A Baja Portalegre 500 pode decidir o título do CPTT AM48. Gonçalo Guerreiro e João Ferreira chegam separados por pontos mínimos para um duelo no coração do Alentejo.

A Baja Portalegre 500, que se disputa entre 23 e 25 de outubro, promete ser o ponto alto da temporada do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM48, ao reunir no Alto Alentejo os grandes protagonistas do ano.
A penúltima jornada poderá mesmo definir o futuro do título nacional, num confronto direto entre Gonçalo Guerreiro e João Ferreira, separados por uma curta diferença pontual.
Com três vitórias em cinco provas, Gonçalo Guerreiro chega a Portalegre como líder da classificação geral, apoiado numa época de grande regularidade e num desempenho exemplar com o Polaris RZR Pro R.
O jovem piloto da nova geração do TT português está à beira da consagração, podendo garantir já o título se mantiver a vantagem sobre o atual campeão.
João Ferreira promete luta até à última curva
Do outro lado está João Ferreira, determinado em não abdicar do troféu. O piloto de Leiria, que já venceu nesta prova, chega motivado por um fim de temporada em crescimento e pela oportunidade de adiar a festa de Guerreiro. “Portalegre é uma corrida que todos querem ganhar. Vamos dar tudo para discutir a vitória e manter a luta até ao fim”, sublinhou o piloto antes da partida.
As contas do campeonato podem, no entanto, tornar a decisão mais complexa: Ferreira não participou no Raid Ferraria, perdeu essa participação, enquanto Guerreiro elimina a pior pontuação do ano, o que lhe dá uma vantagem de uma prova ‘à borla’, mas regras são regras e uma não participação já não conta para a eliminação de resultados como sucedeu no passado. Portanto, a matemática abre margem para surpresas, tornando Portalegre ainda mais imprevisível.
Tiago Reis e João Ramos na luta pelos lugares da frente
Apesar da disputa central pelo título, há mais nomes a seguir com atenção. Tiago Reis mantém hipóteses teóricas de chegar ao topo, enquanto o regressado João Ramos — recuperado de lesão — poderá intrometer-se na luta pelas vitórias e alterar o equilíbrio de forças.
Nas restantes categorias, a regularidade também dita o rumo dos títulos:
César Sequeira lidera firmemente os T1 com 101 pontos;
Eduardo Rodrigues destaca-se nos T2, depois de vencer três provas;
Nos T3/Challenger, Tiago Reis é o favorito, com 110 pontos;
Tiago Guerreiro soma vitórias consecutivas nos T4, liderando com 137 pontos;
Nos T8, Johannes Senders é o primeiro com 105 pontos;
Já nos T9, Sérgio Mourato domina com 50 pontos.

A mítica Portalegre, onde tradição e dureza se cruzam
Mais do que uma corrida, a Baja Portalegre 500 é um ícone do desporto motorizado português. Desde 1987 que os trilhos do Alto Alentejo acolhem pilotos de todo o mundo num cenário onde se fundem velocidade, resistência e emoção.
Com setores seletivos longos, zonas rápidas, passagens de rio e piso irregular, o traçado é reconhecido como um dos mais exigentes da Europa. As condições climatéricas outonais, por norma instáveis, acrescentam mais um fator de incerteza que pode baralhar a estratégia das equipas.
Um fim de semana de festa e decisão
Organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) e sob a égide da FPAK, a Baja Portalegre 500 arranca na quinta-feira à noite com a cerimónia de partida, seguindo-se na sexta-feira o Prólogo e um primeiro setor seletivo. A decisão chegará no sábado, com um troço longo e exigente que poderá coroar o novo campeão nacional.











