Carlos Sousa: “Estamos a andar no limite do potencial do Great Wall”

Por a 11 Janeiro 2013 22:39

Num dia literalmente passado nas nuvens, a madrugadora subida aos Andes e ao ponto mais alto de toda a Argentina constituiu o aperitivo para uma rápida e desgastante especial disputada a mais de 3.400 metros de altitude. Quebrando a trajetória ascendente dos últimos dias, Carlos Sousa e Miguel Ramalho baixaram hoje um posto à geral, cedendo o 9º lugar ao argentino Orlando Terranova, mas em compensação voltaram a ganhar tempo a Ronan Chabot (6º), Joan Roma (7º) e,sobretudo, a Bernard Errandonea (8º), que está já a menos de 5m da dupla portuguesa na classificação. Tudo isto numa especial onde foram algo penalizados pela falta de potência do motor turbo diesel em altitude e pela menor velocidade de ponta do SUV Haval face aos buggys de duas rodas motrizes. Com apenas mais uma etapa pela frente até à jornada de descanso, o objetivo do top-10 mantém-se intacto…

Depois de uma primeira e breve incursão por terras chilenas, o Dakar atravessou hoje a Cordilheira dos Andes para disputar a primeira de cinco especiais na Argentina, num dia verdadeiramente desgastante para a caravana do rali, que logo às primeiras horas da madrugada iniciou uma ligação de 417 km que levou os concorrentes a uma altitude recorde de 4.975 metros. Numa etapa inédita no atual figurino sul-americano, a altitude foi uma constante no longo caminho até ao bivouac de Salta, turística cidade no noroeste argentino, de tal forma que mesmo os 218 km do rápido setor cronometrado foram cumpridos entre os 3.400 e os 4.462metros, num verdadeiro teste de resistência a pilotos e máquinas. Prejudicados pela falta de potência no motor turbo diesel em altitude e pela menor velocidade de ponta do SUV Haval na parte mais rápida do percurso dominada pelos buggys até cerca do km 142, Carlos Sousa e Miguel Ramalho conseguiram, ainda assim,realizar pela segunda vez nesta edição o 9º melhor tempo da especial, a apenas 4m34s do vencedor. 

“Foi uma especial sem grandes dificuldades: muito rápida nos primeiros dois terços do percurso e um pouco mais estreita e pedregosa na parte final. Tal como esperávamos, perdemos alguma resposta no acelerador devido à altitude e fomos um pouco penalizados pela menor velocidade de ponta do nosso carro na parte mais rápida do troço, quando apanhámos algum pó do MINI de (Boris) Garafulic. Mas quanto a isso não há nada a fazer. Estamos a andar no limite do potencial do Great Wall”, admitiu Carlos Sousa à chegada deste sétimo dia.“Continuamos a ganhar tempo a alguns buggys que estão à nossa frente na geral e recuperámos hoje mais de 7m ao Bernard Errandonea e quase três ao Ronan Chabot. Vamos tentar chegar um pouco mais longe na classificação, apostando na fiabilidade do Great Wall e na nossa regularidade. Para já, continuamos dentro do objetivo dotop-10, mas falta ainda mais de meio Dakar até ao final”, recordou o piloto português,10º da geral, agora a pouco mais de meia hora do 6º lugar ocupado pelo SMG de Chabot. 

ETAPA 7: 1º Peterhansel/Cottret MINI 1h42m27s2º Chichérit/Garcin SMG a 39s3º Gordon/Walch Hummer a 1m08s4º Terranova/Fiuza BMW a 1m11s5º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 1m32s (…) 9º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 4m34s

GERAL APÓS ETAPA 7: 1º Peterhansel/Cottret MINI 16h23m43s, 2º Al-Attiyah/Cruz Buggy a 3m14s3º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota a 44m03s4º Novitsiy/Zhiltsov MINI a 48m54s5º Chichérit/Garcin SMG a 1h17m05s (…) 10º SOUSA/RAMALHO GREAT WALL a 2h02m55

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado