes a falência? E continua com os mesmos patrões….

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado