CNRR/Baja TT ACP: João Monteiro e David Megre vencem prova de Rally Raid

Por a 21 Março 2022 07:44

David Megre em KTM e a dupla João Monteiro/Nuno Morais em Can Am foram os vencedores da Baja TT ACP, a etapa inaugural do Campeonato Nacional de Rally Raid.

Mário Patrão e Pedro Bianchi Prata nas motos e Pedro Ferreira e Ricardo Sousa nos SSV completaram os lugares de pódio da prova alentejana organizada pelo ACP.

FOTOS ACP/Paulo Maria/João da Franca

A BP Ultimate Baja TT ACP teve para além da prova do CPTT, também o primeiro evento do calendário do Campeonato Nacional Rally Raid, promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

Com um conjunto de características inéditas a Baja TT ACP disputadas em pistas de Grândola, Santiago do Cacém e Sines foi o palco escolhido este ano para o arranque do Campeonato Nacional de Rally Raid. Um prólogo com cerca de 6 km e um setor seletivo totalizando mais de uma centena de quilómetros cronometrados foi o desafio proposto pelo ACP para pilotos, máquinas e equipas no primeiro dia de prova.

Entre os SSV, a dupla João Monteiro/Nuno Morais confirmou, na segunda etapa, a supremacia revelada no primeiro dia, sendo que a hierarquia entre os três primeiros não sofreu qualquer alteração, com Pedro Ferreira/Carlos Mendes e Ricardo Sousa/Jorge Brandão a terminarem nos restantes lugares do pódio: “Foi uma boa vitória. Sábado, gerimos a corrida, tendo terminado o dia com alguma vantagem. Domingo, ao quilómetro 15, o pedal de travão saltou e ficamos apenas com o ‘ferrozinho’ para travar e tivemos que gerir a ‘coisa’. Nesta prova, o navegador fez uma grande diferença e facilitou a vitória, o que não nos obrigou a imprimir um ritmo ‘louco’, até porque voltamos a ter corrida para a semana e tínhamos que poupar o carro. O objetivo é agora gerir o calendário nesta categoria e tentar ser campeão no final do ano”, admitiu João Monteiro.

Nas Motos, depois do domínio que evidenciou no dia inaugural, David Megre geriu a vantagem durante a segunda etapa, com o piloto da KTM a terminar a BP Ultimate Baja TT ACP com 5m32,9s de vantagem para Mário Patrão (KTM), o segundo classificado.

“Foi muito giro. No primeiro dia, ganhei o prólogo e o setor seletivo, pelo que acumulei uma boa vantagem. Domingo, a abrir a pista, foi um pouco gerir a corrida, numa estratégia que correu bem e numa prova com um formato diferente. Pessoalmente, para mim, a areia não foi novidade, mas acho ótimo que as provas possam ter diferentes tipos de piso. Aliás, hoje, começámos na Serra de Grândola, depois passámos por estradões rápidos e acabámos no pinhal de Grândola, cheio de areia. Ou seja, um percurso misto, giro para os pilotos, mas que exige constante adaptação às mudanças de terreno. Agora, vamos tentar fazer o melhor possível corrida a corrida, para terminar a época com o melhor resultado”, sublinhou David Megre. O derradeiro lugar do pódio foi ocupado por Pedro Bianchi (Honda).

Filme da prova

David Megre em KTM vencedor da prova das motos em 2020 foi o mais rápido no prólogo onde gastou menos 14s que Daniel Jordão em Husqvarna.3º melhor tempo para o campeão nacional Mário Patrão em KTM.As posições seguintes foram ocupadas por Fábio Belo em Kawasaki e Pedro Bianchi Prata em Honda separados por 1,4s.

Entre os SSV foi a dupla Arnaldo Monteiro/Gonçalo Reis quem averbou o melhor tempo no prólogo.Um prólogo que começou de forma azarada para Rui Farinha que tinha sido o 2º piloto a arrancar e que capotou no km inicial depois de ter arrancado uma roda. A dupla João Monteiro/Nuno Morais que foram os primeiros a passar pelo Can-Am acidentado de Rui Farinha averbaram a 2ª melhor marca no prólogo. Terceiro tempo para Pedro Ferreira navegado por Carlos Mendes a estrear-se em provas de navegação.

Completado o prólogo os concorrentes tiveram pela frente um setor seletivo totalizando mais de uma centena de quilómetros cronometrados uma boa parte dos quais em pistas arenosas.David Megre foi de novo o mais rápido agora diante de Mário Patrão ambos em KTM, tendo terminado o dia na liderança da prova.A menos de um minuto de Mário Patrão ficou Fábio Belo em Kawasaki. Duelo animado entre o primeiro dos veteranos e o líder da promoção.Posições seguintes para Pedro Bianchi Prata e Henrique Grácio.

Nos SSV a dupla João Monteiro/Nuno Morais foi a mais rápida tendo terminado o dia na liderança da prova.A 2ª posição seria ocupada por Pedro Ferreira a estrear-se de forma muito positiva numa corrida de navegação.Terceira posição para a dupla Ricardo Sousa/Jorge Brandão tal como os dois primeiros classificados também em Can-Am e a terminar o dia a escassos 1,5s do 2º lugar. Posições seguintes para Nélson Beiró em Can-Am, navegado por Manuel Porém, 2º dos veteranos atrás de Ricardo Sousa com a 5ª posição a pertencer à dupla Nelson Saramago/José Moleiro e Polaris.

Depois de uma etapa inaugural com prólogo e um setor seletivo totalizando mais de uma centena de quilómetros cronometrados a Baja TT ACP conclui-se com a disputa de um segundo e derradeiro Setor Seletivo de 170 km cronometrados. Nas motos David Megre repetiu o triunfo que tinha alcançado em 2020 depois de animado duelo nesta derradeira jornada com o campeão nacional Mário Patrão que terminou a prova com um 2º lugar.3º posição para o consagrado Pedro Bianchi Prata em Honda depois de uma penalização ter relegado Fábio Belo em Kawasaki para o 4º lugar.Posições seguintes para Christophe Lajouine em Honda e Henrique Grácio em KTM.

Entre os SSV a dupla João Monteiro/Nuno Morais defendeu bem a liderança e conquistou uma sólida vitória.Pedro Ferreira navegado por Carlos Mendes estrearam-se em provas de navegação com um excelente 2º lugar numa corrida marcada na ponta final pela ajuda a um concorrente das duas rodas em dificuldades.Pódio na sua segunda corrida para Ricardo Sousa navegado por Jorge Brandão e tal como os dois primeiros classificados pilotando um Can-Am. Fizeram rigorosamente o mesmo tempo que o SSV que os precedeu pelo que a diferença final entre ambos doi de 1,5s.Arnaldo Monteiro primeiro líder da prova terminou esta derradeira etapa em 4º lugar depois de um início em que passou pela liderança do setor seletivo.Seria, todavia, Paulo Rodrigues a terminar no 4º lugar final à frente Nelson Saramago. Nuno Pereira com o 5º tempo em SS2 terminou a corrida em 6º lugar. Não tendo terminado o primeiro dia de prova devido ao acidente no prólogo a dupla Rui Farinha/Rui Pita averbou o 6º tempo em SS2.

Classificação

Pos. Nº Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.

1 804 João Monteiro/Nuno Morais CAN AM X3 4:49:54.1

2 805 Pedro Ferreira/Carlos Mendes CAN AM X3 +2:32.0

3 807 Ricardo Sousa/Jorge Brandão CAN AM X3 +2:33.5

4 812 Paulo Rodrigues/Miguel António CAN AM MAVERICK X3 +11:27.5

5 809 Nelson Saramago/José Moleiro POLARIS RZR PRO XP +12:54.6

6 817 Nuno Pereira/Pedro Borges CAN AM X3 +16:44.4

7 815 Nelson Beiró/Manuel Porém CAN AM X3 +17:15.3

8 816 Pedro Braga/Arnaldo Coutinho CAN AM X3 +23:21.3

9 808 António Arez/Jorge Rainha CAN AM X3 XRS +25:10.4

10 813 Nuno Rogério/Hugo Silva CAN AM CAN-AM MAVERICK +25:36.3

11 811 José Morgado/Ruben Delgado CAN AM CAN-AM MAVERICK +25:57.0

12 802 Arnaldo Monteiro/Gonçalo Reis CAN AM MAVERICK +27:00.2

13 810 Carlos Alves/Flávio Zacarias CAN AM CAN-AM MAVERICK +53:57.0

14 818 Fernando Diaz/Jorge Sotelo CAN AM MAVERICK X3 +3:35:17.8

15 803 Rui Farinha/Rui Pita CAN AM X RS +3:54:11.2

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CNTT SSV
últimas Autosport
cntt-ssv
últimas Automais
cntt-ssv
Ativar notificações? Sim Não, obrigado