Baja TT Montes Alentejanos ESC Online: Triunfo de João Monteiro

Por a 27 Fevereiro 2023 12:19

Gonçalo Guerreiro inscrito pela JB Racing – Polaris Iberia e navegado por José Sá Pires foi o mais rápido no prólogo na estreia aos comandos do Polaris Pro R. Segunda posição a dupla do Can-Am Off Road Portugal, Luís Cidade/Pedro Mendonça que gastou apenas mais 1,2 segundos que o vencedor. Terceiro lugar para o seu companheiro de equipa Herlander Araújo navegado por Manuel Xavier. As duplas João Monteiro/Nuno Morais do Sharish Gin / South Racing e Helder Rodrigues/Gonçalo Reis averbaram o mesmo tempo ocupando o quarto e quinto posto da tabela classificativa. Com exceção do vencedor todas as restantes máquinas do Top 10 eram Can-Am.

No dia seguinte João Monteiro foi o mais rápido no SS1 e assumiu a liderança com uma vantagem 47,7 segundos para Luís Cidade. Helder Rodrigues foi o 2º mais rápido em SS1, mas na geral ocupava o 3º lugar a 1,1s de Luís Cidade. Quarta posição para Herlander Araújo que averbara um tempo que lhe permitia ocupar a 4ª posição era, entretanto, penalizado com 18’ por ter ultrapassado os limites de velocidade e caia para o 36º lugar optando por abandonar. O campeão nacional Gonçalo Guerreiro que aos comandos de um Polaris tinha sido o primeiro a arrancar para a pista termina o dia em 4º lugar, mas é forçado a abandonar devido a um problema técnico. Com estas baixas a dupla Marco Pereira/Eurico Adão do Bem Racing Team ascende ao 4º lugar a 2m20s do líder. Apenas 7s atrás está a dupla Nelson Caxias/João Rodrigues do SGS Car Racing. Posições seguintes para Pedro Ferreira/Carlos Mendes da equipa Speedfreak/Gin Pablo/Gallo’s Group, Avelino Luís da Benimoto Racing, Tiago Guerreiro/Daniel Silva da JB Racing em Polaris e Roberto Borrego da SGS Car Racing os quatro separados por menos de 40s.

No derradeiro setor seletivo o ex-campeão nacional João Monteiro em Can-Am voltou a ser o mais rápido e garantiu a vitória nesta prova de abertura do Campeonato e a liderança do campeonato. Segunda posição para Luís Cidade que, igualmente em Can-Am, gastou mais 6s em SS2 e terminou a prova com uma desvantagem de 53s para o 1º classificado. Roberto Borrego averbou o 4º tempo em SS2 o que lhe permitiu ascender ao 3º lugar final 17,6s à frente do seu companheiro de equipa Nelson Caxias que triunfou entre os veteranos. Posições seguintes para outros dois pilotos veteranos que terminaram separados pela ínfima diferença de 0,7s. A dupla Ricardo Sousa/Jorge Brandão terminou à frente de Avelino Luís. Pedro Ferreira e Jorge Passanha terminaram separados por 41s. O piloto do Can-Am Off Road Portugal tinha sido penalizado em SS1 devido a um incumprimento de percurso sem o qual poderia ter terminado em 4º lugar. O Top 10 dos SSV completa-se com duas equipas inscritas pela Mocho Racing. Pedro e João Pinha terminaram 2,8s à frente da dupla Rui Serpa/Nuno Matias Guilherme que triunfaram na Classe Stock. De referir que Pedro Santinho Mendes do Brm Racing Team que não conseguiu completar SS1 e que por isso arrancou para SS2 das ultimas posições averbou um notável 3º tempo em SS2. Paulo Fernandes, em Yamaha, venceu entre os TT2. A dupla Dorothee Ferreira/Noemie de Sousa conquistou a Taça das Senhoras numa competição que registou ainda a participação feminina da estreante Beatriz Garcia ao lado do seu pai.

Para o vencedor, João Monteiro: “Começámos com o pé direito. Trabalhámos para isso e a equipa e o carro estiveram à altura. Hoje gerimos bem a corrida, tínhamos uma vantagem de 40 e poucos segundos o que não é muito neste campeonato tão competitivo. Mas, conseguimos vencer os dois setores seletivos da corrida e estamos contentes com esta vitória”.

O campeonato regressa nos próximos dias 17 e 18 de Março quando se realiza o Raid TT a Góis.

MOTOS: Martim Ventura vence diante de António Maio

O campeão nacional António Maio iniciou a defesa do título impondo-se com cinco segundos de vantagem ao jovem Martim Ventura ambos em Yamaha. Terceira posição para Miguel Castro seguido de Micael Simão ambos em Husqvarna com o piloto inscrito pela Alentejo Offroad School/Campicarne a ser o mais rápido da Classe TT3. Imediatamente atrás dos seus agora colegas de equipa do Team Bianchi Prata Honda, Gustavo Gaudêncio e Fábio Magalhaes o jovem piloto João Duarte foi o mais rápido da Classe TT1. Tomás Dias da equipa Sharish Gin/South Racing em Fantic 450 TT2, Bernardo Megre em KTM EXC-F 250 TT1 e Gonçalo Amaral em Honda CRF 450 TT2 completaram o Top 10. Na estreia da novíssima Classe Trail Bruno Borrego aos comandos KTM 950 Adventure foi o mais rápido no prólogo.

No dia seguinte os concorrentes tinham pela frente um setor com 145,5 km cronometrados. O jovem Martim Ventura conseguiu impor um andamento de tal forma rápido que lhe permitiu terminar o dia na 1ª posição absoluta e assumir a liderança da prova. António Maio terminou em segundo lugar com uma desvantagem de 50 segundos. Gustavo Gaudêncio encerrava o pódio do setor seletivo, mas era Miguel Castro quem ocupava a 3ª posição da classificação geral com Daniel Jordão no 5º lugar, piloto que no prólogo sofrera uma violenta queda. Uma penalização de 2m30s atribuída a Miguel Castro colocava-o, todavia em 5º lugar. Posições seguintes para Micael Simão e João Duarte a liderarem respetivamente as Classe TT3 e TT1. Tomás Dias, Fernando Ferreira em Fantic e Bernando Megre encerravam o Top 10. Fábio Magalhães com penalização idêntica à de Miguel Castro perdia a liderança da Classe TT3 e caia de 6º para o 11º lugar. Bruno Borrego em 24º lugar da geral continua a liderar a novíssima Classe Trail.

No derradeiro setor seletivo igual ao do dia anterior, Martim Ventura voltou a ser o mais rápido retirando quase cinco minutos ao tempo registado na véspera apesar do percurso se apresentar bastante mais degradado. O jovem piloto da Yamaha garantiu assim a vitória e a liderança do campeonato, a que juntou a vitória na Classe TT2 e no Troféu Júnior. António Maio que liderou boa parte do setor chegando a recuperar quase 30s terminou SS2 a 3s de Martim ventura e completou a corrida com uma desvantagem de 49,2s. Gustavo Gaudêncio, em Honda, encerrou o pódio, tanto absoluto como da Classe TT2. Registando o 3º tempo em SS2 Miguel Castro conseguiu ascender ao 4º lugar absoluto. Com evidentes dificuldades físicas derivadas do acidente no prólogo Daniel Jordão foi apenas 7º em SS2 mas terminou a corrida no 5º lugar. Ainda a recuperar do violento acidente sofrido na Baja Portalegre em Outubro do ano passado o campeão TT3 Micael Simão foi 6º da geral e venceu a classe. Campeão TT1 a competir este ano com uma moto TT3 Fábio Magalhães foi o mais rápido da Classe, mas a penalização sofrida em SS1 retirou-lhe a vitória. Foi 7º da geral. 8º lugar para João Duarte que venceu na classe TT1 na sua estreia aos comandos de uma Honda no CNTT, sendo ainda 2º Junior. Tomás Dias na estreia de Fantic, 3º Junior e Bernardo Megre de regresso ao CNTT com um 2º lugar na Classe TT1 completaram o Top 10. Fernando Ferreira e Arcélio Couto em Honda completaram o pódio respetivamente da Classe TT1 e TT3. De referir ainda a estreia do ex-campeão David Megre aos comandos de uma Kawasaki depois de uma carreira de 20 Anos em KTM. Christophe Lajouanie, Luís Aguiar e João Miranda todos do Team Bianchi Prata Honda preencheram os lugares de pódio da Classe Promoção. Celso Colaço em Husqvarna, Cristiano Mira em KTM e David Tojo em Kawasaki preencheram os lugares de pódio da Classe Promoção destinada aos pilotos estreantes.

Martim Ventura: “foi uma prova gira com pisos muito variados. Em percursos técnicos tive algumas dificuldades, mas penso que consegui ultrapassar bem todos os contratempos. Foi uma boa disputa e seguimos com um bom ritmo para a próxima prova do Campeonato”.

QUAD: Júnior Rafael Carvalho repete triunfo

A competição Quad começou marcada pelo acidente na derradeira curva do prólogo do campeão João Vale do Can-Am Off Road Portugal na estreia aos comandos de um Can-Am Renegade XXC. Luís Fernandes do BITRACING que foi o mais rápido seguido de Rafael Carvalho do TSMotoracing/Racestars Racing e deFernando Cardoso, todos em Yamaha.

No dia seguinte Luís Fernandes, vencedor prólogo, liderou durante uma parte do setor, mas teve uma avaria que o obrigou a parar. Fernando Cardoso impôs-se em SS1 e passou a ser o novo líder da prova com uma vantagem de 51s para Rafael Carvalho. Terceiro lugar para o jovem estreante Rodrigo Alves com o também jovem Tiago Ferreira, ambos em Yamaha na posição seguinte. Ambos seriam, todavia, penalizados, mas se Rodrigo não perdeu o seu 3º lugar Tiago desceu para a penúltima posição. As restantes posições do Top 5 eram ocupadas após SS1 por Tiago Teixeira e Daniel Santos todos em Yamaha.

Disputado o derradeiro setor seletivo o jovem Rafael Carvalho, em Yamaha, conseguiu repetir o triunfo alcançado nesta prova em 2022. Rafael Carvalho triunfou também na Classe Júnior e terminou a corrida com uma vantagem de 45s para Fernando Cardoso em moto idêntica a quem um furo terá retirado a vitória. O derradeiro setor seletivo de 145,50 km foi ganho por Luís Fernandes, enquanto na classificação geral Tiago Teixeira foi terceiro e Daniel Silva em quarto. Todos estes pilotos aos comandos de Quad Yamaha. Mikael Horta em 5º lugar antecedeu na classificação Rodrigo Alves , 2º entre os Juniores para quem o SS2 foi uma verdadeira epopeia. Posições seguintes para os três pilotos inscritos pelo Team Adega Camponesa/ATV Racing/Emoove com Marco Pedroso em Yamaha na 7ª posição a vencer entre os veteranos e Carlos Ribeiro em Honda e Fábio Ferreira em Atv Racing no 9º lugar. Tiago Ferreira inscrito pela JB Racing fechou o Top 10 e o pódio Júnior

Rafael Carvalho: “gosto muito desta prova, é muito divertida. Andámos bem desde o início e fizemos tudo certinho. Ontem tive uma pequena saída de pista, no entanto, não foi nada de complicado são coisas do todo-o-terreno. Este ano venho lutar pelo título, mas vamos ver como corre. Aproveito para deixar as rápidas melhoras ao meu amigo João Vale”.

Curiosidades da Baja TT Montes Alentejanos

Estreia com indicadores positivos do Polaris Pro R com Gonçalo Guerreiro a vencer o prólogo.

Estreia infeliz de João Vale aos comandos de um Can-Am Renegade XXC com um acidente na última curva do prologo quando registava o segundo melhor tempo.

Dos três vencedores absolutos da prova dois – Martim Ventura e Rafael Carvalho – são juniores.

Nos SSV quase metade dos pilotos são veteranos: 27 em 59. Nas motos eram 11 em 54 e nos Quad apenas um

Em todas as disciplinas – Moto, Quad e SSV – a diferença entre os dois primeiros foi sempre inferior e um minuto. 49,2 nas Motos, 45s nos Quad e 53,5 nos SSV.

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