Dakar: Aí está a nova Toyota GR DKR Hilux T1+

Por a 17 Novembro 2021 14:30

Depois de dois triunfos seguidos do Mini JCW Buggy, a Toyota quer regressar às vitórias no Dakar e para isso apresentou uma Hilux totalmente nova. Foi pensada e desenvolvida segundo as especificações do novo Grupo T1+, e a nova GR DKR Hilux T1+ é a nova ‘arma’ da marca nipónica para o Dakar 2022.

Distingue-se claramente das anteriores à vista desarmada, não só pelas vias mais largas bem como pelas enormes rodas. A equipa terá quatro carros a correr, todos inscritos pela Toyota Gazoo Racing!

A nova Toyota GR DKR Hilux T1+vai continuar a ser desenvolvida, pois falta ainda cerca de mês e meio para o Dakar, mas já ficou claro nos primeiros testes a ‘sério’, na Namíbia, que a nova Hilux facilmente se tornará muito superior à atual, pois novo motor biturbo V6 a gasolina, de 3,5 litros substitui o anterior V8 de 4,7 litros, sendo que o facto da Toyota ter adicionado dois turbocompressores dá uma resposta muito mais rápida ao acelerador.

O novo motor V6 de 3,5 litros de dupla turbina provém do novo Toyota Land Cruiser 300 GR Sport, sendo que a nova GR DKR Hilux T1+ apresenta muito mais binário a baixas rotações do que o seu antecessor, bem como ganhos fortes ganhos no peso do motor, ainda que esta Hilux seja mais pesada que a anterior, e tenha agora cerca de 2.000 kg.

A nova suspensão viu ser aumentado o seu curso de 280 mm para 350 mm, o que permite aos pilotos tirarem o máximo partido dos novos pneus, que foram aumentados de 32 polegadas para 37 polegadas. A largura dos pneus também aumentou de 245 mm para 320 mm.

Sob a pele, a Hilux manteve a mesma disposição do motor, intermédio, que tem sido utilizada desde o Dakar 2016, bem como a disposição do núcleo do cockpit. O carro agora transporta apenas dois pneus sobressalentes em vez dos três que estavam em uso no passado, devido a uma mudança nos regulamentos para a categoria T1+.

Duplas mantêm-se

As quatro equipas são as mesmas para o Dakar 2022. Todos eles vão correr com o novo GR DKR T1+ da Hilux, com Nasser Al-Attiyah e o seu navegador habitual, Mathieu Baumel a liderar o ataque da Toyota Gazoo Racing. Os vencedores do Dakar de 2019 terão novamente Giniel de Villiers (vencedor do Dakar de 2009) como companheiro de equipa, e o sul-africano terá a seu lado, Dennis Murphy.

Os sul-africanos Henk Lategan e Brett Cummings irão regressar ao Dakar, com o objectivo de mostrar o seu ritmo ao longo de toda a distância da corrida após o abandono durante a etapa 5 da edição de 2021. O último carro será conduzido por Shameer Variawa e Danie Stassen, ambos da África do Sul.

A equipa realizará um teste final na África do Sul antes de preparar os carros para serem enviados para a Arábia Saudita no início de dezembro. O percurso final do Dakar 2022 ainda não foi anunciado, mas espera-se que o terreno seja semelhante ao encontrado em 2020 e 2021.

Para Glyn Hall, Chefe de Equipa: “O nosso novíssimo Toyota GR DKR Hilux progrediu extremamente bem ao longo dos últimos meses de desenvolvimento, e estamos confiantes de que está agora pronto para enfrentar o Rally Dakar. Como tal, retirámo-lo oficialmente do programa do protótipo, e continuaremos agora a aperfeiçoar o carro a tempo para a corrida de janeiro. O novo motor do Land Cruiser provou ser fiável desde o início, e temos conseguido extrair dele o máximo desempenho”.

Nasser Al-Attiyah: “Estou muito contente com o novo carro, e estou particularmente impressionado com o terreno duro que podemos enfrentar com os novos pneus, maiores. O motor proporciona excelente potência e binário, e estamos ansiosos por testar o carro em condições de corrida, já no próximo fim-de-semana”.

Giniel de Villiers: “Fizemos um trabalho significativo no novo carro durante os últimos meses, e acredito que estamos muito perto de uma configuração ideal. Com a corrida deste fim-de-semana, esperamos validar alguns dos aperfeiçoamentos finais que fizemos ao carro. Globalmente, o motor do Land Cruiser é o ponto alto para mim, pois é muito potente e parece fiável nos nossos testes até à data”.

Henk Lategan: “Estou ansioso por correr o novo T1+ no Dakar 2022. Fiz uma boa quantidade de testes, e os novos pneus e suspensão são verdadeiramente espectaculares”.

Shameer Variawa: “O novo motor V6 tem sido altamente impressionante desde o início. Tenho feito a campanha na versão V8 do carro no SACCS, mas mal posso esperar para finalmente chegar ao volante do novo carro. Só nos resta uma ronda no campeonato local, após a qual todos os olhos se virarão para Dakar”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado