Dakar: a polémica da etapa 6 encurtada

Por a 13 Janeiro 2024 14:55

A ASO decidiu alterar à última da hora a quilometragem da primeira parte do percurso da especial da etapa 6, inicialmente previsto para uma distância total de 570 km para os carros e camiões, com um ponto de reabastecimento após 420 km de corrida, correspondendo ao consumo de combustível observado no ano passado e em 2022 no Empty Quarter, teve de ser ajustado.

Todas as equipas de automóveis assinalaram um consumo de combustível excecionalmente elevado devido à areia muito solta, o que levou os organizadores a reduzir a distância para 547 quilómetros e a impor uma secção de velocidade limitada entre os pontos de 54 km e 90 km, de modo a precaver dificuldades da caravana com o consumo dos seus carros.

A Prodrive e David Richards não gostaram.

A decisão foi comunicada apenas às 23h00 de quarta-feira, isto depois de David Castera ter explicado várias horas antes que estava a ponderar o assunto pois havia muita gente a dizer que tendo em conta o tipo de etapa o combustível poderia não chegar e ficar parado no “meio do nada” era demasiado perigoso.

A BRX Prodrive, equipa de Sébastien Loeb e Nasser Al Attiyah alegava que pelos seus cálculos não havia problemas mas David Castera preferiu não arriscar e apesar de comunicar tarde e a más horas, preferiu jogar pelo seguro. A BRX alegava que a ASO já tinha os dados há vários meses e não fazia sentido alterar a poucas horas da prova mas Castera foi pela decisão mais segura, preferindo levar com as críticas. E fez bem, dizemos nós. Se há dúvidas de alguma coisa e a palavra segurança entra na equação, não há outra solução possível…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado