Carlos Sousa: “Vamos ter uma especial em areia e por isso partir desta posição até não é mau…”

Por a 5 Janeiro 2013 21:39

Acusando a paragem de um ano e confessando algum nervosismo à partida, Carlos Sousa concluiu a primeira especial do Dakar 2013 num pouco habitual 19º lugar da classificação geral. Num percurso bastante rápido e que acabou por favorecer a maior potência dos buggys de apenas duas rodas motrizes, o piloto português do Team Great Wall Motors admitiu que foi “talvez demasiado prudente”, acabando por ceder 59 segundos para o mais rápido a cumprir os primeiros 13 km cronometrados desta edição…

Após três dias de verificações técnicas e administrativas em Lima, as 449 equipas admitidas à partida (183 motos, 38 quads, 153 autos e 75 camiões) lançaram-se este sábado, às 7h50 locais (menos 5 horas que em Portugal Continental), a caminho da primeira etapa do Dakar 2013, atacando os primeiros 263 km dos mais de 8.500 que separam os concorrentes da chegada a Santiago do Chile, a 20 de janeiro próximo. Numa jornada que a própria Organização apelidou de “ligeira”, foi já perto da chegada a Pisco que os concorrentes abriram oficialmente as hostilidades deste Dakar, numa mini-especial de 13 km, com partida e chegada praticamente no mesmo local.

Juntos pela primeira vez num Dakar, Carlos Sousa e Miguel Ramalho protagonizaram uma entrada “talvez demasiado cautelosa”, garantindo apenas o 19º tempo da classificação geral, a 59 segundos da melhor marca estabelecida pelo Buggy de Carlos Sainz, o primeiro líder deste rali: “Entrei muito nervoso e custou-me a entrar no ritmo. Era uma especial bastante rápida e muito talhada para os buggies. Ainda assim, confesso que estaria talvez à espera de uma classificação mais próxima do top-10”, admite o piloto português do Team Great Wall Motors, que viu o seu colega de equipa, o chinês Zhou Yong, terminar em 28º, a 1m15s do mais rápido. “Como vamos agora ter uma etapa totalmente disputada em areia, partir desta posição até que não é muito mau, porque adivinho que vai haver muita confusão à frente. O carro está impecável, pelo que o importante agora é conseguir descomprimir e começar a recuperar lugares já a partir de amanhã”, promete Carlos Sousa.

Com início e final em Pisco, a segunda etapa deste Dakar será disputada ao longo de 327 km, dos quais 242 correspondem ao percurso cronometrado, num troço 100 por cento em areia e que servirá para os concorrentes apurarem a sua técnica para as temíveis dunas peruanas que se seguem no programa, especialmente à chegada a Arequipa, já na próxima quarta-feira.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado