Dakar, FIA explica ‘caso’ Audi em comunicado: “EoT está nos regulamentos…a pedido dos fabricantes”

Por a 5 Janeiro 2023 12:19

Na sequência da polémica com a decisão da ASO e da FIA em ‘darem’ mais 8kW (11cv) aos motores dos três Audi em prova no Dakar, com vários protagonistas a trocar ’bitaites’ nas redes sociais, a FIA emanou um comunicado em que explica que o que sucedeu está regulamentado e já estava previsto.

Declaração do Comité W2RC

O ajustamento da Equivalência de Tecnologia faz parte do Regulamento Desportivo dos Ralis de Todo o Terreno.

Foi introduzido a pedido dos fabricantes e equipas, que queriam um mecanismo de correcção durante o Rally Dakar, dada a natureza invulgarmente longa do evento.

A FIA concordou em implementar o mecanismo de Equivalência de Tecnologia num processo que durou vários meses e envolveu todos os concorrentes de T1.U e T1 +. As equipas forneceram dados de simulação ou de teste, para permitir à FIA calibrar as suas ferramentas de cálculo. O processo final de Equivalência de Tecnologia foi acordado por todos os fabricantes.

Em relação à decisão ontem tomada pelo Comité W2RC de ajustar a Equivalência de Tecnologia para T1+ e T1.U, os dados das Etapas 1, 2 e 3 mostraram uma margem favorável aos T1+ na região dos 9,3kW.

Em conformidade com os regulamentos, foi portanto decidido pelo Comité W2RC conceder um aumento de potência de 8kW para os T1.U a partir da Etapa 5.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

2 comentários

  1. [email protected]

    5 Janeiro, 2023 at 13:07

    🤔

  2. Homem do Leme

    6 Janeiro, 2023 at 12:30

    É mais a pedido de “alguns” fabricantes!

Deixe aqui o seu comentário

últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar