Novo passo para o Dakar Futuro: GCK anunciou primeiro protótipo a hidrogénio

Por a 9 Janeiro 2022 11:10

A GCK Motorsport anunciou o primeiro protótipo para o Dakar, movido a hidrogénio.

No âmbito do Dakar Future 2030, quando se pretende que todos os carros em competição o façam movidos a energias alternativas. Segundo Éric Boudot, Director Executivo da GCK MotorSport: “Estamos orgulhosos em apresentar o primeiro carro de ralis movido a hidrogénio, e equipado com uma célula de combustível. A Green Corp Konnection (GCK)

vê os desportos motorizados como um excelente banco de ensaio para soluções tecnológicas que mais tarde poderão comercializar para utilizadores das nossas atividades industriais”.

Estamos entusiasmados por estar envolvidos no movimento Dakar Futuro e por criar mais marcos no caminho para soluções de mobilidade mais ecológicas”.

O carro pesa 2300kg, terá um motor na traseira e produzirá uma potência máxima de 400hp. Tem uma caixa de duas velocidades, e um binário de 1000Nm, que lhe permitirá atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. Denomina-se e-Blast H2 e incluirá uma célula de combustível integrada, que é alimentada por hidrogénio de 700 bar, dos quais o volume final 30 kg será armazenado em quatro tanques, fornecendo 200 kW de energia.

Este é um passo importante para o todo o terreno, pois com o Dakar Futuro 2030 tem sido boa a adesão de construtores, pois nenhum hoje em dia vai apoiar programas que se baseiem apenas nos motores de combustão. Todos os seus programas de desportos motorizados terão forçosamente de ser orientados para o ‘verde’.

Por muita contestação que vá existindo entre os adeptos nas redes sociais, este é um caso claro que para no tempo é morrer e os desportos motorizados podem perfeitamente ajudar a indústria a desenvolver mais rapidamente soluções para o futuro, sejam elas qais forem, pois vivem-se momentos de indecisão na indústria e o desporto motorizado pode ajudar a mostrar um caminho melhor.

O ‘Dakar Future’, lançado em 2021, colocou em marcha um plano de transição energética para fomentar o desenvolvimento de motores alternativos e reduzir as emissões relacionadas com a organização do rally Dakar.

Este ano, cinco veículos de mais baixas emissões (os protótipos Audi e os camiões Riwald e Hino) já estão a correr no Dakar.

O número de projectos que envolvem uma vasta gama de tecnologias nos próximos anos continua a crescer.

O roteiro elaborado no lançamento, visa restringir as categorias de carros e camiões a veículos de baixas emissões a partir de 2030. A utilização de biocombustíveis será promovida a partir de 2023.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado