A evolução dos Buggies e UTV

Por a 20 Abril 2013 10:16

Lançada há apenas três anos, a disciplina de Buggy/UTV tem crescido em número e principalmente em qualidade nos campeonatos de todo-o-terreno. No panorama internacional as marcas estão claramente a apostar nos UTV em detrimento dos Quad e sua presença na competição é cada vez mais frequente, até mesmo nos grandes Rali-Raides.

Na edição deste ano do Dakar compareceram quase uma dezena de equipas, e mais recentemente no Abu Dhabi Desert Challenge um Polaris ficou em 10º lugar da classificação geral absoluta, a escassa distância de um dos MINI da X-Raid.

Em Portugal, embora os Buggy/UTV não compitam diretamente com os 4×4, até porque estão integrados em diferentes federações, é fácil fazerem-se comparações porque os prólogos e os sectores selectivos são os mesmos. Em 2012, o Top 10 dos Buggy/UTV já apresentava um nível superior ao Top 10 dos automóveis e a tendência é claramente para uma evolução dos melhores Buggy/UTV. De 2011 para 2012 os Polaris 800 que disputavam as vitórias com os Rage praticamente desapareceram, sendo substituídos pelos bem mais competitivos 900 que venceram todas as corridas da última temporada, com excepção da Baja de Portalegre.

Para 2013 a maior novidade será apresentada exactamente pelo actual campeão nacional João Lopes, que preparou um Polaris 900 mas de chassis longo (a versão pouco comum de quatro lugares). Uma máquina que se apresenta com uma carroçaria mais fechada – um meio caminho entre um UTV e um pequeno 4×4 – ideia já anteriormente apresentada por Jorge Branco quando ‘vestiu’ o seu Polaris de Smart.

Outras novidades devem vir de marcas que pretendem concorrer com a Polaris, como a Articat e a CanAm, que surgirá com um novo modelo que promete ser extremamente competitivo. Da parte de construtores mais artesanais como a Rage, destaca-se a nova máquina que foi preparada para António Ferreira, enquanto nos modelos feitos a partir de buggies chineses a atenção está voltada para o Megakart de João Carvalho, para o Semog que teve Jorge Esperto a pilotá-lo nas 3 Horas de Fronteira e para o regresso de Pedro Mendes no Dazon JB.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado