Peugeot ‘cercam’ MINI no Dakar

Por a 7 Janeiro 2016 12:02

Quem os viu e quem os vê! O ano de trabalho da Peugeot no seu novo 2008 DKR 16 foi imensamente frutuoso, já que este novo modelo francês nada tem a ver com o 2008 do ano passado. Sendo certo que o pior está para vir, leia-se terrenos bem mais complicados para ultrapassar, a verdade é que vai ter que se contar com os Peugeot para a luta pelo triunfo neste Dakar.

Na ronda em torno de Jujuy, primeira parte da etapa maratona, a equipa garantiu a primeira tripla em etapas dos Peugeot 2008 DKR num Dakar, numa 4ª Etapa onde os quatro carros figuraram entre os cinco primeiros classificados. À noite entraram em Parque Fechado sem qualquer revisão mecânica ou mesmo pelas próprias equipas, antes de se abordar, hoje, a 5ª Etapa rumo à Bolívia.

Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret garantiram a sua primeira vitória em etapas do Dakar ao volante de um Peugeot, após uma disputa cerrada durante todo o dia com Carlos Sainz/Lucas Cruz e Sébastien Loeb/Daniel Elena. As três duplas da marca francesa terminaram com uma diferença inferior a 30 segundos entre si!

“O terreno estava muito rápido, com muitas secções em linha reta que se podiam fazer a fundo e outras mais técnicas, ainda muito agradáveis. Foi, também, uma especial em altitude, onde no ano passado não eramos muito eficientes. Foi, de um modo geral, um dia calmo em que não cometemos erros de navegação e em que, tendo em conta a etapa de amanhã, soubemos gerir os pneus e a mecânica. Estamos prontos para a 2ª parte da Etapa Maratona, mas as diferenças são mínimas. Não é uma vitória muito interessante pois amanhã abrimos a estrada. O Sébastien fez um bom trabalho e parte da 3ª posição, podendo seguir as nossas marcas. Mas não poderemos saber muito durante a corrida, pois conduzimos sem qualquer informação sobre as distâncias para com os nossos adversários. De qualquer modo, será, decerto, bastante interessante”, disse o vencedor da etapa, Stéphane Peterhansel.

“Furei a roda traseira esquerda no início da especial, entre o WP1 e o WP2. Perdemos três minutos, que recuperámos até final da etapa, mesmo sem rolar no máximo. Resta-me uma roda sobressalente para hoje no carro, pelo que devemos permanecer vigilantes”, disse Carlos Sainz. Já Sébastien Loeb, é de opinião que a “especial de hoje foi menos interessante do que a da véspera. Tivemos um problema com o sistema sentinel que tocou algumas vezes, sem que ninguém estivesse atrás de nós! Até parámos uma vez para deixar passar!»

Quem está também a dar boa conta de si e a evoluir a sua pilotagem nos autos é Cyril Despres: “Vi o carro do Carlos no início da etapa parado com um furo. Vi então que era importante conduzir com precaução, nomeadamente porque levávamos com muita poeira ao aproximarmo-nos dos nossos adversários. Apanhámos o Bernard Ten Brinke, que tinha partido seis minutos antes, o que foi um bom sinal do ritmo que estávamos a adoptar”, disse.

Com este conjunto de resultados, há dois Peugeot nos dois primeiros lugares, com Sébastien Loeb e Daniel Elena 4min48s na frente de Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret. Nasser Al-Attiyah e Matthieu Baumel são terceiros a 11min09s de Loeb. Leeroy Poulter é o melhor das Toyota Hilux, com mais 12min31s que o líder, mesmo depois de terem cometido um pequeno erro de navegação no dia de ontem. Na quinta posição surgem Carlos Sainz e Lucas Cruz, noutro Peugeot 2008 DKR, com mais 13min04s.

O veterano do Dakar, Giniel de Villiers, começou o dia em segundo, mas perdeu 8m34s para o vencedor da especial e caiu para o sexto lugar da geral. Pela primeira vez no Dakar, Mikko Hirvonen falhou o top 10, não teve problemas, mas faltou-lhe andamento, devido à insegurança face aos terrenos que apanhou. Até aqui, ao rodar muito em ‘estrada’ foi sendo fácil para o finlandês andar bem, mas com o off-road a surgir a sério, tudo ficou mais complicado: “Foi uma especial aborrecida, dos 400 km 200 foram em frente e a fundo. Mas há muitas zonas onde fui cuidadoso demais, devido à minha falta de experiência e confiança para passar a fundo”, admitiu Hirvonen. A encerrar o top 10 da geral, Cyril Després (Peugeot) a 16m04s, o vencedor do prólogo, Ten Brinke (Toyota), a 19m25s e o russo Vasilyev, noutra Toyota, a 20m08s.

Desta forma, no top 10 temos quatro Peugeot, dois MINI (uma surpresa) e quatro Toyota. Para já, a grande surpresa é a dobradinha da Peugeot, Nasser al-Attiyah está a manter-se por perto e a ver a sua oportunidade para atacar, provavelmente está à espera dos pisos mais difíceis. A MINI está para já com alguns problemas, pois ‘perdeu’ dois pilotos que podiam lutar pelos primeiros lugares. Orlando Terranova atrasou-se (é agora 15º a 43m16s) bem cedo o mesmo sucedendo a Nani Roma (23º a mais de uma hora). Portanto, a MINi só pode contar com Nasser al-Attiyah enquanto a Peugeot tem dois carros mais de dez minutos à frente do piloto do Qatar e tem outro (Sainz) a dois minutos deste. Se tivesse que fazer uma oposta, em quem ‘meteria’ dinheiro?

CLASSIFICAÇÕES ONLINE – CLIQUE AQUI

 

 

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado