MINI e Toyota ‘desconfiam’ dos pneus Michelin da Peugeot

Por a 9 Janeiro 2016 13:27

Surgiu uma questão no Dakar que está a deixar ‘incomodadas’ algumas equipas utilizadoras de pneus da Michelin. O que se tem visto relativamente à prestação dos Peugeot no Dakar, é que venceram todas as etapas até aqui disputadas e logo com dobradinhas ou reservando os três primeiros lugares das etapas, havendo mesmo uma delas em que Cyril Després ficou muito perto de fazer com que quatro Peugeot ficassem nos quatro primeiros lugares. Isto prova que ao trabalho feito pelos franceses durante este ano apagou por completo a má imagem deixada o ano passado, mas ainda assim há quem procure explicações para lá do óbvio.

A Peugeot é a única equipa verdadeiramente oficial presente no Dakar, a MINI tem ganho vários Dakar, mas sem grande oposição e está a tê-la agora. Tudo isto para dizer que existem equipas, com a X-Raid à cabeça, que não estão contentes com o facto da Michelin ter desenvolvido uns pneus especiais para os Peugeot. Natural, a Michelin é francesa sempre trabalhou estreitamente com a Peugeot, mas os pneus Michelin D16 que equipa os 2008 DKR deixaram ‘incomodados’ responsáveis das restantes equipas, pois esses são pneus completamente novos e específicos para os DKR.

Foram pensados e desenvolvidos para maximizar as características dos 4×2 da Peugeot. A verdade é que o ano passado ninguém se queixou (eram ainda os Michelin D15). E porquê, porque o carro não andava, teve inúmeros problemas e por isso ninguém se ralou muito com isso mas agora qualquer pormenor serve para justificar o evidente. A Peugeot trabalhou bem, e trouxe para o Dakar um carro quase imbatível e apesar da prova estar apenas a chegar agora a meio, o que se viu até aqui é tão evidente que não deixa dúvidas a ninguém. Veja-se, no final da etapa de ontem, o pior MINI, os de Carlos Sainz, mesmo depois de todos os problemas que teve consegue estar mais de dez minutos na frente do MINI de Nasser al Attiyah, o melhor dos MINI.

Voltando à questão dos pneus, o habitual é que uma marca construa pneus iguais para todos, é assim que sucede no WRC, WTCC, F1, DTM, mas numa competição como o Dakar, o tipo de carros que pode participar é muito grande, são todos, estruturalmente muito diferentes, e isso é também um aspeto muito diferenciador e interessante para quem segue a prova, ver conceitos tão distintos lugar pelo mesmo objetivo e por isso é normal que cada marca tente ter o melhor para os seus carros. Só que a Peugeot pode ter tido aqui uma ligação especial e estar a beneficiar dela.

A X-Raid e a Toyota queixam-se que a Michelin deu uma pneu específico à Peugeot, o tal D16, e que isso está a dar uma vantagem aos franceses. Logicamente que só as equipas e a Michelin sabem exatamente o que valem os pneus com que equipam as várias marcas, mas pelo que se viu até aqui a diferença não pode estar só nos pneus. Acreditamos que os pneus estão agora ainda mais adequados ao carro- tantos foram os testes durante o ano em Marrocos – mas resumir a vantagem que a Peugeot tem mostrado só à diferença nos pneus é redutor.

Em conversa com Nani Roma na Baja de Portalegre, o espanhol disse-nos que é tempo de começar a pensar num carro novo para a X-Raid, porque o MINI serviu para ganhar muito até aqui mas está a começar a dar sinais, não de fraqueza, porque continua a ser o mesmo bom carro e até um pouco melhor de ano para ano, mas simplesmente porque os adversários estão a elevar a fasquia e por isso há que mudar para não serem ultrapassados. Só que Roma ainda não sabia era o que a MINI iria enfrentar neste Dakar.

Em 2013 a MINI foi (1º Peterhansel; 3º Novitskiy; 4º Roma; em 2014, 1º Roma, 2º Peterhansel, 3º Al-Attiyah, 5º Terranova, 6º Holowczyc, 9º Kaczmarski, 10º Vasilyev e em 2015, 1º Al-Attiyah, 3º Holowczyc, 4º Van Loon, 5º Vasilyev, 9º Rakhimbayev. Neste momento, no Dakar, a MINI tem Al-Attiyah em quarto e Hirvonen em sexto. Sintomático!

Portanto, memso sendo verdade que os pneus Michelin D16 são melhores, já se percebeu que pode estar a mudar novamente a história do Dakar. Só para falar dos anos mais recentes, depois de terminada a era Mitsubishi, houve a era Volkswagen, depois a MINI e agora podemos estar prestes ao regresso da era Peugeot. Resta esperar para ver.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
DA SIVA BARROS
8 anos atrás

MEUS AMIGOS ATE AQUI ERA O PORTO PORQUE ERA O POERTO DEPOIS FOI O BENFICA AGORA E O SPORTING PORQU ESTA LA DEUS QUE O BENFICA? OK EUEM COMPROM EM PORTUGALU TRABALHEL 17 ANOS NO CENTRO DE ESTUDOS DA PEUGEOT LA GAREBBE COLOMBES SEGUI TODOS OS RALYS DO VINHO DO PORTO COM O 104 Z2 CARRO QUE NIMGUEM COMPROU EM PORTUGUAL E GANHAMOS OK AGORA SR. JORNALISTAS VEJAO A HESTORIA PEUGEOT LE MANS SUPER PRODUCTIONT F1 NAO BOA OK POLITIQUICES DACORDO DAKARES TODOS VATANENE THIMO SALONNENE E OUTROS MICHELIN CEST FRANCAIS OK E MELHOR MARCA DE ¨PENEUS NO MUNDO OS… Ler mais »

Carlos Coelho
Carlos Coelho
Reply to  DA SIVA BARROS
8 anos atrás

E que tal pontos finais e virgulas??? Já sem falar nos erros ortográficos…

Patuleia
Patuleia
Reply to  DA SIVA BARROS
8 anos atrás

#ChupaCamões

Angelo Sousa
Angelo Sousa
8 anos atrás

Texto escrito ao melhor estilo de uma criança de sete anos. Parabéns, Autosport.

Carlos Bento
Carlos Bento
8 anos atrás

Quem escreve tao mal portugues, certamente que escreve muito bem frances ou ingles, se tivesse escrito em frances, talvez fosse criticado, ou entao ninguem ia ler o texto, preso por ter cao e preso por nao ter. Tambem nao uso acentuacao, sabem porqu? o meu teclado e’ ingles, peco desculpa e espero que tenha podido comunicar, comunicar e’ o mais importante.

simao86
simao86
8 anos atrás

Pois bem pensado, no dakar do ano passado ninguém ligou aos peugeots, e os pneus não seriam assim tão diferentes, dos deste ano. ate porque o loeb já teve pelo menos 2 furos. só porque este ano estão na frente já incomoda muita gente, e já estão a jogar com a teoria da conspiração, sim talvez a Michelin tenha trabalhado melhor com a peugeot, mas no outros anos ninguém questionou os pneus da mini. Ah que lembrar que os peugeots sendo 4X2 tem menos restrições que o 4X4 da mini.Mas acho que a Michelin deve ter trabalho de igual forma… Ler mais »

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage