Dakar 2017: Meteorologia derrota Dakar…

Por a 11 Janeiro 2017 13:37

Em 2008, quando foi conhecida a anulação do Lisboa-Dakar, o AutoSport titulou: “Medo venceu o Dakar”. Desta feita é mais…”Meteorologia derrota Dakar…”

De início a promessa passava pelo Dakar mais exigente de sempre, mas a mãe natureza não quis que assim fosse. Foi, ou está a ser, sim, exigente, mas para a ASO, cujos responsáveis têm para resolver problemas atrás de problemas. Para piorar as coisas, os percursos de ligação alterados não deixaram nada contentes com as diversas ‘províncias’ a reclamar que a caravana do Dakar lá passe de acordo com o plano original. O balanço, até agora é de uma etapa suspensa e três reduzidas, das oito planeadas. Ontem, um aluimento de terras entre as povoações de Volcán e Tumbaya, tornou impossível fazer a ligação por ali. Por perto, cheias com 1,2 metros de altura e pelo menos duas vítimas mortais. Mais de 1000 habitantes de Tumbaya tiveram que ser evacuados, e a Proteção Civil local avisou que precisaria pelo menos de 36 horas para restabelecer a normalidade e dar condições à caravana para passar. A partir daí teve que haver alternativas e logo surgiram pressões políticas para que os planos originais se mantivessem. O show estava todo preparado e “ir à volta” não era opção, para os políticos e depressa deixou também do ser para a ASO, que manteve as escalas originais de Salta e Chilecito.

No plano desportivo, Sam Sunderland estendeu a vantagem nas motos, Sebástien Loeb venceu a especial dos carros e passou Stepháne Peterhansel na geral, nos camiões, o russo Dmitry Sotnikov continua na frente. Nos quads, o líder é o russo Sergey Karyakin. Resumidamente, aquela que prometia ser a mais dura de sempre, vai ser o mais ‘remendado’ de sempre…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Cunha
Paulo Cunha
7 anos atrás

O mais remendado e com menos luta pela vitória provavelmente…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Cagões! Ainda chamam os organizadores do Africa Race de malucos. Eu acho é que têm as bolas no sitio!
Se a cada ameaça terrorista se parasse tudo, então as pessoas nem sequer saiam de casa.
Voltem a Africa que lá não há chuva.

Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

Mas está a chover no sahara ou no Senegal?

vitor-m-luz
vitor-m-luz
7 anos atrás

Penso que o titulo não deveria ser “Meteorologia derrota o Dakar” mas sim “Dakar uma manta de retalhos”. É inconcebível como uma organização que deveria ser extremamente profissional não ter um plano alternativo sabendo que nesta época do ano, as condições atmosféricas adversas, são habituais acontecerem.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado